Labirintos. Obras da Colecção do CAM

Colóquio «Labirintos da Adolescência. Roads to Whatever»

Exposição coletiva organizada no âmbito do colóquio «Labirintos da Adolescência. Roads to Whatever», do Fórum Gulbenkian de Saúde 2011. Com curadoria de Leonor Nazaré, esta mostra reuniu um conjunto de obras pertencentes à coleção do Centro de Arte Moderna, a partir das quais é proposta uma reflexão sobre o tema do fórum.
Collective exhibition organised for the colloquium “Labyrinths of Adolescence – Roads to Whatever”in the Gulbenkian Forum on Health 2011. Curated by Leonor Nazaré, the show included a selection of works belonging to the collection of the Modern Art Centre, in a display which encouraged reflection on the forum’s theme.

Exposição organizada no âmbito do colóquio «Labirintos da Adolescência. Roads to Whatever», do Fórum Gulbenkian de Saúde 2011, que tinha como objetivo «promover o conhecimento e o debate sobre os problemas que afectam a saúde, o desenvolvimento e o bem-estar na adolescência» (Labirintos. Obras da Colecção do CAM, 2011, s.p.).

Leonor Nazaré, curadora da exposição, construiu um discurso em torno desta temática, através de uma seleção de trabalhos pertencentes à coleção do Centro de Arte Moderna. Assim, à abordagem científica das diversas questões associadas ao tema, tratadas no colóquio, juntou-se um olhar com contornos poéticos e filosóficos, que aprofundava uma série de problemáticas existenciais, umas quase intemporais, outras fortemente desencadeadas pelos novos tempos, nos quais as novas tecnologias ocupavam um lugar preponderante.

No espaço da Galeria de Exposições Temporárias da Sede da Fundação Calouste Gulbenkian, dividido em várias salas, a curadora fez corresponder a cada uma delas diferentes experiências e vivências que, de um modo geral, marcam a vida de qualquer ser humano, sublinhando de um modo mais expressivo o período da adolescência, pelas suas especificidades.

O labirinto, usado como metáfora para esta etapa do desenvolvimento humano, parece ter servido de base para a construção do espaço expositivo. O visitante era convidado a percorrer livremente a galeria e a aventurar-se pelos diferentes espaços, de maiores ou menores dimensões, luminosos ou escurecidos, onde obras com diferentes linguagens artísticas o transportavam para o universo da adolescência, quer de um modo mais literal – como em Historia de la Música Rock (2002), de Rui Valério (1969), Whatever (2003-2004), de Bruno Pacheco (1974), ou em obras de Teresa Magalhães (1944) –, quer de um modo metafórico, a que correspondia a maior parte das obras expostas. Este caminho, sem princípio nem fim, era marcado por momentos fortemente silenciosos, mas também por outros em que o som se impunha, não seguindo uma norma ou cadência, causando uma certa instabilidade e confusão, próprias dos «labirintos» da adolescência.

Are You Safe When You Are Dreaming (2001), de João Pedro Vale (1976), ocupava um desses espaços, levando o espectador a refletir sobre um lado obscuro do sonho e dos seus perigos. A submersão e alheamento, para que esta peça pode remeter, estão muitas vezes associados a cisões interiores, às quais The Rest Is Silence II (2003), de Noé Sendas (1972), parece também aludir. Os deslizamentos, desfragmentações ou desfigurações explorados por Rui Sanches (1954) foram lidos à luz das questões da identidade, nas quais se podem também enquadrar os transtornos de personalidade.

A partir de trabalhos de Susana Anágua (1976), Susanne Themlitz (1968), João Paulo Serafim (1963), entre outros, Leonor Nazaré aprofunda a problemática do desnorte ou da incapacidade de orientação.

Por fim, a atração pelo caos, pelo fugaz e vertiginoso, o amor e a sexualidade, temáticas habitualmente abordadas quando se fala da adolescência, tiveram também nesta mostra o seu lugar, num núcleo que inclui obras de Rui Valério (1969), Peter Blake (1932), Teresa Magalhães (1944), Julião Sarmento (1948), Ana Jotta (1946), entre outros.

Para acompanhar a exposição foi produzido um catálogo, onde se destaca o texto da curadora. Este é bastante esclarecedor das relações traçadas e reflete a complexidade dos temas abordados, apoiando-se em bibliografia de referência, de diferentes áreas do conhecimento. Paralelamente, a reprodução das obras é acompanhada por pequenos textos, nos quais predomina um discurso de natureza historiográfica. É ainda de salientar o elogio de Emílio Rui Vilar, então presidente da Fundação Calouste Gulbenkian, ao trabalho desenvolvido por Leonor Nazaré: «Uma curadoria densa de investigação e estimulantemente propositiva.» (Labirintos. Obras da Colecção do CAM, 2011)

Mariana Roquette Teixeira, 2019


Ficha Técnica


Artistas / Participantes


Coleção Gulbenkian

Roger

Ana Jotta (1946-)

Roger, 1995 / Inv. 01E1217

Da série Whatever - Beach

Bruno Pacheco (1974- )

Da série Whatever - Beach, 2003/004 / Inv. 04DP1894

Da série Whatever - Bench

Bruno Pacheco (1974- )

Da série Whatever - Bench, 2003/04 / Inv. 04DP1871

Da série Whatever - Black Tie

Bruno Pacheco (1974- )

Da série Whatever - Black Tie, 2003/04 / Inv. 04DP1897

Da série Whatever - Blessed

Bruno Pacheco (1974- )

Da série Whatever - Blessed, 2003/04 / Inv. 04DP1887

Da série Whatever - Boot

Bruno Pacheco (1974- )

Da série Whatever - Boot, 2003/04 / Inv. 04DP1880

Da série Whatever - Bouquet

Bruno Pacheco (1974- )

Da série Whatever - Bouquet, 2003/04 / Inv. 04DP1891

Da série Whatever - Ceremony

Bruno Pacheco (1974- )

Da série Whatever - Ceremony, 2003/04 / Inv. 04DP1896

Da série Whatever - Dog

Bruno Pacheco (1974- )

Da série Whatever - Dog, 2003/04 / Inv. 04DP1878

Da série Whatever - Equitation Sentimentale

Bruno Pacheco (1974- )

Da série Whatever - Equitation Sentimentale, 2003/04 / Inv. 04DP1884

Da série Whatever - Equitation Sentimentale

Bruno Pacheco (1974- )

Da série Whatever - Equitation Sentimentale, 2003/04 / Inv. 04DP1889

Da série Whatever - Eye

Bruno Pacheco (1974- )

Da série Whatever - Eye, 2003/04 / Inv. 04DP1874

Da série Whatever - Fags, Tits and Champagne

Bruno Pacheco (1974- )

Da série Whatever - Fags, Tits and Champagne, 2003/04 / Inv. 04DP1892

Da série Whatever - Feeding From The Hand

Bruno Pacheco (1974- )

Da série Whatever - Feeding From The Hand, 2003/04 / Inv. 04DP1876

Da série Whatever - Interacial Fuck. Com

Bruno Pacheco (1974- )

Da série Whatever - Interacial Fuck. Com, 2003/04 / Inv. 04DP1885

Da série Whatever - Legs

Bruno Pacheco (1974- )

Da série Whatever - Legs, 2003/04 / Inv. 04DP1893

Da série Whatever - Legs

Bruno Pacheco (1974- )

Da série Whatever - Legs, 2003/04 / Inv. 04DP1873

Da série Whatever - Line Up

Bruno Pacheco (1974- )

Da série Whatever - Line Up, 2003/04 / Inv. 04DP1890

Da série Whatever - Plague

Bruno Pacheco (1974- )

Da série Whatever - Plague, 2003/04 / Inv. 04DP1898

Da série Whatever - S.P. in the Alpes

Bruno Pacheco (1974- )

Da série Whatever - S.P. in the Alpes, 2003/04 / Inv. 04DP1870

Da série Whatever - S:P: With S.M.

Bruno Pacheco (1974- )

Da série Whatever - S:P: With S.M., 2003/04 / Inv. 04DP1886

Da série Whatever - Sky Light

Bruno Pacheco (1974- )

Da série Whatever - Sky Light, 2003/04 / Inv. 04DP1879

Da série Whatever - Summer Rain

Bruno Pacheco (1974- )

Da série Whatever - Summer Rain, 2003/04 / Inv. 04DP1895

Da série Whatever - Sun Set Alpha Telecom

Bruno Pacheco (1974- )

Da série Whatever - Sun Set Alpha Telecom, 2003/04 / Inv. 04DP1868

Da série Whatever - Syntony

Bruno Pacheco (1974- )

Da série Whatever - Syntony, 2003/04 / Inv. 04DP1883

Da série Whatever - Syntony

Bruno Pacheco (1974- )

Da série Whatever - Syntony, 2003/04 / Inv. 04DP1899

Da série Whatever - The Angel and The Clown

Bruno Pacheco (1974- )

Da série Whatever - The Angel and The Clown, 2003/04 / Inv. 04DP1869

Da série Whatever - The Eyes of the Beast

Bruno Pacheco (1974- )

Da série Whatever - The Eyes of the Beast, 2003/04 / Inv. 04DP1881

Da série Whatever - The Other Woman

Bruno Pacheco (1974- )

Da série Whatever - The Other Woman, 2003/04 / Inv. 04DP1867

Da série Whatever - The Other Woman

Bruno Pacheco (1974- )

Da série Whatever - The Other Woman, 2003/04 / Inv. 04DP1877

Da série Whatever - Valse

Bruno Pacheco (1974- )

Da série Whatever - Valse, 2003/04 / Inv. 04DP1882

Da série Whatever - Wedding Cake

Bruno Pacheco (1974- )

Da série Whatever - Wedding Cake, 2003/04 / Inv. 04DP1872

Da série Whatever - Yellow of Love

Bruno Pacheco (1974- )

Da série Whatever - Yellow of Love, 2003/04 / Inv. 04DP1875

Da série Whatever - Yellow Shoe

Bruno Pacheco (1974- )

Da série Whatever - Yellow Shoe, 2003/04 / Inv. 04DP1888

Whatever

Bruno Pacheco (1974- )

Whatever, Inv. 04DP1900 1-34

À espera (versões 2, 3, 4)

Cristina Mateus (1968-)

À espera (versões 2, 3, 4), 2010 / Inv. IM37

Instrumental Version

João Onofre (1976-)

Instrumental Version, 2001 / Inv. IM18

Think About the Pain of Breathing

João Paulo Feliciano (1963-)

Think About the Pain of Breathing, 1992-2000 / Inv. IM14

#0011

João Paulo Serafim (1974-)

#0011, 2005 / Inv. 05FP468

#0017

João Paulo Serafim (1974-)

#0017, 2005 / Inv. 05FP469

#0022

João Paulo Serafim (1974-)

#0022, 2005 / Inv. 05FP470

#0070

João Paulo Serafim (1974-)

#0070, 2005 / Inv. 05FP471

Are you safe when you are dreaming

João Pedro Vale (1976-)

Are you safe when you are dreaming, 2001 / Inv. 01E1218

An Involved Story

Julião Sarmento (1948-2021)

An Involved Story, Inv. 00P1033

Febre (16)

Julião Sarmento (1948-2021)

Febre (16), Inv. 96DP1639

Tales on Dirty Realism (Careful)

Julião Sarmento (1948-2021)

Tales on Dirty Realism (Careful), Inv. 96DP1638

The Rest is Silence II

Noé Sendas (1972-)

The Rest is Silence II, 2003 / Inv. 04E1255

Smog #15

Nuno Cera (1972-)

Smog #15, Abril 2000 / Inv. 00FP340

The Vivian Girls as Windmills

Paula Rego (Lisboa, Portugal, 1935 – Londres, Inglaterra, 2022)

The Vivian Girls as Windmills, Inv. 86P589

Love Wall

Peter Blake (1932-)

Love Wall, Inv. PE128

Sem título (B.B.4)

Rui Sanches (1954-)

Sem título (B.B.4), 1991 / Inv. 92E214

Historia de la Música Rock

Rui Valério (1969-)

Historia de la Música Rock, 2002 / Inv. IM20

S/ Título  (Joelhos)

Sérgio Pombo (1947-2022 )

S/ Título (Joelhos), 1973 / Inv. 82E1143

S/ Título (Barriga)

Sérgio Pombo (1947-2022 )

S/ Título (Barriga), 1973 / Inv. 82E1145

S/ Título (Cara)

Sérgio Pombo (1947-2022 )

S/ Título (Cara), 1973 / Inv. 82E1144

S/ Título (Figura feminina na praia)

Sérgio Pombo (1947-2022 )

S/ Título (Figura feminina na praia), 1974 / Inv. 82E1146

S/ Título [Figura feminina na água]

Sérgio Pombo (1947-2022 )

S/ Título [Figura feminina na água], 1974 / Inv. 82E1147

S/ Título [Pés]

Sérgio Pombo (1947-2022 )

S/ Título [Pés], 1973 / Inv. 82E1141

Polar

Susana Anágua (1976-)

Polar, 2008 / Inv. 09E1575

Panorama - Travel  Urge # 05

Susanne Themlitz (1968-)

Panorama - Travel Urge # 05, 1998 / Inv. 01FP351

Panorama - Travel  Urge # 06

Susanne Themlitz (1968-)

Panorama - Travel Urge # 06, 1998 / Inv. 01FP349

Panorama - Travel  Urge # 07

Susanne Themlitz (1968-)

Panorama - Travel Urge # 07, 1998 / Inv. 01FP348

Panorama - Travel  Urge # 08

Susanne Themlitz (1968-)

Panorama - Travel Urge # 08, 1998 / Inv. 01FP350

Trigémeos Inofensivos

Susanne Themlitz (1968-)

Trigémeos Inofensivos, 2001 / Inv. 01FP347

S/Título

Teresa Magalhães (1944-2023)

S/Título, 1971 / Inv. 09P1608

S/Título

Teresa Magalhães (1944-2023)

S/Título, 1972 / Inv. 09P1609


Eventos Paralelos

Visita(s) guiada(s)

Domingos com Arte

out 2011 – nov 2011
Fundação Calouste Gulbenkian / Centro de Arte Moderna
Lisboa, Portugal
Visita(s) guiada(s)

Encontros ao Fim da Tarde

out 2011 – nov 2011
Fundação Calouste Gulbenkian / Centro de Arte Moderna
Lisboa, Portugal
Visita(s) guiada(s)

Uma Obra de Arte à Hora do Almoço

out 2011 – nov 2011
Fundação Calouste Gulbenkian / Centro de Arte Moderna
Lisboa, Portugal

Publicações


Material Gráfico


Fotografias


Fontes Arquivísticas

Arquivo Digital Gulbenkian, Lisboa / ID: 7759

Coleção fotográfica, cor: aspetos (FCG, Lisboa) 2011


Exposições Relacionadas

SlowMotion

SlowMotion

2002 / Sede Fundação Calouste Gulbenkian, Lisboa

Definição de Cookies

Definição de Cookies

Este website usa cookies para melhorar a sua experiência de navegação, a segurança e o desempenho do website. Podendo também utilizar cookies para partilha de informação em redes sociais e para apresentar mensagens e anúncios publicitários, à medida dos seus interesses, tanto na nossa página como noutras.