Carlos Medeiros. Limites

Iniciativa ACARTE «Charcuterie Fine. François-Louis Tilly»

Exposição de fotografia de Carlos Medeiros (1945), apresentada no âmbito do espetáculo de teatro Charcuterie Fine, de François-Louis Tilly. Jean-Pierre Tailhade, responsável pela direção de atores, justifica a participação do fotógrafo nesta iniciativa com o facto de encontrar nas suas fotografias fortes paralelismos com o universo da peça que estaria em cena.
Exhibition of photography by Carlos Medeiros (1945) presented in the context of the play Charcuterie Fine. François-Louis Tilly. Director Jean-Pierre Tailhade chose to include the photographer's work due to the strong parallelisms between the works and the universe of the play.

«Limites» foi uma exposição de fotografia de Carlos Medeiros (1945) produzida pelo ACARTE e realizada no âmbito do espetáculo de teatro Charcuterie Fine, com dramaturgia de François-Louis Tilly. A mostra esteve patente no Hall do Centro de Arte Moderna entre 8 e 29 de outubro de 1987.

Jean-Pierre Tailhade, responsável pela encenação da peça Charcuterie Fine, justifica a participação do fotógrafo nesta iniciativa do seguinte modo: «Quis também, para me sentir mais forte, convidar para este projeto mais dois criadores: Carlos Medeiros e João Mário Grilo.» (Charcuterie Fine, 1987) Relativamente ao primeiro, afirma: «Pela teatralidade das suas fotografias / Pela visão desesperada de um mundo de pedras / Que sempre parece esmagar as personagens / Solitárias / Perdidas na enormidade de um cenário de Ópera» (Ibid.).

Noutro lugar, Tailhade traça um paralelismo entre as fotografias de Medeiros e a peça de teatro: «As fotografias de Carlos Medeiros são “excessivas”, parecem cenários. […] São espaços vazios que têm a ver com o silêncio de Charcuterie Fine. Há paredes, janelas que dão para paredes, labirintos. Não há saída, nunca. Como em Charcuterie Fine, as raras personagens que aparecem ficam esmagadas no meio de cenários muito altos. Como Tilly, Carlos Medeiros fica no limite do real e do fantástico.» (Ibid.)

As iniciativas paralelas a Charcuterie Fine incluíram a projeção do vídeo Bastidor, de João Mário Grilo, e as conferências «A Escrita e a Encenação nas Peças de Tilly» e «Escrever para o Teatro Hoje», por François-Louis Tilly e Jean-Pierre Tailhade.

Mariana Roquette Teixeira, 2017


Ficha Técnica


Artistas / Participantes


Eventos Paralelos

Teatro

Charcuterie Fine

28 out 1987 – 29 out 1987
Fundação Calouste Gulbenkian / Centro de Arte Moderna – Sala Polivalente
Lisboa, Portugal
Exibição audiovisual

Bastidor

7 out 1987
Fundação Calouste Gulbenkian / Centro de Arte Moderna – Hall
Lisboa, Portugal
Conferência / Palestra

Escrever para o Teatro Hoje

7 out 1987
Fundação Calouste Gulbenkian / Edifício Sede – Auditório 3
Lisboa, Portugal
Conferência / Palestra

A Escrita e a Encenação nas Peças de Tilly

2 out 1987
Fundação Calouste Gulbenkian / Centro de Arte Moderna – Sala Polivalente
Lisboa, Portugal

Publicações


Material Gráfico


Fontes Arquivísticas

Arquivos Gulbenkian (Presidência), Lisboa / PRES 440

Pasta com documentação referente à produção da exposição. Contém convite da exposição. 1986 – 1988

Arquivos Gulbenkian (ACARTE), Lisboa / ACARTE 01117

Pasta com folheto desdobrável e publicação da iniciativa «Charcuterie Fine. François-Louis Tilly». 1987 – 1987


Exposições Relacionadas

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