A Pintura Eslovena do Romantismo ao Impressionismo

Exposição itinerante de pintura eslovena, organizada pela Embaixada da República Socialista Federativa da Jugoslávia em Portugal, com a colaboração da Fundação Calouste Gulbenkian. Foi reunido um total de 83 pinturas de 16 artistas eslovenos, pertencentes à coleção da Narodna Galerija, de Liubliana.
Travelling exhibition on Slovenian painting featuring 83 artworks by 16 Slovenian artists, on loan from the National Gallery of Slovenia (Narodna Galerija), in Ljubljana. The show was organised by the Embassy of the Socialist Federal Republic of Yugoslavia in Portugal in collaboration with the Calouste Gulbenkian Foundation.

Exposição itinerante de pintura eslovena, organizada pela Embaixada da República Socialista Federativa da Jugoslávia em Portugal, com a colaboração da Fundação Calouste Gulbenkian (FCG), por intermédio do seu Serviço de Exposições e Museografia.

A mostra contou com um total de 83 pinturas de 16 artistas eslovenos, pertencentes à coleção da Narodna Galerija (Galeria Nacional da Eslovénia), de Liubliana. Entre estas figuravam obras de artistas como Matevž Langus (1792-1855), Jožef Tominc (1790-1866), Mihael Stroj (1803-1875) ou Anton Karinger (1829-1870).

A mostra não reuniria o consenso entre a crítica especializada. Na opinião do historiador e crítico de arte José-Augusto França, a «etiqueta impressionismo» era bastante discutível nos originais exibidos, já que «não atingem coerência de linguagem e se limitam a “pochades” de cores agudas sem luz que pictoricamente lhes valha» (França, ColóquioArtes, jun. 1981, p. 62). No entanto, Manuel de Azevedo, no Diário de Notícias, exprimiria uma opinião distinta: «Direi, para começar, e não apenas porque tenho um certo pendor para o impressionismo, que é nesta escola que me parece exprimirem-se mais meritoriamente os pintores eslovenos.» (Azevedo, Diário de Notícias, 2 mai. 1981)

A documentar a exposição, o catálogo contou com um texto da autoria de Emilijan Cevc, que traçava o percurso da pintura eslovena do período em revista, protagonizado pelos seus mais experimentados artistas.

Filipa Coimbra, 2017


Ficha Técnica


Artistas / Participantes


Publicações


Material Gráfico


Fotografias

José de Azeredo Perdigão (ao centro)

Periódicos


Fontes Arquivísticas

Arquivos Gulbenkian (Serviço de Exposições e Museografia), Lisboa / SEM 00219

Pasta com documentação referente à produção da exposição. Contém convite, orçamentos, lista de obras, seguros e recortes de imprensa. 1981 – 1982

Arquivos Gulbenkian (Serviço de Exposições e Museografia), Lisboa / SEM-S007-P0472-D01340

5 provas, p.b.: aspetos (Museu Nacional de Soares dos Reis, Porto) 1981

Arquivos Gulbenkian (Serviço de Exposições e Museografia), Lisboa / SEM-S007-P0472-D01344

25 provas, p.b.: aspetos (FCG, Lisboa) 1981

Arquivos Gulbenkian (Serviço de Exposições e Museografia), Lisboa / SEM-S007-P0472-D01345

19 provas, p.b.: inauguração (FCG, Lisboa) 1981


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