Deslocações / From Here to There

Exposição itinerante com curadoria de Michael Tarantino, que reuniu obras de 10 artistas destacados do panorama internacional. Os trabalhos traziam aceções híbridas, deslocadas, da fotografia enquanto medium artístico. A mostra foi uma parceria entre a Fundação Calouste Gulbenkian e o Centro Português de Fotografia e esteve patente em Lisboa e Porto.
Travelling exhibition curated by Michael Tarantino featuring the works of 10 distinguished artists from around the world. The works contained hybrid, incongruous interpretations of photography as an artistic medium. The show, arranged by the Calouste Gulbenkian Foundation in partnership with the Portuguese Photography Centre, was staged in Lisbon and Porto.

«Deslocações / From Here to There» foi uma exposição coletiva centrada na fotografia enquanto linguagem da arte contemporânea. O título alude justamente ao modo como vários artistas têm «deslocado» o medium fotográfico para outros universos criativos. Aos dez autores representados não podemos chamar estritamente fotógrafos, nem designar exclusivamente como fotografia o trabalho que desenvolvem. No entanto, as estratégias plásticas e conceptuais com que operam essa tecnologia arrastam consigo questionamentos sobre a própria ontologia da imagem fotográfica, a sua importância na cultura visual, o seu problemático enquadramento na tradição das artes visuais.

Surgindo no final dos anos de 1990, esta exposição reunia obras de autores de referência para pensar estas problemáticas, num final de século que pode ser visto como uma primeira fase de amadurecimento da consagração que a fotografia tinha vindo a atingir, enquanto prática artística contemporânea, desde as décadas de 1960 e 1970. Entre os artistas expositores, Helena Almeida (1934-2018) e Michelangelo Pistoletto (1933) eram dois dos que tinham acompanhado esse período seminal. Por seu turno, Jeff Wall (1946) ou Cindy Sherman (1954) surgiam já, desde o início dos anos 80, como dois dos nomes mais sonantes entre os artistas a usar a fotografia na cena artística internacional. Ombreavam aqui com obras de autores menos referidos e que a exposição vinha revelar como profundamente desafiantes.

Em muitos desses trabalhos sobressai o uso da fotografia em estratégias de instalação – algo de que Helena Almeida e Pistoletto foram introdutores. Esses jogos podem basear-se na interlocução entre as imagens, casos de Geneviève Cadieux (1955) ou Marin Kasimir (1957) – autor de uma peça cujo título coincide com o nome original desta exposição: From Here to There. Noutros casos, as instalações expandiam-se à integração espacial da fotografia em situações partilhadas com outros objetos – destaque para as gaiolas minimais com pássaros vivos de Jean-Marc Bustamante (1952), ou os conjuntos de Mark Luyten (1955) ou Rodney Graham (1949), este último com uma câmara obscura a surgir da maquete de uma antiga carroça dos correios dos Estados Unidos da América. Estes dois autores utilizam também o vídeo, num diálogo com a imagem em movimento que foi frequentemente realçada na mostra, nomeadamente na relação entre a fotografia e o cinema, que ocupa um lugar destacado no discurso curatorial.

Projeto de envergadura internacional, «Deslocações / From Here to There» partiu da iniciativa do curador Michael Tarantino. Após a individual de Julião Sarmento, em 1993, esta seria a segunda mostra a ser comissariada pelo norte-americano para a FCG. O Centro de Arte Moderna José de Azeredo Perdigão (CAMJAP) recebeu a proposta, responsabilizando-se pela articulação logística do projeto em coprodução com o então recém-criado Centro Português de Fotografia (CPF), do Ministério da Cultura de Portugal. A exposição inaugurou primeiro em Lisboa, na Sala A e na Galeria do Centro de Arte Moderna (piso 1), a 14 de outubro de 1997. A folha de sala que auxiliou o público durante a apresentação na Gulbenkian divulga um calendário de visitas guiadas à exposição, orientadas por Sandra Vieira. Após o fecho em Lisboa, que se deu a 4 de janeiro de 1998, a mostra seguiu para o Porto, onde estaria patente na Cadeia da Relação entre março e maio desse ano.

Os custos de produção de todo o evento foram naturalmente avultados, em consonância com as exigentes especificidades técnicas da montagem de muitos dos trabalhos apresentados. Exemplo disso mesmo é o plano de montagem de uma das duas caixas de luz de Jeff Wall, acompanhada por um dos seus assistentes que viajou do Canadá para esse efeito, salvaguardando o bom cumprimento de um extenso manual metodológico, atualmente conservado nos Arquivos Gulbenkian (Arquivos Gulbenkian, CAM 00393).

Este frutuoso esforço orçamental contemplou ainda o financiamento do trabalho apresentado por Helena Almeida, cujas ampliações foram custeadas pela FCG para serem expostas nesta ocasião (Arquivos Gulbenkian, CAM 00391). Trata-se de uma das icónicas séries fotográficas captadas por Artur Rosa no ateliê da autora, numa altura em que essa começava a ser a matriz dominante da obra desta artista portuguesa. Até ao final da vida, Helena Almeida abordou o seu corpo em contacto direto com este espaço físico de criação, prosseguindo insólitos e tocantes comportamentos performativos – sempre a preto-e-branco, e sempre vestida de preto. Neste caso, trata-se de uma sequência S/título, composta por 18 fotos, todas na mesma cena e de enquadramento extremamente vertical. O chão ocupa mais de metade do plano destas imagens, que vai subindo até uma parede ao fundo, contra a qual a artista, de costas voltadas para o espectador, corre e esbarra. O catálogo de exposição refere este trabalho a partir do que parece ser uma tiragem de teste, com pequenas ampliações de 2,46 × 6,15 cm, (Deslocações, p. 11 e p. 44). No entanto, os registos fotográficos das salas de exposição, conservados nos Arquivos Gulbenkian, confirmam que as grandes ampliações, medindo cada uma delas 245 × 63 cm, foram de facto estreadas nesta mostra. Emolduradas, e justapostas linearmente, as 18 fotos perfazem cerca de 12 metros de largura, por 245 centímetros de altura. A obra pertence atualmente à Coleção Berardo.

O processo desta exposição itinerante regista algumas ocorrências no que concerne a conservação e restauro. O próprio retorno das obras aos emprestadores fica marcado por alguns danos reportados pelos destinatários. O CPF e o CAMJAP acionaram os meios ao seu dispor para colmatar esses incidentes (Arquivos Gulbenkian, CAM 00391 e CAM 00392).

No decurso das montagens da edição de Lisboa, o CAMJAP recebe uma proposta da parte do Núcleo de Estudos Cinematográficos da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa para a captação de imagens em vídeo e recolha de depoimentos de agentes envolvidos. Visava integrar o episódio-piloto de um programa televisivo, de índole cultural, o magazine Ilhas. Com coordenação de João Mário Grilo, docente na referida faculdade, o projeto contava com o patrocínio da própria FCG, que, naturalmente, autorizou as gravações. No segmento dedicado a «Deslocações / From Here to There», Michael Tarantino aparece tecendo algumas considerações breves. São também incluídos alguns comentários em voz-off dos artistas Jean-Marc Bustamante e Geneviève Cadieux. Esta produção audiovisual seria proposta à RTP (Rádio e Televisão de Portugal), cuja aceitação e eventual transmissão não foi confirmada. Uma cópia em DVD encontra-se atualmente disponível para visionamento na Biblioteca de Arte da FCG (VC296 1-5).

Daniel Peres, 2019

Deslocações / From Here to There” was a group exhibition focusing on photography as a language of contemporary art. The title refers to the way in which various artists have “dislocated” or “relocated” the medium of photography into other creative spheres. The ten artists featured cannot strictly be called photographers, nor can their work strictly be called photography. However, the artistic and conceptual strategies with which they use this technology interrogate the ontology of the photographic image, its importance in visual culture and its ambiguous position in visual arts tradition.

Held in the late 1990s, this exhibition brought together works by renowned artists in an effort to examine these issues, at the close of a century that saw the beginnings of the maturation and recognition of photography as a contemporary art practice, from the 1960s and 1970s onwards. Of the artists featured, Helena Almeida (1934-2018) and Michelangelo Pistoletto (1933) were both working during this seminal period. In turn, Jeff Wall (1946) and Cindy Sherman (1954) emerged in the early 80s as two of the biggest names using photography in the international art scene. Here, they rubbed shoulders with works by lesser-known authors, featured in the exhibition due to their deeply challenging nature.

Many of the works were characterised by their use of photography in installations – an approach pioneered by Helena Almeida and Pistoletto. At times, these played on the dialogue between images, as in the case of Geneviève Cadieux (1955) and Marin Kasimir (1957) – author of the piece that gave the exhibition its original name: From Here to There. Other installations situated the photograph among other objects – notably the minimalist cages by Jean-Marc Bustamante (1952) containing live birds, and the assemblages by Mark Luyten (1955) and Rodney Graham (1949), the latter featuring a camera obscura protruding from a model of an old US mail cart. These two authors also use video, creating a dialogue with the moving image that features prominently at several points in the exhibition, highlighting the relationship between photography and cinema, a key theme in the curatorial narrative.

An event on an international scale, “Deslocações / From Here to There” was originally proposed by curator Michael Tarantino. Following the Julião Sarmento solo exhibition that took place in 1993, this was the second exhibition curated by the North American for the FCG. The Centro de Arte Moderna José de Azeredo Perdigão [José de Azeredo Perdigão Modern Art Centre] (CAMJAP) accepted the proposal, taking responsibility for logistical coordination of the project, coproduced by the recently founded Centro Português de Fotografia [Portuguese Centre of Photography] (CPF) and the Portuguese Ministry of Culture. The exhibition opened in Lisbon, in Room A and the Gallery of the Modern Art Centre (Floor 1), on 14 October 1997. The information sheets available to the public while the exhibition was on show at the Gulbenkian provided information on the programme of guided exhibition tours, led by Sandra Vieira. Following its closure in Lisbon, on 4 January 1998, the exhibition travelled to Porto, where it went on display in historic former prison the Cadeia da Relação from March to May the same year.

Production costs for the event were, naturally, substantial, due to the specific technical challenges of displaying many of the featured works. This is clearly illustrated by the plans for the hanging of one of the two Jeff Wall lightboxes, overseen by one of his assistants, who travelled from Canada for the purpose to ensure that the lengthy manual, currently held in the Gulbenkian Archives (Gulbenkian Archives, CAM 00393) was followed to the letter.

This generous budget also extended to funding the work presented by Helena Almeida, the FCG’s Central Department paying for the large-scale prints that would appear in the exhibition (Gulbenkian Archives, CAM 00391). The featured work was one of the iconic series of photographs captured by Artur Rosa at the artist’s workshop at the time when these were becoming the central focus of the Portuguese artist’s work. Right up until her death, Helena Almeida’s practice situated her body in direct contact with this physical space of creation, engaging in unpredictable and moving performances and gestures – always in black and white, and always dressed in black. In this case, we see an untitled series of 18 photos, all with the same background and all in an elongated portrait format. The floor occupies over half of the frame in these images, extending toward a wall at the rear, which the artist, back turned to the viewer, runs at, and collides with. The exhibition catalogue includes what appears to be a test shot for this work, in a small 2.46 × 6.15 cm format (Deslocações, p. 11 and p. 44). However, photographic records held by the Gulbenkian Archives show that large format prints, each measuring 245 × 63 cm, were premiered at the exhibition. Framed and placed side by side, the 18 photos span a length of almost 12 metres and measure 245 centimetres in height. The work currently belongs to the Coleção Berardo.

A few conservation and restoration incidents occurred while the exhibition was on tour and the return of the works was marred by reports of damage by their recipients. The CPF and the CAMJAP used all means at their disposal to rectify these issues (Gulbenkian Archives, CAM 00391 and CAM 00392).

While the exhibition was being hung in Lisbon, the CAMJAP received a proposal from the Centre for cinematographic Studies, part of the School of Social and Human Sciences of Universidade Nova de Lisboa, to capture video footage and testimonies from those involved, which they planned to use in the pilot episode of a cultural magazine show called Ilhas. Coordinated by João Mário Grilo, a lecturer from the department, the project was sponsored by the FCG’s Central Department, which, naturally, authorised filming. The section devoted to “Deslocações / From Here to There” features brief reflections from Michael Tarantino. It also includes comments by artists Jean-Marc Bustamante and Geneviève Cadieux, speaking off screen. This audio-visual production was pitched to Portuguese national broadcaster RTP (Rádio e Televisão de Portugal), who accepted and subsequently broadcast it. A DVD copy is currently available to view at the FCG Art Library (VC296 1-5).


Ficha Técnica


Artistas / Participantes


Eventos Paralelos

Visita(s) guiada(s)

[Deslocações / From Here to There]

out 1997 – dez 1997
Fundação Calouste Gulbenkian / Centro de Arte Moderna
Lisboa, Portugal

Publicações


Fotografias


Multimédia


Documentação


Periódicos


Fontes Arquivísticas

Arquivos Gulbenkian (Centro de Arte Moderna), Lisboa / CAM 00391

Pasta com documentação referente à produção da exposição. Contém correspondência com os artistas, curador, emprestadores, parceiros institucionais e outras entidades envolvidas; lista de convidados; texto do discurso proferido por José de Azeredo Perdigão na inauguração, em Lisboa; informações sobre seguros e orçamentos; provas de teste e maquetas do catálogo (com o respetivo processo de tradução); folha de sala; material fotográfico referente à instalação de Jean-Marc Bustamante. 1995 – 1998

Arquivos Gulbenkian (Centro de Arte Moderna), Lisboa / CAM 00392

Pasta com documentação referente à produção da exposição. Contém epistolografia trocada com artistas, emprestadores, transportadoras, seguradoras e outras entidades envolvidas. Contém documentação referente ao vídeo «Magazine Ilhas», com realização de Mariana Escudeiro. Esse episódio-piloto tem uma secção dedicada à exposição e foi produzido pelo Núcleo de Estudos Cinematográficos da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, com o patrocínio da Fundação Calouste Gulbenkian. Há indicações de que foi proposto à RTP (Rádio e Televisão de Portugal), mas não ficou esclarecido se a emissora o terá aceitado e transmitido. 1995 – 1999

Arquivos Gulbenkian (Centro de Arte Moderna), Lisboa / CAM 00393

Pasta com documentação referente à produção da exposição. Contém epistolografia trocada com artistas, curador, emprestadores, transportadoras, seguradoras e outras entidades envolvidas. Guarda extensas instruções técnicas para montagem e desmontagem de Some Beans (1990), uma das duas obras de Jeff Wall que integraram a mostra. Essas tarefas foram executadas com a supervisão e uma assistente do artista. 1994 – 1999

Arquivo Digital Gulbenkian, Lisboa / ID: 109452

Coleção fotográfica, cor: aspetos (FCG-CAMJAP, Lisboa) 1997


Exposições Relacionadas

Definição de Cookies

Definição de Cookies

Este website usa cookies para melhorar a sua experiência de navegação, a segurança e o desempenho do website. Podendo também utilizar cookies para partilha de informação em redes sociais e para apresentar mensagens e anúncios publicitários, à medida dos seus interesses, tanto na nossa página como noutras.