Em Louvor de…

N.º Inv.
ADP227
Data
c. 1985
Materiais e técnicas
Tinta acrílica e colagem de papel vegetal sobre contraplacado
Medidas
64 x 42 cm
Proveniência

Col. Museu de Angra do Heroísmo (Inv. MAH_R.91.105)

Inscrições

«A. Dacosta»
[frente, canto inferior direito]

Esta obra pertence à série Em Louvor de, uma série constituída por um painel de grande dimensão com vários elementos, que se articula com mais seis painéis, entre os quais este, com a caveira de um bovino. A série foi apresentada pela primeira vez no âmbito da homenagem a António Dacosta na II Bienal dos Açores, em 1987, com retrospetiva na Biblioteca Pública de Angra do Heroísmo, e posteriormente na grande retrospetiva da Fundação Calouste Gulbenkian e da Casa de Serralves, em 1988. A dimensão de proximidade, de cumplicidade entre as peças da série foi apontada pelo próprio pintor, que terá pedido «não me dispersem a série» (segundo Pomar, 1990), o que não se verificou, uma vez que as peças foram adquiridas por diferentes colecionadores, tendo esta sido adquirida à Galeria 111 pelo Museu de Angra do Heroísmo, onde ficou grande parte da série, em 1991.

Esta série define-se a partir de uma articulação com uma peça de maiores dimensões (Em Louvor de… [ADP244]), que inscreve mais elementos relativos ao imaginário profundo de Dacosta e que definiu séries próprias (como Memória e Fontes de Sintra). Nesta pintura, bem como nas restantes que incorporam a série, afigura-se a carcaça da cabeça de um bovino, estabelecendo, segundo a expressão do pintor, uma relação de «comunidade».

Este conjunto assinalava já uma fase de pintura mais melancólica que Dacosta iniciara nesse ano, fazendo a transição entre a dominância da cor nas obras do início da década para uma estética mais sombria focada numa dimensão de ritual e sacrifício. A cabeça de animal que encontramos neste conjunto de obras pode ser relacionada com as festividades do Espírito Santo, recorrentes na obra de Dacosta. Nestas, procedia-se ao abate de animais depois do cortejo do Pesinho do Bezerro (motivo principal da pintura A Festa [ADP31]), após o qual o gado era levado para o matadouro e, no dia seguinte, a sua carne era repartida e distribuída pela população.


Exposições


Bibliografia


Antologia Crítica


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