Álvaro Vasconcelos, fundador do Instituto de Estudos Estratégicos e Internacionais de Lisboa (IEEI), apresenta e modera o debate desenvolvido em torno das utopias sociais, científicas e filosóficas compreendidas entre os séculos XIX e XXI. A partir de A Cidade e as Serras, romance de Eça de Queirós publicado em 1901, marcado pela ascensão das ideias positivistas e das teorias civilizacionais, os participantes da mesa-redonda apresentam reflexões históricas e críticas sobre o sentido da utopia nas sociedades de ontem e de hoje.
Foram convidados a participar neste painel Fátima Vieira (professora da Faculdade de Letras e vice-reitora da Universidade do Porto), Viriato Soromenho-Marques (doutor em Filosofia pela Universidade de Lisboa, especialista nas disciplinas de Filosofia Social e Política, História das Ideias na Europa Contemporânea e o Ambiente na Europa) e o escritor Pedro Eiras (professor de Literatura Portuguesa na Faculdade de Letras da Universidade do Porto).
Edição
Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian. Programa Gulbenkian Cultura, 21 jan 2019
Duração
89 min 14 s
Participante(s)
Fátima Vieira, Pedro Eiras, Viriato Soromenho-Marques, Álvaro Vasconcelos
Proveniência
Arquivo Digital Gulbenkian, Lisboa / ID: 126584
Direitos
A utilização deste documento, de acordo com os Termos de Utilização, exige a prévia autorização da respetiva entidade detentora (Proveniência). No caso de o documento pertencer ao acervo da Fundação Calouste Gulbenkian essa autorização poderá ser solicitada através do formulário Autorização para a Utilização.