A Arte da Embalagem Japonesa

Exposição realizada pela Fundação Japão, em conjunto com a Fundação Calouste Gulbenkian e em colaboração com a Embaixada do Japão. Esta mostra pretendeu alertar para a extinção da prática tradicional japonesa da embalagem, reunindo um conjunto de reproduções de embalagens tradicionais japonesas com diversas funções, propondo uma reflexão política, estética, historiográfica e antropológica.
Exhibition arranged by the Japan Foundation jointly with the Calouste Gulbenkian Foundation and in collaboration with the Japanese Embassy. The show intended to raise awareness on this dying Japanese tradition, through a display featuring replicas of traditional packaging with a variety of uses, forming a political, aesthetic, historiographic

Exposição realizada pela Fundação Japão, em conjunto com a Fundação Calouste Gulbenkian e em colaboração com a Embaixada do Japão. «A Arte da Embalagem Japonesa» pretendia alertar para a extinção daquela prática tradicional no Japão, reunindo um conjunto de reproduções de embalagens com as mais variadas funções, e propondo desse modo uma reflexão política, estética, historiográfica e antropológica. A exposição inaugurou a 10 de agosto de 1987, na Galeria de Exposições Temporárias da Sede da Fundação Calouste Gulbenkian (piso 01), onde ficou patente até 6 de setembro.

As embalagens expostas na Gulbenkian pertenciam à coleção de Hideyuki Oka, um dos designers gráficos mais reconhecidos do Japão e autor do livro Como Embalar Cinco Ovos, que aborda a arte da embalagem japonesa tradicional. As fotografias da exposição são de Mário de Oliveira e Elsa Oliveira e permitem obter um vislumbre da museografia. A curadoria da exposição contemplou um ambiente com alguns espaços mais sombrios, mediante a colocação de focos de luz em locais estratégicos, para chamar a atenção para as vitrinas e plintos onde as embalagens japonesas estavam instaladas.

A mostra foi largamente divulgada pelos media nacionais. O artigo assinado por Alexandre Melo no jornal Expresso faz a ponte entre a exposição e os filmes de Ozu e refere a possibilidade de análise sociológica «reveladora de uma muito especial sensibilidade estética à relação dos objectos» (Melo, Expresso, 29 ago. 1987).

Já o artigo publicado no Diário de Notícias contém extratos de reportagens com Shoji Sato, presidente da Fundação Japão, e Hideyuki Oka, comissário da exposição, e, depois de referir a importância da arte da embalagem no Japão, conclui que «é uma exposição que vale mesmo a pena apreciar» («Embalagens artísticas tradicionais japonesas patentes», Diário de Notícias, 29 ago. 1987).

A exposição foi igualmente apresentada em Barcelona, no Museu Etnològic, respeitando um circuito de itinerância internacional.

Carolina Gouveia Matias, 2017


Ficha Técnica


Publicações


Material Gráfico


Fotografias


Documentação


Periódicos


Fontes Arquivísticas

Arquivos Gulbenkian (Serviço de Exposições e Museografia), Lisboa / SEM 00368

Pasta com documentação referente à produção da exposição. Contém convite, orçamentos, correspondência interna e externa, material para o catálogo e recortes de imprensa. 1986 – 1987

Biblioteca de Arte Gulbenkian, Lisboa / Dossiê BA/FCG

Coleção de dossiês com recortes de imprensa de eventos realizados nas décadas de 80 e 90 do século XX, organizados de forma temática e cronológica. 1984 – 1997

Arquivos Gulbenkian (Serviço de Exposições e Museografia), Lisboa / SEM-S007-P0205-D00621

Coleção fotográfica, cor: aspetos (FCG-CAM, Lisboa) 1987

Arquivos Gulbenkian (Serviço de Exposições e Museografia), Lisboa / SEM-S007-P0205-D00622

Coleção fotográfica, cor: aspetos (FCG-CAM, Lisboa) 1987

Arquivos Gulbenkian (Serviço de Exposições e Museografia), Lisboa / SEM-S007-P0205-D00623

Coleção fotográfica, p.b.: aspetos (FCG-CAM, Lisboa) 1987


Exposições Relacionadas

Definição de Cookies

Definição de Cookies

Este website usa cookies para melhorar a sua experiência de navegação, a segurança e o desempenho do website. Podendo também utilizar cookies para partilha de informação em redes sociais e para apresentar mensagens e anúncios publicitários, à medida dos seus interesses, tanto na nossa página como noutras.