- Obras
- Pintura
- Abstração
Cuidado com os Filhos
- N.º Inv.
- ADP72
- Data
- c. 1948
- Materiais e técnicas
- Óleo sobre tela
- Medidas
- 38 x 46 cm
- Proveniência
- Coleção privada
- Inscrições
«Ant. Dacosta»
[frente, margem inferior à esquerda]
Cuidado com os Filhos (1948), era uma das duas pinturas (sendo a outra Espaço Ocupado [ADP743]) que Dacosta enviava de Paris, através de José-Augusto França, para se representar na primeira (e única) exposição do Grupo Surrealista de Lisboa, efetuada no atelier de António Pedro, que fora morada de Dacosta durante vários dos seus anos em Lisboa (entre 1941-1947).
A obra seria adquirida por Almada Negreiros, em 1949, no âmbito da exposição surrealista realizada em 1949 na casa de António Pedro, onde António Dacosta viveu alguns anos durante a década de 1940. A obra irá reaparecer na exposição individual organizada por José-Augusto França na Galeria de Março, em 1952, já como pertencendo a Almada Negreiros.
Esta exposição era a segunda da galeria e sucedia a uma do próprio Almada Negreiros, com quem Dacosta tinha convivido bastante ao longo da década de 1940 até à sua partida para Paris. Em 1958, o quadro seria escolhido para a Retrospetiva da Pintura Não Figurativa Portuguesa promovida pela Associação de Estudantes da Faculdade de Ciências de Lisboa, de cuja organização fazia parte Rui Mário Gonçalves, colocando-a com algum significado na história da pintura abstrata portuguesa. Na exposição, «Os Anos 40 na Portuguesa (Volume 2)», em 1982 na Fundação Calouste Gulbenkian, a obra é apresentada como pertencendo à pintora Sarah Afonso, esposa de Almada Negreiros.
Exposições
![](https://cdn.gulbenkian.pt/dacosta/wp-content/uploads/sites/44/2019/08/Biblio_Exposicao_Surrealista_1949-576x360.jpg)
![](https://cdn.gulbenkian.pt/dacosta/wp-content/uploads/sites/44/2019/08/Biblio_Exposicao_de_Artes_Plasticas_1958-576x360.jpg)
![](https://cdn.gulbenkian.pt/dacosta/wp-content/uploads/sites/44/2019/08/Biblio_Retrospectiva_da_Pintura_Nao_Figurativa_em_Portugal_1958-576x360.jpg)
- Coletiva
Retrospectiva da Pintura Não-Figurativa em Portugal
1958 / Faculdade de Ciências de Lisboa, Lisboa
![](https://cdn.gulbenkian.pt/dacosta/wp-content/uploads/sites/44/2019/08/Biblio_Os_Anos_40_na_Arte_Portuguesa_Vol-576x360.jpg)
![](https://cdn.gulbenkian.pt/dacosta/wp-content/uploads/sites/44/2019/08/Biblio_Surrealismo_em_Portugal_1934-1952_2001-576x360.jpg)
![](https://cdn.gulbenkian.pt/dacosta/wp-content/uploads/sites/44/2019/08/Biblio_Surrealismo_Porque_Nos_60_Anos_da_Exposicao_do_Grupo_Surrealista_em_Lisboa_2009-576x360.jpg)
- Coletiva
Surrealismo Porquê? Nos 60 Anos da Exposição do Grupo Surrealista de Lisboa
2009 / Casa dos Cubos, Tomar
![](https://cdn.gulbenkian.pt/dacosta/wp-content/uploads/sites/44/2019/08/Biblio_Dezassete_Quadros_de_Antonio_Dacosta_1952_a-576x360.jpg)
![](https://cdn.gulbenkian.pt/dacosta/wp-content/uploads/sites/44/2019/08/Biblio_Antonio_Dacosta_CAM_1988-576x360.jpg)
Bibliografia
![](https://cdn.gulbenkian.pt/dacosta/wp-content/uploads/sites/44/2019/04/Biblio_Surréalisme_Périphérique_1984.jpg)
Sobral, Luís de Moura, Surréalisme périphérique. Montreal: Université de Montréal, 1984
Antologia Crítica
Obras Relacionadas
![](https://cdn.gulbenkian.pt/dacosta/wp-content/uploads/sites/44/2019/04/ADD78_1.jpg)