Ana Pimentel. Moments d’Or

Exposição temporária de pinturas de Ana Pimentel (1965). Na mostra foram apresentados trabalhos que apresentavam diferentes modos de conceber o espaço, espelhando o mundo emocional e privado da artista.
Temporary exhibition of paintings by Ana Pimentel (1965). The show featured many spatial studies, focusing on the universe and the city andmirroring the artist’s private, emotional world.

Exposição de pintura da artista portuguesa Ana Pimentel (1965), organizada pelo Centre Culturel Calouste Gulbenkian (CCCG), delegação da Fundação Calouste Gulbenkian em Paris. A exposição esteve patente ao público entre 3 de junho e 10 de julho de 2003.

«Moments d'Or» foi uma iniciativa que correspondeu à vontade de revitalizar a ação do CCCG na produção de exposições, justificando a edição de uma pequena brochura de enquadramento das obras: «As brochuras relativas às várias exposições puderam ser mais cuidadas, verificando-se um maior interesse por parte da imprensa francesa.» (Relatório Balanço e Contas 2003, 2004, p. 142)

A obra de Ana Pimentel é caracterizada por uma pluralidade de referências à cultura tradicional portuguesa, incorporando bordados, rendas e elementos que remetem para a azulejaria e fazem uso de diversos materiais e cores vibrantes.

No conjunto apresentado, segundo Francisco Bethencourt, à data diretor do CCCG, é determinante a construção de um espaço próprio, organizado de forma original: «L'invention de l'espace dans les tableaux d'Ana Pimentel n'obéit pas à un procédé ordinaire.» (Ana Pimentel. Moments d'Or, 2003, p. 1)

Em pinturas como L'Empire du Soleil (2001) e Un Lieu pour Habiter (2003), esta edificação de um espaço fictício é evidente, organizando-se a partir de um centro estruturante de onde irradiam linhas ou à volta do qual gravitam elementos que formam círculos concêntricos, como num sistema solar inventado.

A recriação do universo está também presente na obra Les Moments d'Or, trabalho de 2003 constituído por um fundo de listas cor de laranja e cinzentas, sobre as quais foram colocados pedaços recortados de papel branco que têm a função de estabelecer a comunicação entre duas formas geométricas desenhadas a preto. Estas formas geométricas, que Francisco Bethencourt apelidou de «caixas» (boîtes), remetem para uma outra realidade suspensa e cujo isolamento é interrompido: «Les boîtes suspendues symbolisent une réalité autre, superposés à un espace abstrait dont l'isolement est rompu par un lien imprévu.» (Ibid.) Improbable City Tours (2002) pertence ainda a esta forma de conceber o espaço, ao remeter para uma cidade assinalada por círculos dourados, colocados sobre áreas marcadas a preto, cinzento e branco. A criação de um jardim idílico está presente em Les Fleurs Existent (2003), representação de um espaço ajardinado, constituído por círculos metálicos que se escondem por trás de uma cortina.

É através do título dos trabalhos que se torna mais evidente a intenção da artista de invocar noções de movimento e energia, e a relação entre os vários elementos disponíveis, quando cria diferentes topografias que formam, no entanto, o mesmo universo pictural, instituído pela utilização dos mesmos materiais e cores. Além do espaço, a sexualidade é outro dos temas destes trabalhos, partindo da poesia como forma de expressar os contrastes que nela existem.

Os trabalhos remetem para o mundo emocional e privado, ao qual a artista permite acesso através das discretas inscrições que surgem nas telas e que reforçam a sua expressão.

Segundo o diretor do CCCG, os trabalhos de Ana Pimental, mais do que pretenderem exibir virtuosismo técnico, espelham os diferentes meios disponíveis, traduzindo a sua forte marca autoral: «Un tableau d'Ana Pimentel est toujours reconnaissable, indépendamment de la diversité des moyens mobilisés. C'est toujours un tableau d'auteur.» (Ibid.)

Carolina Gouveia Matias, 2019


Ficha Técnica


Artistas / Participantes


Publicações


Material Gráfico


Fontes Arquivísticas

Arquivos Gulbenkian (Centre Culturel Portugais de Paris), Lisboa / PRS 05378

Pasta com convites e programas dos eventos organizados no Centre Culturel Portugais, entre 1979 e 2003. 1979 – 2003


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