9: Nove/Nine. Koo Jeong A.

Primeira exposição individual da artista Koo Jeong A. (1967) em Portugal. Comissariada por Isabel Carlos, esta mostra apresentava cinco estruturas de grandes dimensões, que se encontravam na fronteira entre a escultura e a arquitetura e que dialogavam com o espaço da galeria e seus elementos arquitetónicos.
First solo exhibition in Portugal of artist Koo Jeong A. (1967). Curated by Isabel Carlos, the show featured five large-scale structures straddling the boundary between sculpture and architecture. The structures interacted with the gallery space and its architectural elements.

Primeira exposição individual da artista sul-coreana Koo Jeong A. (1967) em Portugal. Comissariada por Isabel Carlos, diretora do Centro de Arte Moderna (CAM), esta mostra apresentava ao longo da Galeria do Piso 1 do CAM cinco estruturas de grandes dimensões, que se encontravam na fronteira entre a escultura e a arquitetura. Expressamente concebidas para o CAM, estas «caixas», como a artista as designa, dialogavam com o espaço da galeria e seus elementos arquitetónicos.

O título da exposição corresponde ao título de cada uma das peças. A sua origem é clarificada pela artista, citada por Isabel Carlos no ensaio que assina para o catálogo: «Alguém disse que existem nove dimensões no universo, apesar de só sermos capazes de conceber e falar de quatro.» (9: Nove/Nine. Koo Jeong A., 2011, p. 22) Esta afirmação leva a crer que é sobre as cinco dimensões visível e conceptualmente inacessíveis ao ser humano que a artista se concentra nesta exposição.

Koo Jeong A. cria cinco «caixas» gigantes, que guardam algo que o espectador só pode pressentir, uma vez que o seu interior lhe é interdito. Ao entrar na galeria, o visitante deparava-se com grandes blocos brancos que impediam a livre circulação, criando uma espécie de labirinto. Estando do lado de fora destes white cubes, o visitante procurava instintivamente uma abertura que lhe desse acesso ao seu interior. À medida que os contornava dava-se conta de que as aberturas existentes, a partir das quais se vislumbram ambientes luminosos e coloridos, não permitiam a entrada. Estas emissões de luz eram ativadas aquando da sua passagem, como se até então aqueles «corpos» estivessem adormecidos.

Depois de percorrer o labirinto que não o levava a lugar algum, de tentar espreitar para o interior das caixas e subir escadas que terminavam numa parede, o visitante abandonava o espaço sem ter conseguido saber o que guardavam tais caixas misteriosas.

No seu texto para o catálogo, Isabel Carlos fala na dificuldade de escrever sobre o trabalho desta artista, que considera escapar «à definição, à objectividade, à qualificação, à narrativa, à nomeação e à interpretação» (9: Nove/Nine. Koo Jeong A., 2011, p. 25).

Para acompanhar esta exposição foram produzidos um catálogo e um caderno de exposição. No catálogo, além do texto da curadora, destacam-se os textos de Cedric Price e de Édouard Glissant sobre a obra da artista.

Mariana Roquette Teixeira, 2019


Ficha Técnica


Artistas / Participantes


Eventos Paralelos

Visita(s) guiada(s)

Encontros ao Fim da Tarde

abr 2011 – jun 2011
Fundação Calouste Gulbenkian / Centro de Arte Moderna
Lisboa, Portugal
Visita(s) guiada(s)

Domingos com Arte

mai 2006 – jun 2011
Fundação Calouste Gulbenkian / Centro de Arte Moderna
Lisboa, Portugal
Visita(s) guiada(s)

Uma Obra de Arte à Hora do Almoço

jun 2011
Fundação Calouste Gulbenkian / Centro de Arte Moderna
Lisboa, Portugal
Curso

Para Além do Óbvio. Alguns Aspectos sobre a Cultura Visual

mai 2011
Fundação Calouste Gulbenkian / Centro de Arte Moderna
Lisboa, Portugal

Publicações


Material Gráfico


Fotografias

Koo Jeong A. (à esq.) e Isabel Carlos (à dir.)

Periódicos


Fontes Arquivísticas

Arquivos Gulbenkian (Centro de Arte Moderna), Lisboa / CAM 00651

Pasta com documentação referente à produção da exposição. Contém formulários de empréstimo, orçamentos para o catálogo e convites, material para o catálogo e convite. 2011 – 2011

Arquivo Digital Gulbenkian, Lisboa / ID: 7731

Coleção fotográfica, cor: aspetos (FCG-CAM, Lisboa) 2011

Arquivo Digital Gulbenkian, Lisboa / ID: 7730

Coleção fotográfica, cor: inauguração (FCG-CAM, Lisboa) 2011


Exposições Relacionadas

Definição de Cookies

Definição de Cookies

Este website usa cookies para melhorar a sua experiência de navegação, a segurança e o desempenho do website. Podendo também utilizar cookies para partilha de informação em redes sociais e para apresentar mensagens e anúncios publicitários, à medida dos seus interesses, tanto na nossa página como noutras.