André Gomes. Iluminações

Exposição individual de fotografia do artista André Gomes (1951). A curadoria da exposição foi assegurada pelo crítico de arte Alexandre Melo, que selecionou 47 fotografias ampliadas a partir de polaroids, matéria-prima fundamental do trabalho do artista.
Solo exhibition of photographs by artist André Gomes (1951). The show featured a selection of 47 photographs enlarged from polaroids, one of the artist’s favourite techniques, curated by art critic Alexandre Melo.

Exposição individual do artista português André Gomes (1951), organizada pelo Centro de Arte Moderna José de Azeredo Perdigão (CAMJAP). Teve lugar na Sala de Exposições Temporárias do CAMJAP, entre 14 maio e 21 julho de 1996.

Apesar de acumular intervenções no campo da performance, do teatro, do cinema e do canto, a fotografia tem sido, desde a década de 1970, a expressão privilegiada da produção de André Gomes. Nos seus projetos, o artista utiliza as polaroids e a manipulação de imagens de origem fotográfica como matéria-prima fundamental do seu trabalho. Através de fotografias instantâneas, polaroids, registos de vídeo e múltiplas combinações de fotografias das mais variadas proveniências e temáticas, André Gomes tende a incorporar determinações tecnológicas, económicas e mediáticas nos processos de constituição do seu imaginário (André Gomes. Iluminações, 1996).

A exposição, que contou com o comissariado-geral de Jorge Molder, então diretor do CAMJAP, e a curadoria do crítico de arte Alexandre Melo, integrou 47 fotografias, que se distribuíram ao longo de vários painéis de grande formato, ampliadas a partir de polaroids, de forma a intensificar o seu caráter cenográfico. No âmbito da exposição, foi incorporado na coleção do Centro de Arte Moderna um conjunto de quatro fotografias da mostra.

As fotografias apresentadas revisitaram alguns dos lugares e temas mais frequentes no trabalho do artista: «a mitologia clássica e a tradição barroca afirmam-se como universo simbólico a que se acrescentam referências à história do presente e à própria biografia do autor» («Iluminações fotográficas», Notícias Magazine, 7 jul. 1996).

Alexandre Melo, no texto que assina no catálogo, enumera os símbolos e alegorias encontrados nas fotografias de André Gomes: «O quotidiano, na inclusão de objectos como chaves e fechaduras e toda a sua pluralidade alusiva; um pretenso quarto de Andy Warhol, que igualmente não deixa antever poucos sentidos, um Inferno, um lugar de repouso para a nossa cultura; uma Diana, como garantia da presença do mito entre nós; e, diria importantemente, um Mandrake, esse inquietante personagem que nunca nos deixará saber se um truque é apenas um pequeno movimento da nossa ilusão ou se realmente nos esconde poderes que nós gostaríamos de encontrar.» (André Gomes. Iluminações, 1996)

Por sua vez, João Pinharanda, na crítica que dedica à exposição, caracteriza a obra de André Gomes como um «constante desenvolvimento autobiográfico», isto é, «partindo de fixações subjectivas e não da sua própria imagem (apesar de nesta exposição apresentar um retrato), constrói/desconstrói cenários possíveis para sentimentos, sensações e pensamentos que o ocupam e que são eles mesmos expressão de um discurso fragmentar, torrencial e teatral. […] A artificialização dos meios, que os esquemas de montagens costumam acentuar (nesta, no entanto, há uma grande sobriedade), não conduzem a um esvaziamento de valores mas à sua acumulação – entre a ambiguidade do jogo maneirista e o excesso de uma fuga barroca, Gomes cultiva um decadentismo capaz de se dar também como retrato da época» (Pinharanda, Público, 21 jun. 1996).

A exposição contou com a organização de várias visitas guiadas. Foi ainda realizado um «Encontro com o Artista», com a participação de André Gomes.

O catálogo da exposição foi publicado pela Fundação Calouste Gulbenkian e inclui uma introdução de Jorge Molder e Rui Sanches, o texto de Alexandre Melo e um texto de André Gomes.

Joana Brito, 2019


Ficha Técnica


Artistas / Participantes


Coleção Gulbenkian

Iluminações

André Gomes (1951-)

Iluminações, 1996 / Inv. FP346 1-4

Iluminações

André Gomes (1951-)

Iluminações, 1996 / Inv. FP346 1-4


Eventos Paralelos

Visita(s) guiada(s)

Encontro com o Artista. André Gomes

1996
Fundação Calouste Gulbenkian / Centro de Arte Moderna – Sala de Exposições Temporárias
Lisboa, Portugal

Publicações


Fotografias


Periódicos


Fontes Arquivísticas

Arquivos Gulbenkian (Centro de Arte Moderna), Lisboa / CAM 00362

Pasta com documentação referente à produção da exposição. Contém correspondência oficial e textos de catálogo. 1996 – 1996

Arquivo Digital Gulbenkian, Lisboa / ID: 114990

Coleção fotográfica, cor: aspetos (FCG-CAMJAP, Lisboa) 1996


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