Milica Bravacic

Exposição individual da artista croata Milica Bravacic (1958), realizada no âmbito da bolsa concedida pelo Ministério dos Negócios Estrangeiros de Portugal. Ao longo de dez meses de trabalho, a artista desenvolveu uma série de pinturas, com fortes referências à cultura portuguesa, nas quais retrata o amor, a solidão, o trabalho árduo e o ócio que encontrara em Lisboa.
Solo exhibition of works by Croatian artist Milica Bravacic (1958) produced during the artist's time as the recipient of a bursary from the Ministry of Foreign Affairs of Portugal. Bravavic created various paintings with strong references to Portuguese culture over the course of ten months, portraying her feelings of love, loneliness, labour and leisure during her stay in Lisbon.

Exposição de pintura de Milica Bravacic (1958), na qual a artista croata apresentou um conjunto de trabalhos realizados em Lisboa. A bolsa concedida pelo Ministério dos Negócios Estrangeiros de Portugal, no âmbito do intercâmbio cultural entre Portugal e a ex-Jugoslávia, permitiu a Milica Bravacic passar uma temporada de dez meses em Lisboa, estabelecendo assim um contacto próximo com a cultura portuguesa, o que veio a ter repercussões no seu trabalho, como esta exposição demonstrava.

Os azulejos portugueses vão ocupar o lugar das «peças do puzzle» que a artista usava como elemento estrutural da composição. No texto de catálogo, Irina Subotic explica: «As peças do puzzle são introduzidas no campo da tela; por um lado as formas das peças do puzzle inspiram a forma da tela inteira, mas são utilizadas como modelo de estrutura das composições; por outro lado são também frequentemente aplicadas em forma de colagem sobre a pintura, para representar a realidade pela própria realidade.» (Milica Bravacic, 1988)

Nas pinturas expostas, Milica Bravacic introduz o azulejo como elemento estrutural e unificador. Ao retratar cenas do quotidiano português, as fachadas grafitadas, as janelas escancaradas, a estatuária e os varandins entram também na composição, contribuindo para transmitir a ambiência da cidade, numa fusão do passado com o presente. Bravacic retrata o amor, a solidão, o trabalho árduo, o ócio que encontrara nessa cidade para si estrangeira. Com esta mostra, a artista croata entrava, na opinião de Irina Subotic, «num novo período criativo, ao qual é impossível negar a familiaridade com o ambiente do quotidiano português» (Ibid.).

Mariana Roquette Teixeira, 2018


Ficha Técnica


Artistas / Participantes


Publicações


Material Gráfico


Fotografias

José Sommer Ribeiro, José de Azeredo Perdigão, Milica Bravacic (da esq. para a dir.)

Periódicos


Fontes Arquivísticas

Arquivos Gulbenkian (Serviço de Exposições e Museografia), Lisboa / SEM 00385

Pasta com documentação referente à produção da exposição. Contém orçamentos para o catálogo e os convites, material para o catálogo, lista de convidados para a inauguração, convite e recortes de imprensa 1988 – 1988

Arquivos Gulbenkian (Serviço de Exposições e Museografia), Lisboa / SEM-S007-P0281-D00906

Coleção provagrafica, pb ou cor: aspetos (FCG, Lisboa) 1988

Arquivos Gulbenkian (Serviço de Exposições e Museografia), Lisboa / SEM-S007-P0281-D00907

Coleção provagrafica, cor: aspetos (FCG, Lisboa) 1988

Arquivos Gulbenkian (Serviço de Exposições e Museografia), Lisboa / SEM-S007-P0281-D00908

Coleção provagrafica, p.b.: aspetos (FCG, Lisboa) 1988

Arquivos Gulbenkian (Serviço de Exposições e Museografia), Lisboa / SEM-S007-P0281-D00909

Coleção provagrafica, cor: aspetos (FCG, Lisboa) 1988


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