D’Assumpção

Exposição retrospetiva da obra do pintor português Manuel D’Assumpção (1926-1969), organizada pela Fundação Calouste Gulbenkian e com a iniciativa de João Pinto de Figueiredo e Jeanne Pinto de Figueiredo. A mostra, que possibilitou a reinterpretação e reavaliação da obra do artista, contou com um conjunto de 100 obras de pintura, 20 obras de desenho e duas esculturas, realizadas entre 1947 e 1969.
Retrospective exhibition of the work of Portuguese painter Manuel D'Assumpção (1926-1969) organised by the Calouste Gulbenkian Foundation under the leadership of João Pinto de Figueiredo and Jeanne Pinto de Figueiredo. The show, which allowed for a reinterpretation and re-evaluation of the artist's work, featured a selection of 100 paintings, 20 drawings, and two sculptures, produced between 1947 and 1969.

Exposição retrospetiva da obra do pintor Manuel D’Assumpção (1926-1969), organizada pela Fundação Calouste Gulbenkian (FCG) por intermédio do seu Serviço de Exposições e Museografia. A iniciativa da exposição ficou a dever-se a João Pinto de Vasconcelos, amigo próximo do artista.

Esta mostra não só possibilitou a reinterpretação e reavaliação da obra do artista, como permitiu localizar algumas obras cujo paradeiro era praticamente desconhecido desde a morte do autor, tarefa que contou com o empenho de Jeanne Pinto de Figueiredo.

No piso 0 da Galeria de Exposições Temporárias da Sede da FCG foram apresentadas cerca de 100 obras em pintura (51 óleos, 11 aguarelas e 7 guaches), desenho (cerca de 20), duas esculturas de pequenas dimensões, em bronze, e um bloco de apontamentos e estudos da coleção da mãe do artista, Elisa Worm, trabalhos realizados entre 1947 e 1969.

Tratando-se de uma retrospetiva, a exposição reuniu trabalhos dos seus períodos mais marcantes, desde as primeiras experiências de desconstrução figurativa, passando pela influência surrealista e pelo abstracionismo. A exposição integrou também alguns dos últimos trabalhos de Manuel D’Assumpção, nomeadamente os da série Branco e Preto.

O catálogo da exposição, profusamente ilustrado, contou com um prefácio do então diretor do Centro de Arte Moderna e do Serviço de Exposições e Museografia, José Sommer Ribeiro, no qual foram também incluídos textos dos amigos do pintor, João Pinto de Figueiredo e Jeanne Pinto de Figueiredo, bem como uma carta de Maria Helena Vieira da Silva e do marido, o pintor Arpad Szenes, mais algumas notas e versos de outros autores e uma vasta biografia sobre o artista.

Registou-se uma ampla cobertura por parte da imprensa escrita nacional, tanto na divulgação como no comentário especializado ao evento. O crítico de arte Alexandre Pomar reportar-se-ia a esta exposição como uma iniciativa que permitiu a «revisão histórica» de uma «das mais curiosas e estimulantes criações plásticas do século [XX], drasticamente interrompida em 1969 e sujeita depois a uma apreciação contraditória» (Pomar, Expresso, 4 jan. 1986).

Além de elogiar a iniciativa que trouxe a público a obra de D’Assumpção, Alexandre Pomar alertava para a necessidade de se dar continuidade aos estudos monográficos em torno da obra deste artista, que se suicidou no ano de 1969: «O sentido metafísico das suas construções espaciais, a densidade expressionista e a procura simbólica presente nos ritmos formais e nas cores das suas telas vibrantes de inquietação, a inquietação do constante recomeço estão presentes na actual retrospectiva, que não pode beneficiar ainda do conveniente estudo histórico nem da metodologia necessárias ao estabelecimento de uma memória menos mitificada do pintor, mas também mais justa quanto ao seu lugar actual.» (Ibid.)

Filipa Coimbra, 2017


Ficha Técnica


Artistas / Participantes


Coleção Gulbenkian

s/título

Carlos Botelho (1899-1982)

s/título, 1943 / Inv. DP132

A Grande Composição de Tomaso Albinoni

Manuel Trindade D' Assumpção (1926-1969)

A Grande Composição de Tomaso Albinoni, 1961 / Inv. 83P135

Composição

Manuel Trindade D' Assumpção (1926-1969)

Composição, 1963 / Inv. 83P136

Génesis II

Manuel Trindade D' Assumpção (1926-1969)

Génesis II, 1960 / Inv. 83P134

Homenagem a Tchaikovsky

Manuel Trindade D' Assumpção (1926-1969)

Homenagem a Tchaikovsky, 1963 / Inv. 85P137

S/ Título

Manuel Trindade D' Assumpção (1926-1969)

S/ Título, 1966 / Inv. DP1068

S/ Título

Manuel Trindade D' Assumpção (1926-1969)

S/ Título, Inv. 83P138

S/ Título

Manuel Trindade D' Assumpção (1926-1969)

S/ Título, Inv. 83P140

S/Título

Manuel Trindade D' Assumpção (1926-1969)

S/Título, Inv. 83P139

S/Título

Manuel Trindade D' Assumpção (1926-1969)

S/Título, cerca 1958 / Inv. 83P131

Último Bailado - Homenagem a Paul Éluard

Manuel Trindade D' Assumpção (1926-1969)

Último Bailado - Homenagem a Paul Éluard, 1955 / Inv. 85P130


Publicações


Material Gráfico


Documentação


Periódicos


Fontes Arquivísticas

Arquivos Gulbenkian (Serviço de Exposições e Museografia), Lisboa / SEM 00328

Pasta com documentação referente à produção da exposição. Contém convite, orçamentos, correspondência recebida e expedida, seguros e empréstimos, relação de obras, elementos para o catálogo e recortes de imprensa. 1985 – 1986

Biblioteca de Arte Gulbenkian, Lisboa / Dossiê BA/FCG

Coleção de dossiês com recortes de imprensa de eventos realizados nas décadas de 80 e 90 do século XX, organizados de forma temática e cronológica. 1984 – 1997

Arquivos Gulbenkian (Serviço de Exposições e Museografia), Lisboa / SEM 00707

Pasta com convites e programas de diversos eventos organizados pelo Serviço de Belas-Artes. 1973 – 1991

Arquivos Gulbenkian (Serviço de Exposições e Museografia), Lisboa / SEM-S007-P0176-D00519

6 provas, cor: aspetos (FCG, Lisboa) 1985

Arquivos Gulbenkian (Serviço de Exposições e Museografia), Lisboa / SEM-S007-P0176-D00520

58 provas, cor: aspetos (FCG, Lisboa) 1985


Exposições Relacionadas

Definição de Cookies

Definição de Cookies

Este website usa cookies para melhorar a sua experiência de navegação, a segurança e o desempenho do website. Podendo também utilizar cookies para partilha de informação em redes sociais e para apresentar mensagens e anúncios publicitários, à medida dos seus interesses, tanto na nossa página como noutras.