David Hockney. Gravura e Desenho

Exposição de itinerância internacional, dedicada à obra gráfica de David Hockney (1937), realizada em Portugal numa parceria entre a Fundação Calouste Gulbenkian e o British Council. Foi apresentado um conjunto de 122 obras de desenho e gravura, com temáticas como o retrato, a paisagem, a natureza-morta e alusões ao imaginário onírico.
International travelling exhibition dedicated to graphic work by David Hockney (1937) held in Portugal in a partnership between the Calouste Gulbenkian Foundation and the British Council. The exhibition brought together a set of 122 works of drawing and engraving, with themes such as the portrait, the landscape, still life and allusions to the oneiric imaginary.

Exposição itinerante dedicada à obra gráfica de David Hockney (1937), promovida pela Petersburg Press e destinada a percorrer vários museus e instituições europeias.

A iniciativa da realização da exposição em Portugal foi assumida pelo Serviço de Belas-Artes da Fundação Calouste Gulbenkian (FCG), com a colaboração do Serviço de Exposições e Museografia da mesma instituição, contando para tal com um patrocínio do British Council.

Num ofício interno datado de abril de 1977, o Serviço de Belas-Artes justificaria o interesse da apresentação desta exposição nos seguintes termos: «A importância que David Hockney ganhou dentro da arte inglesa dos anos 60 […] ampliou-se posteriormente com uma individualização marcada por uma pesquisa original que se insere numa re-creação de certos valores permanentes da pintura figurativa. […] Daí o interesse que atribuímos à apresentação do conjunto de 120 obras de desenho e gravura de Hockney que constituem a exposição proposta à Fundação, conjunto que permite uma leitura cronológica da obra do artista como desenhador e gravador e de que se destacam algumas séries das mais importantes por ele realizadas, tais como o Rake’s Progress (1961-1963), a Hollywood Collection (1965), as Illustrations for fourteen poems from C. P. Cavafy (1966), os Six fairy tales from the brothers Grimm (1969) e a Weather Series (1973).» (Apontamento do Serviço de Belas-Artes, 21 abr. 1977, pp. 1-2, Arquivos Gulbenkian, SBA 15507)

O evento permitiu o contacto do público português com 122 obras do reconhecido pintor inglês, entre os mais originais desenhos e gravuras. A elevada qualidade do trabalho de Hockney era assim atestada por estes exemplares, datados de 1961 a 1976, em que predominava o retrato mas se apresentava igualmente paisagem, natureza-morta e temas alusivos ao imaginário onírico, com referências ao universo literário.

No conjunto exposto foram incluídos dois desenhos pertencentes à coleção da FCG: Pigs escaping from a hot dog machine (1961; n.º inv. DE22) e Figure in Helmet and cloak (1963; n.º inv. DE21), nos quais se destacava a linearidade característica do seu traço. Referido pelo próprio: «Fazer dois ou três desenhos lineares, que têm de ser feitos de uma só vez, representa um enorme esforço. […] É excitante fazer um desenho linear, mas penso que é a coisa mais difícil que há.» (David Hockney. Gravura e Desenho, 1977)

O catálogo da exposição é um complemento fundamental do evento, uma vez que, além dos dados biográficos e das bem executadas reproduções, apresenta uma análise da obra de Hockney, cruzando a interpretação das peças em exibição com importantes apontamentos literários capazes de expandir o sentido das obras. O catálogo conta com a publicação de alguns poemas de Constantine Cavafy, com um importante ensaio de Stephen Spender e com excertos de uma entrevista a Hockney realizada por Nikos Stangos e Pierre Restany.

Num artigo sobre a exposição para a revista Colóquio/Artes, o pintor Fernando de Azevedo insere David Hockney na continuidade de grandes pintores que se dedicaram particularmente ao desenho e cuja originalidade revolucionou a arte do século XX, como Matisse ou Picasso. Destacaria ainda a importância de Hockney e dos trabalhos expostos nas seguintes palavas: «Os códigos da “Pop Art” estão ali bem à vista e surgem da invenção que nela também cabe a Hockney no contexto da geração inglesa a que pertence.» (Azevedo, Colóquio/Artes, dez. 1977, p. 92)

Ainda no âmbito da exposição, foram exibidos dois documentários sobre a obra de David Hockney, cedidos para o efeito pelo British Council.

Filipa Coimbra, 2016

Travelling exhibition dedicated to graphic work by David Hockney (1937) organised by Petersburg Press and designed to visit several museums and European institutions.
The initiative to hold the exhibition in Portugal was taken by the Calouste Gulbenkian Foundation (FCG) Fine Arts Department in cooperation with the Exhibitions and Museography Department and sponsored by the British Council.
In an internal memo dated April 1977, the Fine Arts Department justified the interest in holding the exhibition in the following terms:
"The importance David Hockney gained in English art in the 1960s (...) later spread with an individual character marked by an original search involving the recreation of certain constant values of figurative painting. (...) This is why we find it so pertinent to present this set of 120 drawings and prints by Hockney, in the first exhibition proposed to the Foundation; these pieces allow the artist's work as a draughtsman and engraver to be viewed chronologically, and include some of the most important series he has made, such as Rake's Progress (1961-1963), Hollywood Collection (1965), Illustrations for fourteen poems from C. P. Cavafy (1966), Six fairy tales from the brothers Grimm (1969) and Weather Series (1973)" (Note by the Fine Arts Department, 21 Apr. 1977, pp. 1-2, Gulbenkian Archives, SBA 15507).
The event enabled the Portuguese public to view 122 pieces by the renowned English painter, among very original drawings and prints. The excellent quality of Hockney's work was proven in these examples dating from 1961-1976, predominantly portraits, but including some landscapes, still lifes and themes linked to a dream-like imagination and references to the literary world.
The works presented also included two drawings belonging to the FCG collection: Pigs escaping from a hot dog machine, 1961, (inv. no. DE22) and Figure in Helmet and cloak, 1963, (inv. no. DE21), which highlight the characteristic linearity of his strokes. As the artist himself has said: "Making two or three linear drawings, which have to be done in one go, is an enormous effort. (...) It's exciting to do a linear drawing but I think it's the hardest thing there is" (David Hockney. Gravura e Desenho, 1977).
The exhibition catalogue is a fundamental accessory for the event since, as well as including biographic information and well-executed reproductions of pieces, it presents an analysis of Hockney's work, intersecting interpretation of the pieces exhibited with important literary notes capable of expanding the meaning of his works. The catalogue included the publication of some poems by Constantine Cavafy (1863-1933), with an important essay by Stephen Spender (1909-1995) and excerpts from an interview with Hockney by Nikos Stangos (1936) and Pierre Restany (1930-2003).
In an article on the exhibition for the FCG's journal, Colóquio. Artes, the painter Fernando de Azevedo (1923-2002) includes David Hockney in the continuation of great painters who have particularly devoted themselves to drawing and whose originality revolutionised 20th-century art, such as Matisse (1869-1954) or Picasso (1881-1973). He also underlines the importance of Hockney and the works exhibited in the following words: "The codes of Pop Art are clearly visible and come from the invention thereof, which is also Hockney's responsibility, in the context of the English generation to which he belongs" (Azevedo, Colóquio. Artes, Dec. 1977, p. 92).
Within the context of the exhibition, two documentaries on David Hockney's work were also shown, loaned by the British Council for the purpose.

Ficha Técnica


Artistas / Participantes


Coleção Gulbenkian

Figure in Helmet and Cloak

David Hockney (1937-)

Figure in Helmet and Cloak, Inv. DE21

Pigs escaping from a hot dog machine

David Hockney (1937-)

Pigs escaping from a hot dog machine, Inv. DE22


Eventos Paralelos

Ciclo de cinema

[David Hockney]

23 jul 1977 – 21 ago 1977
Fundação Calouste Gulbenkian / Edifício Sede – Auditório 3
Lisboa, Portugal

Publicações


Material Gráfico


Fotografias

José de Azeredo Perdigão (à dir.)
José Sommer Ribeiro (à esq.)
Pedro Tamen (atrás, à esq.) e José de Azeredo Perdigão (ao centro)
Fernando de Azevedo e Pedro Tamen (atrás, à esq.) e José de Azeredo Perdigão (ao centro)
José de Azeredo Perdigão (ao centro) e Fernando de Azevedo ( atrás, à dir.)

Documentação


Periódicos


Fontes Arquivísticas

Arquivos Gulbenkian (Serviço de Belas-Artes), Lisboa / SBA 15507

Pasta com documentação referente à produção da exposição. Contém correspondência recebida e expedida, orçamentos, seguro das obras, maqueta do catálogo e lista de obras. 1976 – 1977

Arquivos Gulbenkian (Serviço de Comunicação), Lisboa / COM-S001/015-D01481

3 provas, p.b.: inauguração (FCG, Lisboa) 1977

Arquivos Gulbenkian (Serviço de Comunicação), Lisboa / COM-S001/028-D00142

7 provas, p.b.: inauguração (FCG, Lisboa) 1977

Arquivos Gulbenkian (Serviço de Exposições e Museografia), Lisboa / SEM-S007-P0409-D01199

28 provas, p.b.: aspetos (FCG, Lisboa) 1977


Exposições Relacionadas

Definição de Cookies

Definição de Cookies

Este website usa cookies para melhorar a sua experiência de navegação, a segurança e o desempenho do website. Podendo também utilizar cookies para partilha de informação em redes sociais e para apresentar mensagens e anúncios publicitários, à medida dos seus interesses, tanto na nossa página como noutras.