Tabucchi e Portugal

Colóquio «Galáxia Tabucchi»

Exposição documental dedicada ao escritor italiano Antonio Tabucchi (1943-2012). Reunindo manuscritos, documentos, fotografias e registos multimédia, integrou a programação da conferência «Galáxia Tabucchi», organizada pelo Programa Gulbenkian de Língua e Cultura Portuguesas.
A documentary exhibition dedicated to the Italian writer Antonio Tabucchi (1943-2012). Spanning manuscripts, documents, photographs and multimedia materials, it was part of “Galáxia Tabucchi” (Tabucchi Galaxy) conference, organised by the Gulbenkian Portuguese Language and Culture Programme.

Em 2018, a Fundação Calouste Gulbenkian (FCG) organizou a «Galáxia Tabucchi», um programa cultural promovido pelo Programa Gulbenkian de Língua e Cultura Portuguesas, sob a direção de Rui Vieira Nery, para revisitar a vida e obra do escritor Antonio Tabucchi (1943-2012), decorridos seis anos sobre a sua morte. O projeto foi coordenado por Maria José de Lancastre, mulher de Antonio Tabucchi, que explicou numa entrevista que o título escolhido para o evento tinha a ver com o «facto de aparecer repetidamente na obra a referência a muitas estrelas, astros e constelações. Antonio foi sempre uma pessoa que olhou muito para o céu em sentido real porque tinha muito que ver com ele e como precisávamos de uma metáfora abrangente de todos os seus interesses era impossível evitar» (Silva, Diário de Notícias, 7 abr. 2018, pp. 24-25).

O programa de quatro dias (7 a 10 de abril) incluiu um colóquio internacional com o mesmo título (9 e 10 de abril), a exibição de um documentário (8 de abril) e de um filme (9 de abril), uma performance de leituras encenadas (10 de abril) e uma exposição documental, patente ao público durante um mês, entre 8 de abril e 7 de maio de 2018.

A exposição, intitulada «Tabucchi e Portugal», foi inaugurada no dia 7 de abril e ocupou a Galeria do Piso inferior do Edifício Sede da Fundação Calouste Gulbenkian, anteriormente denominada Galeria de Exposições Temporárias (piso 01). Com curadoria de Maria José de Lancastre, projeto museográfico de Jorge Martins Lopes, arquiteto da FCG, e design gráfico da Silvadesigners, a mostra pretendeu apresentar um lado mais pessoal de Antonio Tabucchi (necessariamente pontuado pela sua obra literária), reunindo manuscritos, documentos, fotografias, registos multimédia (de entrevistas conduzidas por Maria João Seixas ou António Mega Ferreira, por exemplo) e outros objetos do seu acervo particular. Através de muita da documentação selecionada, eram evidenciadas particularidades da sua personalidade, do seu percurso de vida – desde a sua Toscana natal a diversas outras regiões de Itália e Portugal – e testemunhos da sua convivência familiar com artistas e escritores portugueses.

Nas salas da exposição, era dado acesso ao seu olhar individual sobre «um Portugal de que fez a sua segunda pátria, primeiro pela descoberta apaixonada, ainda à distância, de Fernando Pessoa, depois por uma imersão direta e fraternal de mais de quatro décadas na terra, na gente, na cultura e na língua, que soube viver por dentro e retratar como poucos, com a empatia magoada de um português autêntico sem contudo abdicar da distanciação analítica de um olhar exterior» («Galáxia Tabucchi» [programa], 2018, p. 2, Arquivos Gulbenkian, ID: 206520).

No dia seguinte à inauguração da exposição, foi exibido no cinema São Jorge (no âmbito da Festa do Cinema Italiano) o documentário Se de tudo fica um pouco. No rasto de Antonio Tabucchi (2018), de Diego Peruci, em que o realizador recria uma viagem por pensamentos e locais de eleição do escritor italiano. Nos dias 9 e 10 de abril, as iniciativas intensificam-se com o ambicioso colóquio internacional – evento muito divulgado na imprensa escrita e nos meios audiovisuais – organizado no Auditório 3 do Edifício Sede da FCG, sala próxima da galeria que albergava a mostra documental. O colóquio contou com a participação de duas dezenas de estudiosos, escritores, tradutores e amigos do autor que se reuniam em Lisboa para refletir em torno dessa «Galáxia Tabucchi», «expressão tão feliz que Maria José de Lancastre encontrou para designar o presente colóquio sobre a vida e obra de seu marido, Antonio Tabucchi – [que] é feita, como se sabe, de muitos mundos simultâneos que nele coexistiram de forma harmoniosa» (Ibid.).

Este primeiro dia de colóquio terminou com a apresentação, na Sala Polivalente do Museu Calouste Gulbenkian – Coleção Moderna (Centro de Arte Moderna da FCG), do filme Requiem (1998), de Alain Tanner, baseado na obra homónima de Tabucchi. A programação terminaria no dia 10 de abril, após o encerramento do colóquio, com uma performance de leituras de textos de Tabucchi, postas em cena por Jorge Silva Melo e Fabrizio Gifuni, ao som da música de Carlos Martins e de Carlos Barretto, na escadaria da Zona de Congressos do Edifício Sede da FCG.

A exposição e o colóquio «Galáxia Tabucchi» tiveram repercussão noticiosa na comunicação social, tanto na imprensa escrita como nos canais digitais e nos meios audiovisuais. Destaque para o artigo de Rita Cipriano no Observador, sobre o projeto curatorial (28 mar. 2018), para a notícia no JL. Jornal de Letras, Artes Ideias (28 mar. 2018) e, no mesmo jornal, para o dossiê temático sobre o escritor, publicado a 11 de abril de 2018. São de salientar igualmente os artigos «A galáxia portuguesa de Antonio Tabucchi na Gulbenkian», de Isabel Lucas (Público, 9 abr. 2018), e «Peritos em Lisboa para observar a Galáxia Tabucchi», de João Céu e Silva (Diário de Notícias, 7 abr. 2018). Nos canais audiovisuais, são de referir as reportagens na RTP, no Jornal da Tarde (RTP1, 11 abr. 2018) e no magazine As Horas Extraordinárias (RTP3, 10 abr. 2018).

Isabel Falcão, 2022


Ficha Técnica


Artistas / Participantes


Eventos Paralelos

Colóquio

Galáxia Tabucchi / Galassia Tabucchi

9 abr 2018 – 10 abr 2018
Fundação Calouste Gulbenkian / Edifício Sede – Auditório 3
Lisboa, Portugal
Exibição audiovisual

Requiem

9 abr 2018
Fundação Calouste Gulbenkian / Centro de Arte Moderna – Sala Polivalente
Lisboa, Portugal
Performance

Leituras e Música

10 abr 2018
Fundação Calouste Gulbenkian / Edifício Sede – Zona de Congressos
Lisboa, Portugal

Publicações


Material Gráfico


Fotografias

Colóquio «Galáxia Tabucchi / Galassia Tabucchi». Guilherme d'Oliveira Martins (à esq.) e José Sasportes (à dir.)
Salvatore Settis (à esq.), Paolo Flores D'Arcais (à dir.), Paolo Mauri (ao fundo à esq.), Anna Dolfi e Remo Bodei (ao fundo à dir.)
Colóquio «Galáxia Tabucchi / Galassia Tabucchi». Salvatore Settis, Maria José de Lancastre (à esq.) e Guilherme d'Oliveira Martins (à dir.)
Colóquio «Galáxia Tabucchi / Galassia Tabucchi». Maria José de Lancastre
Colóquio «Galáxia Tabucchi / Galassia Tabucchi». Maria José de Lancastre, Guilherme d'Oliveira Martins (à esq.) e Salvatore Settis (à dir.)
Colóquio «Galáxia Tabucchi / Galassia Tabucchi». Salvatore Settis
Colóquio «Galáxia Tabucchi / Galassia Tabucchi». Maria José de Lancastre, Guilherme d'Oliveira Martins (à esq.) e Salvatore Settis (à dir.)
Colóquio «Galáxia Tabucchi / Galassia Tabucchi». Eduardo Lourenço
Colóquio «Galáxia Tabucchi / Galassia Tabucchi». Paolo Flores D'Arcais (à esq.) e Remo Bodei (à dir.)
Colóquio «Galáxia Tabucchi / Galassia Tabucchi». Eduardo Lourenço
Colóquio «Galáxia Tabucchi / Galassia Tabucchi»
Colóquio «Galáxia Tabucchi / Galassia Tabucchi». Paolo Flores D'Arcais, Remo Bodei, Eduardo Lourenço, José Sasportes (à esq.) e Guilherme d'Oliveira Martins (à dir.)
Colóquio «Galáxia Tabucchi / Galassia Tabucchi». Paolo Flores D'Arcais (à esq.), Remo Bodei (ao centro), Eduardo Lourenço (ao centro) e José Sasportes (à dir.)
Colóquio «Galáxia Tabucchi / Galassia Tabucchi». Paolo Flores D'Arcais
Colóquio «Galáxia Tabucchi / Galassia Tabucchi». Remo Bodei
Colóquio «Galáxia Tabucchi / Galassia Tabucchi». Paolo Flores D'Arcais, Eduardo Lourenço, José Sasportes, Guilherme d'Oliveira Martins (à esq.) e Remo Bodei (à dir.)
Colóquio «Galáxia Tabucchi / Galassia Tabucchi». Giulio Ferroni
Colóquio «Galáxia Tabucchi / Galassia Tabucchi». Giulio Ferroni
Colóquio «Galáxia Tabucchi / Galassia Tabucchi». Richard Zenith, Maria José de Lancastre, Eduardo Lourenço
Colóquio «Galáxia Tabucchi / Galassia Tabucchi». Paolo Mauri, Thea Rimini, Anna Dolfi, José Sasportes e Giulio Ferroni
Colóquio «Galáxia Tabucchi / Galassia Tabucchi». Thea Rimini (à esq.) e Anna Dolfi (à dir.)
Colóquio «Galáxia Tabucchi / Galassia Tabucchi». Paolo Mauri (à esq.), Thea Rimini (centro à esq.), Anna Dolfi (ao centro), José Sasportes e Giulio Ferroni (à dir.)
Colóquio «Galáxia Tabucchi / Galassia Tabucchi». Thea Rimini
Colóquio «Galáxia Tabucchi / Galassia Tabucchi». Rita Manoto (à esq.), Roberto Francavilla, Timothy Basi, Gustavo Rubim (à dir.)
Colóquio «Galáxia Tabucchi / Galassia Tabucchi». Rita Manoto
Colóquio «Galáxia Tabucchi / Galassia Tabucchi». Gustavo Rubim
Colóquio «Galáxia Tabucchi / Galassia Tabucchi». Rita Manoto, Roberto Francavilla, Gustavo Rubim (à esq.) e Timothy Basi (à dir.)
Colóquio «Galáxia Tabucchi / Galassia Tabucchi». Carlos Gumpert
Colóquio «Galáxia Tabucchi / Galassia Tabucchi». Tadahiko Wada (à esq.) e Shagha Sharafi (à dir.)
Colóquio «Galáxia Tabucchi / Galassia Tabucchi». Tadahiko Wada, Shagha Sharafi, Karin Fleischanderl (à esq.) e Carlos Gumpert (à dir.)
Colóquio «Galáxia Tabucchi / Galassia Tabucchi». Tadahiko Wada
Colóquio «Galáxia Tabucchi / Galassia Tabucchi». Eleonora Conti
Colóquio «Galáxia Tabucchi / Galassia Tabucchi». Flavia Brizio-Skov
Colóquio «Galáxia Tabucchi / Galassia Tabucchi». Giovanni Palmieri
Colóquio «Galáxia Tabucchi / Galassia Tabucchi». Perle Abbrugiati
Colóquio «Galáxia Tabucchi / Galassia Tabucchi». Roberto Francavilla, António Mega Ferreira e Nuno Júdice
Performance «Leituras e Música». Bernardo Moreira (à esq.), Yvette K. Centeno (ao centro) e Rui Nery (à dir.)
Colóquio «Galáxia Tabucchi / Galassia Tabucchi». António Mega Ferreira, Nuno Júdice (à esq.)e Roberto Francavilla (à dir.)
Performance «Leituras e Música». Jorge Silva Melo (à esq.) e Fabrizio Gifuni (à dir.)
Colóquio «Galáxia Tabucchi / Galassia Tabucchi». Nuno Júdice
Performance «Leituras e Música»
Performance «Leituras e Música». Fabrizio Gifuni
Performance «Leituras e Música». Carlos Martins e Carlos Barretto (ao fundo)
Performance «Leituras e Música». Carlos Martins (à esq.) e Carlos Barretto (à dir.)
Performance «Leituras e Música». Jorge Silva Melo (à esq.), Fabrizio Gifuni, Carlos Martins (ao centro) e Carlos Barretto (à dir.)
Performance «Leituras e Música». Jorge Silva Melo
Performance «Leituras e Música». Maria José de Lancastre
Performance «Leituras e Música». Bernardo Moreira (à esq.), Yvette K. Centeno (ao centro) e Rui Nery (à dir.)
Jorge Lopes e Joana Grilo
Teresa Gouveia (à esq.), Maria José de Lancastre (ao centro) e Guilherme d'Oliveira Martins (ao centro)
Maria José de Lancastre e Guilherme d'Oliveira Martins
Maria José de Lancastre e Guilherme d'Oliveira Martins
Nuno Júdice (à esq.)
Maria José de Lancastre
Maria José de Lancastre (à esq.) e Paolo Flores d’Arcais (à dir.)
Thea Rimini (à dir.)
Francisco Ariztia (à esq.)
Anna Dolfi (à esq.), Tadahiko Wada (ao centro)
Guilherme de Oliveira Martins (à esq.), Salvatore Settis (ao centro)
José Sasportes (à esq.), Guilherme de Oliveira Martins e Paolo Flores d’Arcais (ao fundo, à dir.)
Giovanni Palmieri (à esq.)
Rui Nery
Francisco Ariztia
Carlos Gumpert (à esq.)
Richard Zenith

Multimédia


Documentação


Periódicos


Páginas Web


Fontes Arquivísticas

Arquivo Digital Gulbenkian, Lisboa

Conjunto de documentos referentes à exposição. Contém materiais gráficos, comunicado de imprensa, programa, pressbook, entre outros. 2018

Arquivos Gulbenkian (Museu Calouste Gulbenkian), Lisboa / MCG 04822

Pasta com documentação referente à programação das atividades da FCG para os anos de 2017 a 2019. Contém correspondência interna e externa. 2016 – 2017

Arquivo Digital Gulbenkian, Lisboa / ID: 57650

Coleção fotográfica, cor: evento paralelo (FCG, Lisboa) 2018 – 2018

Arquivo Digital Gulbenkian, Lisboa / ID: 57978

Coleção fotográfica, cor: inauguração (FCG, Lisboa) 2018

Arquivo Digital Gulbenkian, Lisboa / ID: 58062

Coleção fotográfica, cor: montagem (FCG, Lisboa) 2018

Arquivo Digital Gulbenkian, Lisboa / ID: 58849

Coleção fotográfica, cor: evento paralelo «Galáxia Tabucchi. Leituras e Música» (FCG, Lisboa) 2018

Definição de Cookies

Definição de Cookies

Este website usa cookies para melhorar a sua experiência de navegação, a segurança e o desempenho do website. Podendo também utilizar cookies para partilha de informação em redes sociais e para apresentar mensagens e anúncios publicitários, à medida dos seus interesses, tanto na nossa página como noutras.