O Palco na Coleção do CAM

30.º Aniversário do Centro de Arte Moderna

Exposição organizada numa parceria entre o Centro de Arte Moderna da Fundação Calouste Gulbenkian e o Centro de Arte de Ovar. Com curadoria de Ana Vasconcelos e Patrícia Rosas, a mostra reuniu um conjunto de 40 obras pertencentes à coleção do CAM, abordando o tema do palco.
Exhibition on the theme “the stage” organised by the Calouste Gulbenkian Foundation’s Modern Art Centre in partnership with the Ovar Art Centre. Curated by Ana Vasconcelos and Patrícia Rosas, the show brought together 40 works from the CAM-FCG collection.

Exposição organizada em parceria pelo Centro de Arte Moderna e pelo Centro de Arte de Ovar, com curadoria de Ana Vasconcelos e Patrícia Rosas. Reuniu um conjunto de 40 obras pertencentes à coleção do Centro de Arte Moderna (CAM), abordando o tema do palco: «Lugar da representação, [que] dá a ver, ilumina, expõe, traz à ribalta […]. Do palco, o artista encara e esquece o público, absorto na sua atuação. No palco ouvem-se os risos, as palmas, os insultos, as vaias.» (O Palco na Coleção do CAM, 2014, p. 4)

Apresentada, num primeiro momento, na Fundação Calouste Gulbenkian em 2013, por ocasião do 30.º aniversário da abertura do CAM, esta mostra nasceu de uma parceria de três anos entre a FCG e a Câmara Municipal de Ovar, visando mostrar obras do acervo do Centro de Arte Moderna em exposições organizadas no Centro de Arte de Ovar.

Depois da realização em Lisboa, no Centro de Arte Moderna, a exposição «O Palco na Coleção do CAM» foi apresentada na Galeria de Exposições Temporárias do Centro de Arte de Ovar, entre março e junho de 2014, e incluiu pinturas, desenhos e gravuras de um conjunto de artistas, entre os quais Bernardo Marques (1898-1962), Jorge Barradas (1894-1971), Mário Eloy (1900-1951) e José Pacheko (1885-1934).

Como complemento à mostra, o CAM publicou um caderno de exposição com a reprodução de algumas das obras expostas e com um texto de uma das curadoras responsáveis, Ana Vasconcelos.

A seleção das obras surgiu a partir do sentido «mais clássico de palco, como o lugar onde se atua, alargando-o em seguida, de modo a incluir diferentes imagens do mundo do espetáculo, desde a música, ao circo, aos bastidores, chegando até ao público nos camarotes ou misturado com os artistas», explicou Ana Vasconcelos. A curadora do CAM sublinhou a diferença entre o público do teatro e o do circo: enquanto o primeiro se destacava pelo espírito conservador, pelos luxuosos camarotes em ambiente de festa ou pelo uso do típico smoking, o segundo parecia revestir-se de um caráter «antiburguês, nómada, libertário, representando na arena os divertidos e arriscados números de amazonas, arlequins, palhaços e domadores» (O Palco na Coleção do CAM, 2014, p. 6).

Entre as obras expostas, contam-se desenhos de Querubim Lapa (1925-2016) com representações do circo; os cenários criados por Sá Nogueira (1921-2002) para a peça de teatro Johnson over Jordan, de J. B. Priestley; as representações de José Pacheko dos figurinos da escola de Isadora Duncan; duas aguarelas de Bernardo Marques, de 1922 e 1929, «num tempo em que as pateadas ainda se ouviam no S. Carlos, habituais entre um público blasé e coscuvilheiro, que ia à ópera para se mostrar e ser visto, e para conhecer as últimas aves canoras de arribação»; ou o malabarista da escada, representado num desenho de Roberto Nobre (1903-1969), que «desafia as leis da gravidade, liberto do palco, e arriscando a cabeça entre as nuvens» (Ibid.).

Joana Atalaia, 2019


Ficha Técnica


Artistas / Participantes


Coleção Gulbenkian

sem título

António Pedro (1909-1966)

sem título, 1935 / Inv. 04P1274

Estudo para "No Intervalo do Ensaio - no Palco"

António Soares (1894-1978)

Estudo para "No Intervalo do Ensaio - no Palco", 1944 / Inv. DP897

No camarim das Girls / Coristas das Folies Bergères - Série Lutécia - 7

António Soares (1894-1978)

No camarim das Girls / Coristas das Folies Bergères - Série Lutécia - 7, 1944 / Inv. DP868

Figura

Bernardo Marques (1898-1962)

Figura, Inv. 06DP2562

Figurinos

Bernardo Marques (1898-1962)

Figurinos, 1929 / Inv. 06DP3178

Figurinos

Bernardo Marques (1898-1962)

Figurinos, Inv. 06DP2549

s/título

Bernardo Marques (1898-1962)

s/título, 1922 / Inv. DP31

s/título

Bernardo Marques (1898-1962)

s/título, 1929 / Inv. DP1659

sem título

Jorge Barradas (1894-1971)

sem título, 1925 / Inv. P1496

Figurino

José de Almada Negreiros (1893-1970)

Figurino, Inv. DP180

Figurino para o bailado A Princesa dos Sapatos de Ferro

José de Almada Negreiros (1893-1970)

Figurino para o bailado A Princesa dos Sapatos de Ferro, Inv. DP3338

Silhueta sobre fundo azul

José de Almada Negreiros (1893-1970)

Silhueta sobre fundo azul, Inv. GP1962

Título desconhecido

José de Almada Negreiros (1893-1970)

Título desconhecido, Inv. DP185

José Pacheko (1885-1934)

Sem título, Inv. DP1123

Sem título

José Pacheko (1885-1934)

Sem título, Inv. DP1039

Sem título

José Pacheko (1885-1934)

Sem título, Inv. DP1038

No camarote (inacabado)

Mário Eloy (1900-1951)

No camarote (inacabado), Inv. 80P201

O Knock do Teatro Novo

Mário Eloy (1900-1951)

O Knock do Teatro Novo, Inv. DP753

Título desconhecido

Mário Eloy (1900-1951)

Título desconhecido, Inv. DP832

Johnson over Jordan

Rolando Sá Nogueira (1921-2002)

Johnson over Jordan, Inv. DP259 1-11


Publicações


Material Gráfico


Fotografias


Exposições Relacionadas

Definição de Cookies

Definição de Cookies

Este website usa cookies para melhorar a sua experiência de navegação, a segurança e o desempenho do website. Podendo também utilizar cookies para partilha de informação em redes sociais e para apresentar mensagens e anúncios publicitários, à medida dos seus interesses, tanto na nossa página como noutras.