- Bibliografia
- Passiva
- Periódico
Entre dois caminhos. Surpreender o caminho do pintor
- Autor(es)
- RIBEIRO, Carlos Augusto
- Periódico
- Revista Ler
- N.º periódico
- 17
- Local
- Lisboa
- Data
- 1992
- Página(s)
- 30-33
- Notas
- Data completa: Inverno 1992
Obras Relacionadas
Antologia Crítica
«Fonte de Sintra, por um lado, alude ambiguamente ao lugar que deu título a uma das mais longas séries; por outro lado, desarticula a identificação apressada que seríamos tentados a formular entre “Sintra” e o “Sítio” que a inscrição refere. A imagem, em total autonomia, é auto-referencial.» (RIBEIRO, 1992, p. 30)
Ribeiro, Carlos Augusto, Entre dois caminhos. Surpreender o caminho do pintor. Revista Ler, n.º 17, Lisboa, 1992, pp. 30-33
«O insólito em Os Dois Limões em Férias deve-se à aproximação fortuita de três imagens sem a estrutura de conexão. A “cena” representada não está, de facto, lá representada. À tensão interna entre os elementos acrescente-se a força de descontextualização do título que, em conjunto, nos força a ajustar a imagem deste à da representação […]
Ribeiro, Carlos Augusto, Entre dois caminhos. Surpreender o caminho do pintor. Revista Ler, n.º 17, Lisboa, 1992, pp. 30-33
«Veja-se ainda o que se passa em Queria Este Pato por contraposição ao Ceci n’est pas une pipe (Magritte). […] Para Magritte o objecto enquanto imagem não é um objecto, mas uma representação, embora, separados, imagem e objecto como objectos sejam análogos. Em Queria Este Pato não é retomado este problema nos mesmos termos; é […]
Ribeiro, Carlos Augusto, Entre dois caminhos. Surpreender o caminho do pintor. Revista Ler, n.º 17, Lisboa, 1992, pp. 30-33