- Obras
- Pintura
- Festas do Espírito Santo
- Em Louvor de
Em Louvor de…
- N.º Inv.
- ADP244
- Data
- 1986
- Materiais e técnicas
- Tinta acrílica sobre tela
- Medidas
- 100 x 81 cm
- Proveniência
- Col. António Cortez
- Inscrições
«A. Dacosta»
[frente, canto inferior direito]«Em louvor de
A Dacosta
86»
[verso, canto superior esquerdo]
Esta obra pertence à série Em Louvor de, uma série (ou «comunidade») constituída por este painel de grande dimensão com vários elementos e por seis painéis onde podemos observar a caveira de um bovino. A série foi apresentada pela primeira vez no âmbito da homenagem a António Dacosta na II Bienal dos Açores em 1987, com retrospetiva na Biblioteca Pública de Angra do Heroísmo, e na grande retrospetiva da Fundação Calouste Gulbenkian e da Casa de Serralves, em 1988. A dimensão de proximidade e cumplicidade entre as peças da série foi apontada pelo próprio pintor, que terá pedido «não me dispersem a série» (segundo Pomar, 1990), o que não se verificou, uma vez que as peças foram adquiridas por diferentes colecionadores. Este painel foi adquirido por António Cortez à Galeria 111.
Dacosta afirmou em entrevista que este «quadro, apesar de constituído por vários, não se faz série, faz antes comunidade. Mas a relação com os outros não é uma relação de sentido único» (Almeida, «António Dacosta: a minha pintura é uma impureza que tende para a luz», 1988).
As obras desta «comunidade» anunciariam uma fase de pintura mais melancólica que Dacosta iniciaria a partir de 1985, fazendo a transição entre a dominância da cor nas obras do início da década para uma estética mais sombria focada numa dimensão de ritual e sacrifício. A cabeça de animal que encontramos neste conjunto de obras pode ser relacionada com as festividades do Espírito Santo, recorrentes na obra de Dacosta. Nestas, procedia-se ao abate de animais depois do cortejo do Pesinho do Bezerro (motivo principal da pintura A Festa [ADP31]), após o qual o gado era levado para o matadouro e, no dia seguinte, a sua carne era repartida e distribuída pela população. Esta pintura, a de maiores dimensões da série, assume uma centralidade especial no modo como conjuga vários signos recorrentes de Dacosta, tais como a Memória, a Fonte deSintra e a carcaça, ou outros menos habituais, como a escada. Este quadro assume-se assim como uma espécie de centro gravitacional das «cumplicidades» entre os quadros da série.
Exposições
![](https://cdn.gulbenkian.pt/dacosta/wp-content/uploads/sites/44/2019/08/Biblio_Homenagem_a_Antonio_Dacosta_1987.jpg)
- Individual
António Dacosta (II Bienal de Arte dos Açores e Atlântico)
1987 / Biblioteca Pública, Angra do Heroísmo, Açores
![](https://cdn.gulbenkian.pt/dacosta/wp-content/uploads/sites/44/2019/08/Biblio_Antonio_Dacosta_CAM_1988-576x360.jpg)
![](https://cdn.gulbenkian.pt/dacosta/wp-content/uploads/sites/44/2019/08/Biblio_Antonio_Dacosta_Exposicao_de_Pintura_1988-576x360.jpg)
![](https://cdn.gulbenkian.pt/dacosta/wp-content/uploads/sites/44/2019/08/Biblio_AntonioDacosta_Fundacao_de_Serralves_2006_ADP257-576x360.jpg)
![](https://cdn.gulbenkian.pt/dacosta/wp-content/uploads/sites/44/2019/08/Biblio_Antonio_Dacosta_Scene_Ouverte_2007-576x360.jpg)
- Individual
António Dacosta. Scène Ouverte
2007 / Fondation Calouste Gulbenkian – Délégation em France, Paris
![](https://cdn.gulbenkian.pt/dacosta/wp-content/uploads/sites/44/2019/08/Biblio_Antonio_Dacosta_1914-2014_CAM_2014-576x360.jpg)
Bibliografia
![](https://cdn.gulbenkian.pt/dacosta/wp-content/uploads/sites/44/2019/04/1988_16_mar_ACapital_p29.jpg)
![](https://cdn.gulbenkian.pt/dacosta/wp-content/uploads/sites/44/2019/12/1996_fev_Tabacaria_n00_p16-17-576x389.jpg)
![](https://cdn.gulbenkian.pt/dacosta/wp-content/uploads/sites/44/2019/04/1988_5_Mar_Expresso_p60R.jpg)
Antologia Crítica
Obras Relacionadas
![](https://cdn.gulbenkian.pt/dacosta/wp-content/uploads/sites/44/2019/04/ADP192.jpg)
![](https://cdn.gulbenkian.pt/dacosta/wp-content/uploads/sites/44/2019/04/ADP213.jpg)
![](https://cdn.gulbenkian.pt/dacosta/wp-content/uploads/sites/44/2019/04/ADP214.jpg)
![](https://cdn.gulbenkian.pt/dacosta/wp-content/uploads/sites/44/2019/04/ADP226.jpg)
![](https://cdn.gulbenkian.pt/dacosta/wp-content/uploads/sites/44/2019/04/ADP227.jpg)
![](https://cdn.gulbenkian.pt/dacosta/wp-content/uploads/sites/44/2019/04/ADP486.jpg)
![](https://cdn.gulbenkian.pt/dacosta/wp-content/uploads/sites/44/2019/04/ADP245.jpg)