Estampes de la Fondation Calouste Gulbenkian

Exposição de gravuras da coleção do Centro de Arte Moderna. Esta mostra, cocomissariada por Luc Brévart e Ana Vasconcelos, apresentava duas seleções de trabalhos, uma de caráter antológico, outra de natureza temática, revelando a multiplicidade e singularidade da coleção.
Exhibition of prints from the Modern Art Centre Collection. The show, co-curated by Luc Brévart and Ana Vasconcelos, presented two selections of works, one displayed as a retrospective, the other thematic, revealing the multiplicity and unique nature of the collection.

Exposição de gravuras da Coleção do Centro de Arte Moderna (CAM), apresentada em Le Quai de la Batterie, em Arras, França.

Le Quai de la Batterie é uma associação que desenvolve um importante trabalho de apoio e divulgação da arte contemporânea em Arras, com especial incidência na gravura. As suas instalações, no Hôtel de Guînes, incluem ateliês e salas de exposição, onde têm sido apresentados trabalhos de artistas nacionais e internacionais, alguns deles em residência.

Esta mostra, comissariada conjuntamente por Ana Vasconcelos, conservadora da coleção de gravura do CAM, e Luc Brévart, diretor da referida associação, foi programada na sequência da «Saison Portugaise», que aí tivera lugar em 2010/11, e dos contactos então estabelecidos. Após Luc Brévart manifestar o seu interesse em receber em Le Quai de la Batterie uma exposição de gravuras da coleção do CAM, iniciou-se um processo colaborativo que culminou numa exposição dividida em dois eixos: «Regards sur une Collection» e «Corps Imprimés et Petites Histoires». Esta opção, como explica Ana Vasconcelos no seu texto para o catálogo, resultou da necessidade de alcançar diferentes públicos. Assim, em cada uma das partes da exposição foram adotadas formas de expor distintas, de modo a responder a diferentes necessidades dos públicos-alvo.

A primeira parte da exposição, destinada a um público mais maduro e conhecedor, encontrava-se distribuída ao longo dos três salões – Salon Blanc, Salon de Chasse e Salon Or – do hôtel particulier do século XVIII onde Le Quai de la Batterie está sediado. Como explica Ana Vasconcelos, esta mostra tinha como objetivo, ser «très représentative de la diversité de la collection du CAM» (Estampes de La Fondation Calouste Gulbenkian, 2012, p. 5), seguindo assim a linha das mostras «1/150. Gravar e Multiplicar. Gravuras da Colecção do Centro de Arte Moderna da Fundação Calouste Gulbenkian» (2009) e «Blink. Gravuras da Colecção do CAM» (2009).

A seleção apresentada revelava uma grande diversidade de técnicas, linguagens e temáticas, além de cobrir um vasto arco temporal, sendo a obra mais antiga de 1916 (uma litografia de Otto Mueller), e a mais recente de 1980( uma água-forte de François-Xavier Lalanne). Vários artistas se encontravam representados com mais de um trabalho, sendo de referir que o número de artistas portugueses correspondia a menos de metade da totalidade dos artistas selecionados. Entre estes encontravam-se trabalhos de José de Almada Negreiros (1893-1970), Maria Helena Vieira da Silva (1908-1992), Paula Rego (1935), Lourdes Castro (1930), Fernando Calhau (1948-2002) e Julião Sarmento (1948-2021).

Ao invés de seguir uma linha cronológica, ou de agrupar os artistas por nacionalidade, a mostra punha em diálogo obras de artistas de gerações e contextos distintos, em núcleos abertos e comunicantes. Não obstante cada sala constituir um núcleo, eram identificáveis afinidades temáticas ou de linguagem.

No Salon Blanc foram reunidos trabalhos de artistas como Fernando Calhau, Richard Hamilton e Julião Sarmento, que exploram sobreposições, desdobramentos, reflexos, mas também representações figurativas de mulheres, como Sans Titre (s.d.), de Man Ray, Le Repos du modèle (1924), de Matisse, ou Mère de l'Artiste à la Fenêtre (1964), de Giacometti.

No Salon de Chasse encontravam-se diferentes representações do corpo humano, algumas de desenho simplificado e linear, nas quais predomina a bidimensionalidade (Almada Negreiros, Otto Mueller), e outras detalhadas, com tratamento volumétrico das formas (Henry Moore). A estas gravuras juntavam-se outras, de natureza abstrata (Maria Helena Vieira da Silva), ou que retratam cenas reais ou imaginárias, revelando diferentes linguagens (Jacek Gaj, Bartolomeu Cid dos Santos, Paula Rego). A diversidade de propostas reunidas era, deste modo, caracterizadora da multiplicidade e abrangência da coleção.

Por último, no Salon d'Or era proposto um breve percurso, da geometrização das formas à abstração geométrica, no campo da gravura, ao qual se associaram exemplos de expressionismo abstrato, com trabalhos de Sonia Delaunay (1885-1979), Max Ernst (1891-1976), Joan Miró (1893-1983), Jacques Villon (1875-1963), Hans Hartung (1904-1989), Alfred Manessier (1911-1993), entre outros.

A segunda parte da exposição – «Corps Imprimés et Petites Histoires» – pretendia seguir, como explica Ana Vasconcelos, «les fils narratifs de la représentation du corps et de la création de petites histoires basées sur les images» (Estampes de la Fondation Calouste Gulbenkian, 2012, p. 5). Com vista a alcançar um público jovem, os curadores procuraram apresentar «les œuvres de manière plus conviviale, considérant la présence physique du public visé, avec un aspect interactif souvent mentionné en muséologie mais peu mis en pratique» (Estampes de la Fondation Calouste Gulbenkian, 2012, p. 5). Seguindo esse propósito, foi também selecionado um conjunto de obras que se caracteriza por um forte sentido lúdico, dinâmico e colorido, do qual se destacam gravuras de Roberto Matta (1911-2002), Karel Appel (1921-2006), Pierre Alechinsky (1927), Niki de Saint Phalle (1930-2002), Pablo Picasso (1881-1973), Asger Jorn (1914-1973), mas também de artistas portugueses como Maria Beatriz (1940-2020) e José de Guimarães (1939).

A exposição foi acompanhada por uma pequena publicação que, além de reunir breves textos de Isabel Carlos, Ana Vasconcelos e Luc Brévart, reproduz uma seleção das obras expostas. O texto de Ana Vasconcelos contextualiza as obras em exposição através de uma breve apresentação da coleção de gravura do CAM, que dá também a conhecer o importante papel da Fundação Calouste Gulbenkian no apoio à produção e à divulgação da gravura em Portugal.

Mariana Roquette Teixeira, 2019


Ficha Técnica


Artistas / Participantes


Coleção Gulbenkian

Mère de l'Artiste à la Fenêtre

Alberto Giacometti (1901-1966)

Mère de l'Artiste à la Fenêtre, (1964) / Inv. GE125

sem título

Alfred Manessier (1911-1993)

sem título, Inv. GE208

Drama I

Antonio Saura (1930-1998)

Drama I, 1970 / Inv. GE261

Entrée Secoure

Asger Jorn (1914-1973)

Entrée Secoure, 1971 / Inv. GE185

Euclide Coincé

Asger Jorn (1914-1973)

Euclide Coincé, 1971 / Inv. GE184

sem título

Auguste Herbin (1882-1960)

sem título, Inv. GE166

Terra Incógnita - 2

Bartolomeu Cid dos Santos (1931- 2008)

Terra Incógnita - 2, Inv. GP754

Vida Silenciosa

Bartolomeu Cid dos Santos (1931- 2008)

Vida Silenciosa, 1964 / Inv. GP20

sem título

Bram van Velde (1895-1981)

sem título, Inv. GE275

Composition (Saphire 17)

Fernand Léger (1881-1955)

Composition (Saphire 17), 1947 / Inv. GE506

sem título #462

Fernando Calhau (1948-2002)

sem título #462, 1974 / Inv. 04GP1865

sem título #712

Fernando Calhau (1948-2002)

sem título #712, 1974 / Inv. 04GP1872

sem título #714

Fernando Calhau (1948-2002)

sem título #714, 1974 / Inv. 04GP1874

sem título #719

Fernando Calhau (1948-2002)

sem título #719, 1974 / Inv. 04GP1879

sem título #725

Fernando Calhau (1948-2002)

sem título #725, 1974 / Inv. 04GP1885

sem título #730

Fernando Calhau (1948-2002)

sem título #730, 1974 / Inv. 04GP1890

La Mémoire du Rhinocéros

François-Xavier Lalanne (1927-)

La Mémoire du Rhinocéros, 1980 / Inv. GE204

sem título

Hans Hartung (1904-1989)

sem título, Inv. GE173

Le repos du modèle

Henri Matisse (1898-1954)

Le repos du modèle, 1924 / Inv. GE220

Seated Mother and Child

Henry Moore (1898-1986)

Seated Mother and Child, Inv. GE433

sem título

Henry Moore (1898-1986)

sem título, Inv. GE431

The Artist's Hand I

Henry Moore (1898-1986)

The Artist's Hand I, Inv. GE440

The Artist's Hand V

Henry Moore (1898-1986)

The Artist's Hand V, Inv. GE444

Two reclined figures

Henry Moore (1898-1986)

Two reclined figures, 1977-1978 / Inv. GE432

Figur I

Horst Antes (1936-)

Figur I, Inv. GE10

Figur II

Horst Antes (1936-)

Figur II, Inv. GE11

"Zebasva" ou "Zobasva"

Jacek Gaj (1938-)

"Zebasva" ou "Zobasva", 1970 / Inv. GE556

Drabiny

Jacek Gaj (1938-)

Drabiny, 1967 / Inv. GE554

Odyseusz Dla B (Odisseia para B)

Jacek Gaj (1938-)

Odyseusz Dla B (Odisseia para B), 1969 / Inv. GE555

Orly

Jacques Villon (1875- 1963)

Orly, 1962 / Inv. GE271

sem título

Joan Miró (1893-1983)

sem título, Inv. GE211

sem título

Joan Miró (1893-1983)

sem título, Inv. GE213

sem título

Joan Miró (1893-1983)

sem título, Inv. GE214

Sem título

José de Almada Negreiros (1893-1970)

Sem título, Inv. GP1009

Sem título

José de Almada Negreiros (1893-1970)

Sem título, Inv. GP158

Gioconda Negra

José de Guimarães (1939-)

Gioconda Negra, Inv. GP1286

Mulher deitada

José de Guimarães (1939-)

Mulher deitada, Inv. GP1261

Título desconhecido

José de Guimarães (1939-)

Título desconhecido, Inv. GP985

A Peaceful Day in the Country

Julião Sarmento (1948-2021)

A Peaceful Day in the Country, Inv. GP1939

A Rainy Day in the Country

Julião Sarmento (1948-2021)

A Rainy Day in the Country, Inv. GP1938

S/ Título

Karel Appel (1921- 2006)

S/ Título, 1970 / Inv. GE5

S/ Título

Karel Appel (1921- 2006)

S/ Título, 1970 / Inv. GE6

Grande herbário de sombras (Sombra de Datura)

Lourdes Castro (1930-2022)

Grande herbário de sombras (Sombra de Datura), Inv. GP948

Sombra projectada de Arroyo

Lourdes Castro (1930-2022)

Sombra projectada de Arroyo, Inv. GP950

título desconhecido

Man Ray (1890-1976)

título desconhecido, Inv. GE238

Amor Louco

Maria Beatriz (1940-2020)

Amor Louco, 1967 / Inv. GP791

Cada um dança como pode

Maria Beatriz (1940-2020)

Cada um dança como pode, 1967 / Inv. GP776

Gravura

Maria Beatriz (1940-2020)

Gravura, 1967 / Inv. GP268

S/ Título

Maria Helena Vieira da Silva (1908-1992)

S/ Título, Inv. GE318

Sem Título

Maria Helena Vieira da Silva (1908-1992)

Sem Título, Inv. GE317

Sem Título

Maria Helena Vieira da Silva (1908-1992)

Sem Título, Inv. GE316

Flaque d’eau

Maurits Cornelis Escher (1898-1972)

Flaque d’eau, 1952 / Inv. GE121

Planétoïde en Tetraèdre

Maurits Cornelis Escher (1898-1972)

Planétoïde en Tetraèdre, 1954 / Inv. GE120

I Like Girls

Max Ernst (1891-1976)

I Like Girls, 1965 / Inv. GE119

Remember?

Niki de Saint-Phalle (1930-2002)

Remember?, 1970 / Inv. GE249

Reve de Jeune Fille

Niki de Saint-Phalle (1930-2002)

Reve de Jeune Fille, 1972 / Inv. GE248

You Made Me Discover

Niki de Saint-Phalle (1930-2002)

You Made Me Discover, 1970 / Inv. GE247

Zwei Knaben und vier Mädchen am Ufer

Otto Mueller (1874-1930)

Zwei Knaben und vier Mädchen am Ufer, Inv. GE218

sem título

Pablo Picasso (1881-1973)

sem título, Inv. GE237

Tilly in Kensington Gardens

Paula Rego (Lisboa, Portugal, 1935 – Londres, Inglaterra, 2022)

Tilly in Kensington Gardens, Inv. GP2018

Rien

Pierre Alechinsky (1927-)

Rien, Inv. GE9

Tout

Pierre Alechinsky (1927-)

Tout, Inv. GE8

Berlin Interior

Richard Hamilton (1922-2011)

Berlin Interior, Inv. 98GE597

Mirror Image

Richard Hamilton (1922-2011)

Mirror Image, Inv. 98GE596

sem título

Roberto Matta (1911-2002)

sem título, 1970 / Inv. GE221

La Femme au Paravent

Sonia Delaunay (1885-1979)

La Femme au Paravent, 1924 / Inv. GE91

Le Coeur à Gaz

Sonia Delaunay (1885-1979)

Le Coeur à Gaz, 1977 / Inv. GE108

sem título

Sonia Delaunay (1885-1979)

sem título, Inv. GE99


Publicações


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