Pontos de Encontro. Atravessar Culturas através dos Tempos

Projeto «Gulbenkian Itinerante. Percursos pelas Coleções do Museu Gulbenkian»

Exposição integrada no programa «Gulbenkian Itinerante», projeto da responsabilidade do Museu Calouste Gulbenkian (Coleção do Fundador e Coleção Moderna), sob coordenação de Nuno Vassallo e Silva, baseado numa rede de parcerias com instituições sediadas em diversas cidades portuguesas.
An exhibition held in the context of the “Gulbenkian Itinerante” (Gulbenkian on Tour) project led by the Calouste Gulbenkian Museum (Founder’s Collection and Modern Collection) and coordinated by Nuno Vassallo e Silva, based on a network of partnerships with institutions in various cities throughout Portugal.

No âmbito do programa «Gulbenkian Itinerante», que vigorou entre 2018 e 2020, foram apresentadas «obras da Coleção do Fundador e da Coleção Moderna […] em diversos espaços culturais do país, com vista a um maior usufruto dos públicos do património artístico da Fundação Calouste Gulbenkian» (Relatório e Contas FCG. 2018, 2019, p. 87). O projeto, coordenado por Nuno Vassallo e Silva, curador e responsável pela equipa de gestão da coleção do Museu Calouste Gulbenkian (MCG), contou com a curadoria externa das instituições que participaram na organização das mostras. Desta parceria resultaram cinco exposições, com diferentes propostas expositivas, intituladas «Corpo e Paisagem» (2018-1019), «Lugares, Paisagens, Viagens» (2018), «Mares sem Tempo» (2019), «Pontos de Encontro» (2019) e «Os Domínios do Olhar» (2020).

A propósito da inauguração da exposição «Corpo e Paisagem» em Bragança, Penelope Curtis, diretora do MCG de 2015 a 2020, sublinhou, numa entrevista a um semanário local, a grande liberdade de escolha por que se pautaram estas mostras, uma vez que a equipa do MCG convidou os curadores locais para verem as reservas das duas coleções e selecionarem as obras que entendessem, com o objetivo de se cruzarem as duas coleções. «A coleção de Calouste Gulbenkian é muito rara, porque tem peças da Síria e da Pérsia, dos séculos XVI e XVII», lembrava Curtis na mesma entrevista (Lopes, Mensageiro de Bragança, 6 dez. 2018).

Apoiado numa rede de parcerias com instituições portuguesas distribuídas pelo território nacional, o projeto das exposições itinerantes privilegiou as regiões mais distantes dos principais centros culturais, para combater as assimetrias culturais do país. Com estas exposições, organizadas em torno do eixo temático «Atravessar Culturas através dos Tempos» e programadas entre 2018 e 2020, pretendeu-se, articulando as obras da coleção da Fundação Calouste Gulbenkian [FCG] com o património cultural das diferentes cidades de acolhimento, promover novas leituras sobre as coleções da FCG, então identificadas como Coleção do Fundador, «as obras reunidas por Calouste Sarkis Gulbenkian», e Coleção Moderna, «o conjunto resultante das aquisições, legados e doações reunido após 1956» (Gulbenkian Itinerante. Percursos pelas Coleções do Museu Gulbenkian, 2018, p. 1).

O programa foi apresentado num folheto/jornal, com a reprodução, na capa, da obra Os Óculos do Poeta Álvaro de Campos – Heterónimo de Fernando Pessoa, 1980 (Inv. 83P429), de António Costa Pinheiro, com a calendarização das exposições programadas para os anos de 2018 e 2019, além de uma sinopse de cada um dos projetos e imagens de algumas das obras selecionadas.

A grande preocupação, de acordo com Nuno Vassallo e Silva, foi promover a partilha e a atividade cultural, estabelecendo um conjunto de parcerias com instituições nacionais afastadas dos grandes centros, embora dotadas de equipamentos de exceção. Nestas parcerias, construídas em comum, foi sempre tido em conta o olhar dos parceiros. Aos curadores de cada um dos equipamentos foi dada liberdade para observar o património da Fundação e para montar as exposições de acordo com as necessidades locais, sublinhou o responsável pelo projeto (Pinheiro, Jornal i, 7 dez. 2018).

Como tal, esta exposição, datada de 2019 e intitulada «Pontos de Encontro. Atravessar Culturas através dos Tempos», teve curadoria do arquiteto Ricardo Estevam Pereira, da Câmara Municipal de Sines, e esteve patente no Centro de Artes de Sines, entre 16 de março de 2019 e 9 de junho de 2019. A mostra reuniu 70 obras (18 obras do acervo da Coleção do Fundador e 52 da Coleção Moderna) e privilegiou, propósito patenteado no título, os diálogos entre obras de técnicas diversas, como a pintura, a escultura, o desenho, a fotografia e as artes decorativas, de datação e geografias distintas.

De acordo com o curador, o ponto de partida para este projeto expositivo foi a obra Minha Mãe, 1923 (Inv. 99P832), de Mário Eloy (1900-1951), uma composição que serviu também como imagem de divulgação da exposição em todos os materiais de comunicação. A ideia central deste programa, segundo Ricardo Estevam Pereira, assentou na reflexão sobre os processos criativos desenvolvidos ao longo do período histórico abrangido pelas obras, de forma a comprovar «que o espaço físico e temporal que separa as duas coleções do Museu Calouste Gulbenkian pouco significado tem perante o poder de diálogo intemporal das obras de arte» (Gulbenkian Itinerante. 2018-2019 [programa], 2018, p. 12).

De entre os autores selecionados para estas exposições, destacam-se nomes como José de Almada Negreiros (1893-1970), Daniel Blaufuks (1963), Helena Almeida (1934-2018), António Costa Pinheiro (1932-2015), Luís Noronha da Costa (1942-2020), Júlio Pomar (1926-2018), Ana Hatherly (1929-2015), Eduardo Nery (1938-2013) ou Julião Sarmento (1948-2021), representando a coleção contemporânea da FCG, e Félix Ziem (1821-1911), Igusa Kuniyoshi (1798-1861) e Jean-Honoré Fragonard (1732-1806), representando obras do acervo adquirido por Calouste Sarkis Gulbenkian (1869-1955).

A exposição «Pontos de Encontro. Atravessar Culturas através dos Tempos» teve uma atenção moderada na comunicação social, à semelhança das outras exposições integradas no programa «Gulbenkian Itinerante», que foram objeto de diversas notícias cumprindo apenas o propósito de divulgação do projeto curatorial e promovendo o programa de descentralização da FCG realizado em parceria com museus regionais. De entre os artigos em periódicos (imprensa e digital), destacam-se os artigos nos jornais Público (29 nov. 2018), Jornal i (6 e 7 dez. 2018), Diário de Notícias (1 dez. 2018) e Observador (29 nov. 2018) e nas plataformas Nascer do Sol (6 dez. 2018) e Gerador (30 abr. 2019). Nos meios de âmbito regional, foram publicados artigos online no Notícias de Sines (15 mar. e 11 mai. 2019), no Diário do Alentejo (3 mai. 2019) e no Jornal Sudoeste (15 e 16 mar. 2019).

O projeto «Gulbenkian Itinerante» integrou ainda uma extensa programação do Coro e Orquestra Gulbenkian, passando por diversas cidades portuguesas, como Caldas da Rainha, Águeda, Porto, Coimbra, Mafra, Marvão ou Viseu, e por cidades fora do país, como Madrid, Úbeda, Estrasburgo, Santa Cruz de Tenerife, Valência de Alcântara e Barcelona, numa iniciativa conjunta que pretendeu «alargar a programação artística a todos os públicos e estabelecer uma colaboração regular com os diferentes agentes culturais nacionais» (Gulbenkian Itinerante. 2018-2019 [programa], 2018).

Isabel Falcão, 2022


Ficha Técnica


Artistas / Participantes


Coleção Gulbenkian

S/ Título

Alberto Carneiro (1937-2017)

S/ Título, 1964 / Inv. 82E848

S/ Título

Alexandre Delgado O'Neill (1959-1993)

S/ Título, Inv. FP486

S/Título

Alice Jorge (1924-2008)

S/Título, 1961 / Inv. 62P254

Título desconhecido

Amadeo de Souza-Cardoso (1887-1918)

Título desconhecido, Inv. 86DP331

Título desconhecido

Ana Hatherly (1929-2015)

Título desconhecido, Inv. 04DP2002

Domingo à Tarde

Ana Vidigal (1960-)

Domingo à Tarde, 2000 / Inv. IM33

Penélope

Ana Vidigal (1960-)

Penélope, 2000 / Inv. 10E1619

Sem título

António Areal (1934-1978)

Sem título, Inv. DP1514

Sem título

António Carneiro (1872-1930)

Sem título, Inv. DP540

Espaço - Poético - Natureza

António Costa Pinheiro (1932- 2015)

Espaço - Poético - Natureza, 1983 / Inv. 84P466

s/título

Bernardo Marques (1898-1962)

s/título, c.1953 / Inv. DP1668

Barcos

Carlos Botelho (1899-1982)

Barcos, 1948 / Inv. 83P375

A Paisagem de Sines

Celestino Alves (1913-1974)

A Paisagem de Sines, 1964 / Inv. 65P282

A Deusa da Razão

Charles-Alexandre Coessin de La Fosse (1829-1900)

A Deusa da Razão, 2ª metade do séc. XIX / Inv. 2503

Ein Tag im Mostar (série)

Daniel Blaufuks (1963-)

Ein Tag im Mostar (série), 1996 / Inv. 98FP336

I Spy

Daniel Blaufuks (1963-)

I Spy, 2003 / Inv. 03FP428

Desconhecido

c.1566-74 / Inv. 1579

Desconhecido

Final do século XVI / Inv. 1625

Desconhecido

c.1570-85 / Inv. 1653

Desconhecido

3º. quartel do século XVI / Inv. M17

Desconhecido

Século XVIII / Inv. M4

Panejamento de veludo

Desconhecido

Panejamento de veludo, Inv. 1425

A Sopa de Arroios

Domingos António de Sequeira (1768-1837)

A Sopa de Arroios, Inv. GP1102

L'Ardoise à L'Artichaud

Eduardo Luiz (1932-1988)

L'Ardoise à L'Artichaud, 1965 / Inv. 67P292

Fractura / Paisagem II

Eduardo Nery (1938-2013)

Fractura / Paisagem II, 1982 / Inv. 83P434

Longos Caminhos

Eduardo Nery (1938-2013)

Longos Caminhos, 1980 / Inv. 84FP175/2

N.º 15 da série Metamorfoses

Eduardo Nery (1938-2013)

N.º 15 da série Metamorfoses, 2003 / Inv. 05FP461

s/título (O pintor Francis Smith)

Emmerico Nunes (1888-1968)

s/título (O pintor Francis Smith), Paris 1909 / Inv. DP127

Fakir Ali (calígrafo)

1610-1620 / Inv. M11

A praça de São Marcos em Veneza

Félix Ziem (1821-1911)

A praça de São Marcos em Veneza, c. 1860-70 / Inv. 354

Ciprestes em Scutari

Félix Ziem (1821-1911)

Ciprestes em Scutari, 2ª metade do séc. XIX / Inv. 397

Vista do Velho Porto de Marselha

Félix Ziem (1821-1911)

Vista do Velho Porto de Marselha, c. 1850-60 / Inv. 137

Albertina Mântua

Fernando Lemos (1926-2019)

Albertina Mântua, 1949-52 / Inv. FP418

A arte da fuga - I - La chambre verte

Gaëtan (1944-2019)

A arte da fuga - I - La chambre verte, 03/01/1993 / Inv. DP1618

S/Título

Gil Amourous (1971-)

S/Título, 2002 / Inv. 02DP1836 1-2

Janelas

Hansi Staël (1913-1962)

Janelas, 1957 / Inv. GE720

Melodia de Lisboa

Hansi Staël (1913-1962)

Melodia de Lisboa, Inv. GE721

Mercado

Hansi Staël (1913-1962)

Mercado, Inv. GE726

Ouve-me

Helena Almeida (1934-2018)

Ouve-me, Inv. IM13

HOKUSAI, Katsushika

Inv. 1993

Colonnade et Jardins du Palais Médicis

Jean-François Janinet (1752-1814)

Colonnade et Jardins du Palais Médicis, Gravada em 1776 / Inv. 1811

Interior de um Parque Romano

Jean-Honoré Fragonard (1732-1806)

Interior de um Parque Romano, Meados de 1770 / Inv. 2299

O Ornitóptero

João Abel Manta (1928-)

O Ornitóptero, 1960 / Inv. DP1325

Maquete para estátua equestre

João Cutileiro (1937-2021)

Maquete para estátua equestre, 1962-63 / Inv. 19E1873

S/ Título

João Queiroz (1957-)

S/ Título, 2005/06 / Inv. 06P1384

Vitruvio 2

Jorge Guerra (1936-)

Vitruvio 2, 1987 / Inv. FP8

Face lavée d'oubli...

Jorge Molder (1947-)

Face lavée d'oubli..., 1984 / Inv. 84FP395

O Pequeno Mundo

Jorge Molder (1947-)

O Pequeno Mundo, 2000 / Inv. FP515

Partida de emigrantes

José de Almada Negreiros (1893-1970)

Partida de emigrantes, Inv. TP1 A

Partida de emigrantes

José de Almada Negreiros (1893-1970)

Partida de emigrantes, Inv. TP3 A

Febre (16)

Julião Sarmento (1948-2021)

Febre (16), Inv. 96DP1639

The House With Upstairs in it

Julião Sarmento (1948-2021)

The House With Upstairs in it, Inv. GP1802

Lusitânia no Bairro Latino (Retratos de Mário de Sá Carneiro, Santa-Rita Pintor e Amadeo de Souza Cardoso)

Júlio Pomar (1926-2018)

Lusitânia no Bairro Latino (Retratos de Mário de Sá Carneiro, Santa-Rita Pintor e Amadeo de Souza Cardoso), Inv. 88P584

Odalisque à L'Esclave II, d'après Ingres

Júlio Pomar (1926-2018)

Odalisque à L'Esclave II, d'après Ingres, Inv. 83P768

As Estações do Tokaido

KUNIYOSHI, Igusa

As Estações do Tokaido, Inv. 2437

O Azul Eterno do Mediterrâneo

Luís Noronha da Costa (1942-2020)

O Azul Eterno do Mediterrâneo, c. 1967/1968 / Inv. 83E1153

Visitação

Manuel Botelho

Visitação, 1999-2000 / Inv. 01P1221

A Pesca ao Arpão

Manufactura de Aubusson

A Pesca ao Arpão, Inv. 32B

Pesca à linha

Manufactura de Aubusson

Pesca à linha, Inv. 32A

The City: On the twelfth day the streetsweeper lost his job

Margarida Kendall

The City: On the twelfth day the streetsweeper lost his job, (1982?) / Inv. DP1851

André Malraux Nº 3

Maria Helena Vieira da Silva (1908-1992)

André Malraux Nº 3, Inv. GE356

Atlantide

Maria Helena Vieira da Silva (1908-1992)

Atlantide, Inv. GE383

Pintura II

Maria Teresa Dias Coelho

Pintura II, Inv. 80P1407

Minha mãe

Mário Eloy (1900-1951)

Minha mãe, Inv. 99P832

S/Título

Menez (1926-1995)

S/Título, 1969 / Inv. 83P189

Mir Ali al-Katib

Século XVI / Inv. M13

B - sides # 13 (carros)

Nuno Cera (1972-)

B - sides # 13 (carros), 2001 / Inv. 01FP457

B - sides #11 (túnel)

Nuno Cera (1972-)

B - sides #11 (túnel), 2001 / Inv. 01FP456

Sem título

Paulo Nozolino (1955-)

Sem título, Inv. 83FP171

S/Título

Rui Moreira (1971-)

S/Título, 2003 / Inv. 03DP1842


Publicações


Documentação


Periódicos


Páginas Web


Fontes Arquivísticas

Arquivos Gulbenkian (Museu Calouste Gulbenkian), Lisboa / MCG 04822

Pasta com documentação referente à programação das atividades da FCG para os anos de 2017 a 2019. Contém correspondência interna e externa. 2016 – 2017

Arquivo Digital Gulbenkian, Lisboa

Conjunto de documentos referentes à exposição. Contém pressbook, texto do curador e tabelas. 2019


Exposições Relacionadas

Definição de Cookies

Definição de Cookies

Este website usa cookies para melhorar a sua experiência de navegação, a segurança e o desempenho do website. Podendo também utilizar cookies para partilha de informação em redes sociais e para apresentar mensagens e anúncios publicitários, à medida dos seus interesses, tanto na nossa página como noutras.