Os Grandes Mestres do Abstracionismo Brasileiro

Exposição de pintura abstrata brasileira organizada por iniciativa da Sociedade de Amigos dos Museus do Brasil, sob os auspícios do Ministério das Relações Exteriores. Foram apresentadas 27 obras, entre as quais 25 pinturas e duas esculturas, que tinham como objetivo dar a conhecer os artistas mais representativos do início do abstracionismo no Brasil.
Exhibition on Brazilian abstract painting organised by the Society of Friends of the Museums of Brazil, under the auspices of the Ministry of Foreign Affairs. The show featured 27 artworks: 25 paintings and two sculptures, showcasing the work of the artists that best represented early abstractionism in Brazil.

Exposição de pintura abstrata brasileira, inaugurada a 18 de setembro de 1984 na Galeria de Exposições Temporárias da Sede da Fundação Calouste Gulbenkian (piso 0), organizada por iniciativa da Sociedade de Amigos dos Museus do Brasil, e sob os auspícios do Ministério das Relações Exteriores do Governo do Brasil.

Foram apresentadas 27 obras: duas esculturas de Sérvulo Esmeraldo (1929) e 25 pinturas da autoria de Lothar Charoux (1912-1987), Danilo di Prete (1911-1985), Tikashi Fukushima (1920-2001), Arcangelo Ianelli (1922-2009), Manabu Mabe (1924-1997), Tomie Ohtake (1913-2015), Alfredo Volpi (1896-1988), Kazuo Wakabayashi (1931) e Abelardo Zaluar (1924-1987).

Segundo o texto de apresentação do catálogo da exposição, assinado pela coordenadora-geral da exposição Marilisa Rodrigues Rathsam, a Sociedade de Amigos dos Museus define-se como «destituída de quaisquer fins lucrativos», tendo como objetivo estimular «o intercâmbio cultural em âmbito nacional e internacional. Seu propósito prioritário é a apresentação de obras de artistas brasileiros em mostras a serem realizadas no Exterior, promovendo também exposições com trabalhos de artistas estrangeiros no Brasil» (Os Grandes Mestres do Abstracionismo Brasileiro, 1984).

O catálogo da exposição, produzido no Brasil, apresenta-se em português, inglês e francês, e contém textos de Marilisa Rodrigues Rathsam, presidente da Sociedade de Amigos dos Museus (SAM), e de Alberto F. Beuttenmüller, membro da AICA – Associação Internacional de Críticos de Arte, diretor do Paço das Artes – Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo-Brasil e presidente da Associação Brasileira de Críticos de Arte (secção paulista). Este último texto justifica a temática da exposição, definindo arte abstrata como toda aquela que não é figurativa, e artista nacional como aquele que, podendo não ter nascido no Brasil, aí produz a sua arte. É esta definição que legitima a presença do austríaco Lothar Charoux, do italiano Danilo di Prete e dos japoneses Manabu Mabe, Tomie Ohtake, Kazuo Wakabayashi e Tikashi Fukushima.

No Diário de Lisboa, Porfírio Alves Pires, referindo-se a esta exposição e a uma outra que reunia esculturas do artista Aparício, apresentada na mesma data na Galeria de Exposições Temporárias da Sede da Fundação Calouste Gulbenkian, descreveu-as como «agradáveis e sossegadas», acrescentando que as pinturas expostas eram de «qualidade indubitável» (Pires, Diário de Lisboa, 28 nov. 1984).

À semelhança de outros periódicos, o Diário de Notícias refere-se igualmente à entidade organizadora, a Sociedade de Amigos dos Museus, instituição responsável pela organização da mostra em Portugal.

Ao longo da sua itinerância, a exposição passou pelo Brasil, Espanha (Madrid), Itália (Roma e Milão), Países Baixos (Haia), França (Paris), Inglaterra (Londres) e Estados Unidos de América (Nova Iorque e Washington D.C.).

Carolina Gouveia Matias, 2017


Ficha Técnica


Artistas / Participantes


Publicações


Material Gráfico


Fotografias


Documentação


Periódicos


Fontes Arquivísticas

Arquivos Gulbenkian (Serviço de Exposições e Museografia), Lisboa / SEM 00302

Pasta com documentação referente à produção da exposição. Contém convite, correspondência interna e externa, orçamentos e recortes de imprensa. 1984 – 1985

Arquivos Gulbenkian (Serviço de Exposições e Museografia), Lisboa / SEM 00708

Pasta com convites e programas de diversos eventos organizados pelo Serviço de Belas-Artes. 1975 – 1992

Arquivos Gulbenkian (Serviço de Exposições e Museografia), Lisboa / SEM-S007-P0142-D00441

5 provas, cor: aspetos (FCG, Lisboa) 1984

Arquivos Gulbenkian (Serviço de Exposições e Museografia), Lisboa / SEM-S007-P0142-D00442

9 provas, p.b.: aspetos (FCG, Lisboa) 1984


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