Arquitectura Austríaca, 1860 – 1930. Desenhos da Secessão Vienense

Exposição itinerante dedicada à arquitetura austríaca da segunda década do século XIX. Comissariada pelos arquitetos austríacos Karl Mang e Eva Mang-Frimmel, a mostra reuniu 100 reproduções fotográficas de desenhos de 24 arquitetos e projetistas austríacos de uma época de grande expansão urbanística.
Travelling exhibition on Austrian architecture from the second half of the 19th century, a time of rapid urban expansion, featuring 100 photographic reproductions of drawings by 24 Austrian architects and draughtsmen and curated by Austrian architects Karl Mang (1922-2015) and Eva Mang-Frimmel (1927-2000).

Exposição itinerante dedicada à arquitetura austríaca da segunda década do século XIX, desde as primeiras tentativas de rutura com a tendência historicista até à década de 30 do século seguinte, «ponto álgido do estilo internacional», que contou com a iniciativa do Ministério Federal dos Negócios Estrangeiros da Áustria e foi organizada em Lisboa, através da colaboração da Embaixada da Áustria em Portugal e da Fundação Calouste Gulbenkian, por intermédio do seu Serviço de Exposições e Museografia.

Comissariada pelos arquitetos austríacos Karl Mang e Eva Mang-Frimmel, a exposição reuniu 100 desenhos de 24 arquitetos e projetistas austríacos de uma época de grande expansão urbanística, compreendida entre os anos de 1860 e 1930, nos quais se destacavam dois momentos, cada um deles construído em torno de uma figura central da arquitetura austríaca e da Escola de Viena: um consagrado aos projetos de ampliação da cidade de Viena, ocorrida durante a segunda metade do século, da qual Otto Wagner (1841-1918) foi um dos principais responsáveis; e um segundo momento, balizado no intervalo entre as duas guerras, durante o qual as transformações sociais e no tecido laboral obrigaram a uma reconfiguração do projeto urbanístico municipal, mas também da arquitetura de interiores, na qual se destacou Adolf Loos (1870-1933).

Os desenhos apresentados não eram os originais, mas reproduções fotográficas, a cores e a preto-e-branco, que respeitavam a escala original.

No catálogo da exposição, o intuito desta mostra era clarificado nos seguintes termos: «Para poder entender o desenvolvimento face à arquitectura moderna, é necessário começar a estudar os trabalhos dos grandes arquitectos urbanistas.» (Arquitectura Austríaca 1860-1930, 1980)

No mesmo sentido, o historiador e crítico de arte José-Augusto França viria a referir-se a esta mostra como «uma notável exposição pedagógica», que, na opinião do crítico, dava esclarecimentos fundamentais para o entendimento da arquitetura moderna: «A arquitectura “moderna”, definida ou institucionalizada nos anos 20, deve muito à Áustria, particularmente a Otto Wagner, ao seu discípulo Josef Hoffmann e a Adolf Loos, cujas obras foram amplamente divulgadas e marcaram épocas sucessivas dum discurso formal que do eclectismo historicista passou ao racionalismo funcional, atravessando a moda simbolista que o Jugendstil significou e marcando a polémica da Secession» (França, Colóquio/Artes, jun. 1981, p. 61).

Além de contribuir para o conhecimento da História da Arquitetura, o interesse da exposição residia no facto de possibilitar um olhar atento sobre o desenho técnico.

Depois de ter sido apresentada em Lisboa, a mostra foi exibida no Funchal, no Museu de Arte Sacra, tendo sido seguidamente apresentada no México.

Filipa Coimbra, 2017


Ficha Técnica


Artistas / Participantes


Publicações


Material Gráfico


Fotografias

José Sommer Ribeiro (à dir.)
José de Azeredo Perdigão (ao centro) e José Sommer Ribeiro (à dir.)
José de Azeredo Perdigão (atrás, ao centro)

Documentação


Periódicos


Fontes Arquivísticas

Arquivos Gulbenkian (Serviço de Exposições e Museografia), Lisboa / SEM 00211

Pasta com documentação referente à produção da exposição. Contém convite, orçamentos, correspondência recebida e expedida, elementos para o catálogo e recortes de imprensa. 1978 – 1982

Arquivos Gulbenkian (Serviço de Comunicação), Lisboa / COM-S001/019-D02116

4 provas, p.b.: inauguração (FCG, Lisboa) 1981

Arquivos Gulbenkian (Serviço de Exposições e Museografia), Lisboa / SEM-S007-P0466-D01333

28 provas, p.b.: inauguração (FCG, Lisboa) 1981

Arquivos Gulbenkian (Serviço de Exposições e Museografia), Lisboa / SEM-S007-P0466-D01332

5 provas, p.b.: objetos (FCG, Lisboa) 1981


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