Naum Gabo

A ideia de realizar uma exposição do escultor russo Naum Gabo (1890-1977) na Fundação Calouste Gulbenkian surgiu integrada na programação da digressão europeia de um conjunto significativo da sua obra. Antes de ser apresentada em Portugal, esta mostra passou por Copenhaga, Oslo, Berlim, Hanôver, Grenoble e Paris.
The idea of holding an exhibition by the Russian sculptor Naum Gabo (1890-1977) at the Calouste Gulbenkian Foundation emerged as part of the European tour program for a significant number of his works. Before being presented in Portugal, this exhibition went through Copenhagen, Oslo, Berlin, Hanover, Grenoble and P

Em abril de 1970, o engenheiro Luís de Guimarães Lobato, administrador da Fundação Calouste Gulbenkian, foi contactado por Knud Jensen, diretor do Louisiana Museam of Modern Art (Humlebæk, Dinamarca), que lhe expôs o plano de organização de uma exposição itinerante de obras de Naum Gabo (1890-1977), de modo a assinalar o seu 80.º aniversário. Jensen refere que o artista acolhera positivamente a ideia e manifestara o desejo de que a exposição fosse apresentada em Portugal, país que já conhecia e onde criou algumas obras.

Foi sugerido, então, que a Fundação Calouste Gulbenkian se associasse ao grupo de museus europeus que viriam a acolher a exposição, partilhando despesas de transporte e seguro das obras. A proposta foi recebida com bastante entusiasmo por Guimarães Lobato, que responde afirmativamente, comentando mesmo já ter falado sobre o assunto com Gabo, num encontro com o artista em Lisboa. Nos meses seguintes, foram discutidos vários aspetos relativos às datas de digressão da exposição, tendo ficado por fim decidido que Lisboa receberia a última edição da exposição.

Antes de ser apresentada em Portugal, a exposição passou por Copenhaga, Oslo, Berlim, Hanôver, Grenoble e Paris. No sentido de preparar a vinda da exposição para Lisboa, José Sommer Ribeiro foi à inauguração da exposição em Paris, onde se reuniu com Knud Jensen, com Naum Gabo e com representantes do Musée National d’Art Moderne de Paris (Leymarie, conservador-chefe, e Bozo, seu adjunto) (Apontamento do Serviço de Exposições e Museografia, 25 nov. 1971, Arquivos Gulbenkian, SEM 00024).

A edição em Lisboa foi inaugurada no dia 28 de janeiro de 1972, e o público acorreu em massa nos dias seguintes, como denota José Sommer Ribeiro em carta enviada ao escultor: «Elle a eu 8000 visiteurs les premiers dix jours.» (Carta de José Sommer Ribeiro para Naum Gabo, 9 fev. 1972, Arquivos Gulbenkian, SEM 00024)

Durante a preparação da exposição, Jensen contou com o auxílio do próprio escultor na seleção das 54 obras que viriam a ser expostas em Lisboa, provenientes dos Estados Unidos da América (Coleção Naum e Miriam Gabo) e do Louisiana Museam of Modern Art, num total de 19 esculturas produzidas entre 1916 e 1970, seis pinturas, 15 desenhos e 14 gravuras.

A 15 de dezembro de 1971, Naum Gabo contactou telefonicamente a FCG, manifestando «grande interesse em estar em Lisboa quando da abertura do certame» (Apontamento do Serviço de Exposições e Museografia, 20 dez. 1971, Arquivos Gulbenkian, SEM 00024). O escultor veio à inauguração na companhia da sua mulher, Miriam Gabo, tendo percorrido a «ampla Galeria das Exposições Temporárias da FCG, acompanhado do Sr. Dr. Azeredo Perdigão e outras individualidades portuguesas e estrangeiras» (O Primeiro de Janeiro, 2 fev. 1972). Por motivos profissionais, o comissário, Knud Jensen, não pôde estar presente.

Em entrevista concedida ao arquiteto Mário de Oliveira, publicada no Diário de Notícias, Naum Gabo comentou que a exposição na Gulbenkian se distinguia largamente da «má montagem da exposição de Paris! Aqui tudo ficou certo, lá tudo estava errado». O escultor referiu também ter gostado muito do público português, «que é muito simpático e expansivo e que tem acorrido à exposição em grande número e sempre entusiasmado» (Diário de Notícias, 17 fev. 1972).

Durante o mês de exibição em Lisboa, a afluência de público rondou os 16 mil visitantes, como se comprova no telegrama enviado por José Sommer Ribeiro a Naum Gabo: «Exhibition closed yesterday tremendous success 16,000 visitors.» (Telegrama de Sommer Ribeiro para Naum Gabo, 1 mar. 1972, Arquivos Gulbenkian, SEM 00024)

Após o encerramento da exposição, Naum Gabo escreveu a José Sommer Ribeiro sugerindo a venda de uma obra da sua autoria, a qual viria a ser colocada no Jardim da FCG. O diretor do Serviço de Exposições e Museografia respondeu lamentando não poder dar seguimento positivo a esse pedido, pois não achava oportuno fazer a proposta ao Conselho de Administração da Fundação no contexto de austeridade que a instabilidade dos preços do petróleo então gerava (Carta de José Sommer Ribeiro para Naum Gabo, 8 mar. 1972, Arquivos Gulbenkian, SEM 00024).

Os plintos das esculturas, provenientes do Louisiana Museam of Modern Art, foram concebidos propositadamente, sob supervisão de Naum Gabo, para a exposição itinerante. No final da exposição, a FCG adquiriu-os por 2223 dólares, uma vez que Lisboa foi a última cidade a acolher a exposição, e visto serem mais dispendiosas as despesas com o seu transporte.

A exposição foi recebida muito positivamente pela crítica, como demonstra esta notícia publicada no Diário de Notícias de 29 janeiro de 1972: «Não sabemos se o grande público […] se deu conta do significado da exposição que ontem abriu na galeria de exposições temporárias da Fundação Calouste Gulbenkian. Não sabemos também quantos dos que insatisfeitamente criticam o que de bom ou mau se vai passando neste canto do planeta se darão conta do inestimável serviço que aquela instituição vem prestando, no domínio das artes plásticas, com exposições da classe ou da importância que tem esta para a formação e informação de um gosto actual do público […]. Lisboa é uma escala da Europa graças à Fundação Gulbenkian. E exposições como esta de Gabo são um documento vivo, de valor inestimável.» («Uma exposição histórica na Galeria Gulbenkian», Diário de Notícias, 29 jan. 1972)

Joana Baião, 2015

In April 1970, the engineer Luís de Guimarães Lobato, administrator of FCG, was contacted by Knud Jensen, director of Louisiana Museum of Modern Art (Humlebæk, Denmark), who posited the plan to organize an itinerant exhibition of Naum Gabo’s artworks (1890-1977) in order to celebrate his 80th birthday.  Jensen declared that the artist welcomed the idea and expressed the wish that the exhibition be presented in Portugal, a country he already knew and where he had created some artworks.

It was then suggested that the FCG should be associated to the group of European museums that would host the exhibition in order to share the transport and insurance expenses of the artworks.  The proposal was received with great enthusiasm by Guimarães Lobato who answered positively and remarked that he had already talked to Gabo about it in a meeting in Lisbon. In the following months, several aspects concerning the dates of the exhibition tour were discussed. Finally, it was decided that Lisbon would hold the last edition of the exhibition (Gulbenkian Archives, SEM 00024).

Before being presented in Portugal, the exhibition passed through Copenhagen, Oslo, Berlin, Hannover, Grenoble and Paris.  In order to prepare the arrival of the exhibition in Lisbon, José Sommer Ribeiro attended the inauguration in Paris where he has met Knud Jensen, Naum Gabo and representatives of the Musée d’Art Moderne de la Ville de Paris (Leymarie, chief curator, and Bozo, adjunct curator) (Note of the Exhibitions and Museography Department, 25 Nov. 1971, Gulbenkian Archives, SEM 00024).

The edition in Lisbon was inaugurated on January 28th 1972 and, as Sommer Ribeiro observed in his letter to the sculptor, the public massively came on the following days: “It had 8,000 visitors the first ten days.” (Letter from Sommer Ribeiro to Naum Gabo, 9 Feb. 1972, Gulbenkian Archives, SEM 00024).

During the preparation of the exhibition, Jensen counted on the help of the sculptor himself and together they selected the 54 works that were to be exposed in Lisbon, which were in the United States of America (Naum and Miriam Gabo collection, private collections, museums) and from the Louisiana Museum of Modern Art, in a total of 19 sculptures created between 1916 and 1970, among them there were six paintings, fifteen drawings and fourteen engravings.

On December 15th 1971, Naum Gabo phoned FCG and manifested “great interest in being in Lisbon for the inauguration of the exhibition” (Note of the Exhibitions and Museography Department, 20 Dec. 1971, Gulbenkian Archives, SEM 00024). The sculptor came to the inauguration along with his wife, Miriam Gabo, and walked through the “great FCG’s Temporary Exhibitions Gallery along with Mr. Azeredo Perdigão and other Portuguese and foreign personalities” (Primeiro de Janeiro, 2 Feb. 1972).  Knud Jensen, the commissioner, was not able to attend due to professional reasons.

In an interview given to the architect Mário de Oliveira and published on Diário de Notícias (17 Feb. 1972), Naum Gabo commented that the exhibition at Gulbenkian had largely excelled the “poor setting of the exhibition in Paris!  Here everything is right, there everything was wrong”. The sculptor also said he had liked the Portuguese public very much “it is very friendly and expansive and have come to the exhibition in a great number and always enthusiastic”.

During the month of the exhibition in Lisbon, the number of visitors was around 16,000 people, as proven on the telegram sent by José Sommer Ribeiro to Naum Gabo: “Exhibition closed yesterday tremendous success 16,000 visitors (...)” (Gulbenkian Archives, SEM 0024).

After the exhibition’s closing, Naum Gabo wrote to José Sommer Ribeiro, regarding a probable sale of one of his artworks to be placed on FCG’s garden.  The Director of the Exhibitions and Museography Department replied regretting he could not forward his proposal because he deemed it untimely to make the proposal to the Administration Board of the Foundation because of the austere scenario caused by the instability of the oil prices (Letter from José Sommer Ribeiro to Naum Gabo, 8 Mar. 1972, Gulbenkian Archives, SEM 00024).

The plinths of the sculptures that came from Louisiana Museum of Modern Art were specifically made for the itinerant exhibition under the supervision of Naum Gabo.  At the end of the exhibition, since the expenses with transport would be higher and Lisbon had been the last city to hold the exhibition, FCG bought them for 2,223 dollars.

The exhibition was largely acclaimed by the critics, as shown in this excerpt published on Diário de Notícias on January 29th, 1972:

“We do not know if the great public (…) has realized the importance of the exhibition that started yesterday at the Temporary Exhibitions Gallery of Calouste Gulbenkian Foundation.  We also do not know how many of the people that criticize either the good or the bad that is going on on this side of the planet will ever notice the invaluable service that that institution has been providing on the visual arts area with exhibitions of the class or the importance that this one has for the formation and information of a current public taste (…).  Lisbon is a stop-over in Europe, thanks to the Gulbenkian Foundation.  And exhibitions like this one of Gabo are a living example of invaluable quality (…)”


Ficha Técnica


Artistas / Participantes


Eventos Paralelos

Visita(s) guiada(s)

[Naum Gabo]

28 fev 1972 – 29 fev 1972
Fundação Calouste Gulbenkian / Edifício Sede – Galeria Principal / Galeria Exposições Temporárias (piso 0)
Lisboa, Portugal

Publicações


Material Gráfico


Fotografias

Visita guiada. Rui Mário Gonçalves (à dir.)
Visita guiada. Fernando Pernes (em destaque, à dir.)
José de Azeredo Perdigão (à esq.)
José Sommer Ribeiro e José de Azeredo Perdigão (à esq.)

Multimédia


Documentação


Periódicos


Fontes Arquivísticas

Arquivos Gulbenkian (Serviço de Exposições e Museografia), Lisboa / SEM-S007-P0357-D01058

9 provas, p.b.: aspetos (FCG, Lisboa) 1972

Arquivos Gulbenkian (Serviço de Comunicação), Lisboa / COM-S001/019-D01884

3 provas, p.b.: visita guiada (FCG, Lisboa) 1972

Arquivos Gulbenkian (Serviço de Comunicação), Lisboa / COM-S001/019-D01883

5 provas, p.b.: inauguração (FCG, Lisboa) 1972

Arquivos Gulbenkian (Serviço de Comunicação), Lisboa / COM-S001/019-D01885

2 provas, p.b.: visita guiada (FCG, Lisboa) 1972

Arquivos Gulbenkian (Serviço de Belas-Artes), Lisboa / SBA 13777

Pasta com documentação referente à produção da exposição. Contém informações sobre visitas guiadas organizadas em torno da exposição de Naum Gabo. 1972 – 1972

Arquivos Gulbenkian (Serviço de Exposições e Museografia), Lisboa / SEM 00024

Pasta com documentação referente à produção da exposiçãpo. Contém ofícios, orçamentos e recortes de imprensa. 1972 – 1972

Arquivos Gulbenkian (Museu Calouste Gulbenkian), Lisboa / MCG 03144

Pasta com documentação referente à produção da exposição. Contém carta a solicitar informação sobre a exposição e seu encaminhamento do Museu para o Serviço de Exposições e Museografia. 1972 – 1972


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