Sérgio Pombo

No âmbito da «IV Exposição Nacional de Gravura», foi realizada uma mostra do trabalho em gravura e fotografia de Sérgio Pombo (1947), artista galardoado na edição anterior, à semelhança de Jorge Pinheiro (1931), com o Prémio de Exposição. Esta mostra foi reveladora do papel da gravura no processo de trabalho do artista no campo da pintura.
Show held as part of the Fourth National Printmaking Exhibition, displaying prints and photographs by Sérgio Pombo (1947), recipient of the Exhibition Award from the previous year, alongside Jorge Pinheiro (1931). The show revealed the role of printmaking in the artist's creative process in the field of painting.

Mostra individual do trabalho em gravura e fotografia de Sérgio Pombo (1947), realizada no âmbito da «IV Exposição Nacional de Gravura», organizada pela Gravura – Sociedade Cooperativa de Gravadores Portugueses, com a colaboração da Fundação Calouste Gulbenkian. A exposição resultou do convite da organização aos artistas premiados na edição anterior, de 1981, Sérgio Pombo e Jorge Pinheiro (1931).

O espaço expositivo, a Galeria de Exposições Temporárias da FCG (piso 01), estava compartimentado em três áreas distintas, assinaladas por painéis verticais, que correspondiam às três mostras programadas em simultâneo: as exposições individuais de Sérgio Pombo e de Jorge Pinheiro e a «IV Exposição Nacional de Gravura».

Iniciando-se com dois trabalhos em que Sérgio Pombo recorre à fotografia como meio de duplicação, esta mostra prosseguia com uma série de «transposições» (termo usado pelo artista) para as «sínteses plásticas de uma ideia de representação». Com esta seleção de trabalhos, o artista procurava mostrar como a gravura lhe tinha permitido «chegar ao máximo do desmembramento do quadro, em que os seus elementos são não só fisicamente autónomos como até reprodutíveis» (Sérgio Pombo, 1987, p. 5).

A exposição revelava o papel da gravura no processo de trabalho de Sérgio Pombo no campo da pintura. Ao artista interessava, como o próprio relata, reduzir a imagem aos seus elementos mais representativos, procurando um equivalente formal para cada um deles. A gravura, pela sua natureza, servia estes propósitos.

Mariana Roquette Teixeira, 2017


Ficha Técnica


Artistas / Participantes


Publicações


Material Gráfico


Fotografias


Documentação


Periódicos


Fontes Arquivísticas

Arquivos Gulbenkian (Serviço de Exposições e Museografia), Lisboa / SEM 00361

Pasta com documentação referente à produção da exposição. Contém convite, correspondência, fichas de inscrição de participantes e recortes de imprensa. 1984 – 1987

Arquivos Gulbenkian (Serviço de Exposições e Museografia), Lisboa / SEM-S007-P0212-D00645

Coleção fotográfica, cor: aspetos (FCG, Lisboa) 1987

Arquivos Gulbenkian (Serviço de Exposições e Museografia), Lisboa / SEM-S007-P0212-D00647

Coleção fotográfica, p.b.: aspetos (FCG, Lisboa) 1987


Exposições Relacionadas

Definição de Cookies

Definição de Cookies

Este website usa cookies para melhorar a sua experiência de navegação, a segurança e o desempenho do website. Podendo também utilizar cookies para partilha de informação em redes sociais e para apresentar mensagens e anúncios publicitários, à medida dos seus interesses, tanto na nossa página como noutras.