Anuszkiewicz. Pintura & Gravura

Exposição itinerante do pintor americano Richard Anuszkiewicz (1930), organizada pela Fundação Calouste Gulbenkian em colaboração com a Embaixada dos Estados Unidos da América em Portugal. Exposto pela primeira vez em Portugal, com um conjunto de 40 peças, Anuszkiewicz trabalha a perceção visual e a ilusão de ótica na sua obra.
Traveling exhibition by the American painter Richard Anuszkiewicz (1930), organized by the Calouste Gulbenkian Foundation in collaboration with the Embassy of the United States of America in Portugal. Exhibited for the first time in Portugal, with a set of 40 pieces, Anuszkiewicz works on visual perception and optical illusion.

Organizada pela Embaixada dos Estados Unidos da América em Portugal, com a colaboração da Fundação Calouste Gulbenkian (FCG), a exposição do pintor americano Richard Anuszkiewicz (1930) foi inaugurada na Galeria de Exposições Temporárias, sendo constituída por um total de 40 obras, produzidas entre 1966 e 1974, e representativas do trabalho de um dos mestres da geração de artistas que explorou a perceção visual e a ilusão de ótica, discípulo de Josef Albers e reconhecido representante da Op Art americana.

O convite dirigido pela Embaixada dos Estados Unidos da América à Fundação Calouste Gulbenkian para o projeto desta exposição foi encarado com entusiasmo por parte do assessor da direção do Serviço de Belas-Artes da FCG, Fernando de Azevedo, como atesta o excerto da carta que dirigiu ao Serviço de Exposições e Museografia: «Há a considerar, ainda, a vantagem em mostrar uma pesquisa pictórica, cujos exemplos apresentados em Portugal têm incidido, quase exclusivamente, na sua expressão europeia, e para a qual a contribuição original dos criadores americanos é da maior importância.» (Ofício do Serviço de Exposições e Museografia, 17 out. 1975, Arquivos Gulbenkian, SEM 00080)

Neste sentido, o artista apresentou um trabalho de natureza experimental, que se centrou nos efeitos das cores complementares de grande intensidade, quando justapostas, e nas alterações óticas que daí resultam. Nas palavras do artista: «[…] gostaria de realçar que a imagem nas minhas obras foi sempre determinada pelo papel que pretendi que a cor desempenhasse. A função da cor é o meu tema principal, a sua execução a minha pintura.» (Anuszkiewicz, Anuszkiewicz. Pintura & Gravura, 1975)

Antes de se realizar na Fundação Calouste Gulbenkian, a exposição havia sido apresentada em Londres, seguindo itinerância, depois de Lisboa, para os Estados Unidos da América.

Joana Brito, 2016

Organised by the Embassy of the United States of America in Portugal in cooperation with the Calouste Gulbenkian Foundation (FCG), this exhibition on American painter Richard Anuszkiewicz (Erie, United States of America, 1930) opened in the FCG’s Temporary Exhibition Gallery. It comprised a total of 40 pieces, dating from 1966 to 1974, and representing the work of one of the masters of the generation of artists that explored visual perception and optical illusion, a disciple of Josef Albers (1888-1976) and recognised representative of American Op Art.

The invite addressed to the Calouste Gulbenkian Foundation by the Embassy of the United States of America for the plan for this exhibition was enthusiastically welcomed by the adviser to the director of the FCG’s Fine Arts Department, Fernando de Azevedo (1923-2002), as confirmed by the following excerpt from a letter he wrote to the Exhibitions and Museography Department: “We must also consider the advantage of displaying a pictorial exploration, examples of which exhibited in Portugal have almost exclusively focused on European expressions, and to which the original contribution of American creators is highly important” (Letter from Fernando Azevedo to the Exhibitions and Museography Department, 17 Oct. 1975, Gulbenkian Archives, SEM 00080).

The artist therefore presented an experimental work that focused on the effects of very intense complementary colours, when juxtaposed, and the optical changes that emerge as a result. In the artist’s words: “(...) I would like to highlight that the image in my works was always established by the role I wanted colour to play. The function of colour is my main theme, and the execution of colour is my painting” (Anuszkiewicz, Anuszkiewicz. Pintura & Gravura, 1975).

Before opening at the Calouste Gulbenkian Foundation, the exhibition had been shown in London, and travelled to the United States of America after Lisbon.


Ficha Técnica


Artistas / Participantes


Publicações


Material Gráfico


Fotografias

Madalena de Azeredo Perdigão (à esq.), José de Azeredo Perdigão (ao centro) e José Sommer Ribeiro (à dir.)
Madalena de Azeredo Perdigão (à esq.) e José de Azeredo Perdigão (à dir.)
José de Azeredo Perdigão (ao centro)
José de Azeredo Perdigão (ao centro)
José de Azeredo Perdigão (ao centro)
Madalena de Azeredo Perdigão (à esq.) e José de Azeredo Perdigão (à dir.)
José Sommer Ribeiro (à esq.), José de Azeredo Perdigão (ao centro) e José Blanco (atrás, ao centro)

Documentação


Periódicos


Fontes Arquivísticas

Arquivos Gulbenkian (Serviço de Exposições e Museografia), Lisboa / SEM 00080

Pasta com documentação referente à produção da exposição. Contém convite, correspondência variada, orçamentos e recortes de imprensa. 1975 – 1976

Arquivos Gulbenkian (Serviço de Comunicação), Lisboa / COM-S001/028-D00025

9 provas, p.b.: inauguração (FCG, Lisboa) 1975


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