Xenakis e a Fundação Calouste Gulbenkian
O incentivo à criação e divulgação de música contemporânea constituiu, desde cedo, uma prioridade da Fundação Calouste Gulbenkian. Iannis Xenakis foi um dos grandes beneficiários desta ação, fosse por via da encomenda, da integração de muitas das suas estreias portuguesas e até mundiais na programação musical da Fundação, ou pela promoção de eventos de divulgação do seu legado.
Os Arquivos Gulbenkian conservam materiais inéditos reveladores deste relacionamento de Xenakis com a Fundação Gulbenkian. A Biblioteca de Arte e Arquivos disponibiliza, no âmbito da mostra documental Xenakis e a Fundação Calouste Gulbenkian, excertos de registos áudio das primeiras audições portuguesas de Nuits, Aroura, Synaphaï, Oresteïa, Ikhoor, Mikka-S, Pléïades e A l’île de Gorée, e das primeiras audições absolutas de Cendrées e Tetras, bem como o registo áudio integral da conferência Formalisations en musique.
1. Nuits, Primeira audição portuguesa, 02-06-1969
1. Nuits, Primeira audição portuguesa, 02-06-1969
Solistes des Choeurs de l’Office de Radiodiffusion-Télévision Française (ORTF), dirigidos por Marcel Couraud, Lisboa, Teatro Tivoli, XIII Festival Gulbenkian de Música
2. Aroura, Primeira audição portuguesa, 14-06-1973
2. Aroura, Primeira audição portuguesa, 14-06-1973
Orquestra Sinfónica da Emissora Nacional e Orquestra Gulbenkian, dirigidas por Michel Tabachnik, Lisboa, Grande Auditório da Fundação Calouste Gulbenkian, Temporada 1972-1973
3. Synaphaï, Primeira audição portuguesa, 14-06-1973
3. Synaphaï, Primeira audição portuguesa, 14-06-1973
Orquestra Sinfónica da Emissora Nacional e Orquestra Gulbenkian, pianista Yuji Takahashi, dirigidos por Michel Tabachnik, Lisboa, Grande Auditório da Fundação Calouste Gulbenkian, Temporada 1972-1973
4. Conferência Formalisations en Musique, 20-06-1973
4. Conferência Formalisations en Musique, 20-06-1973
Conferência proferida por Iannis Xenakis, Lisboa, Auditório Dois da Fundação Calouste Gulbenkian
5. Oresteïa, Primeira audição portuguesa, 21-06-1973
5. Oresteïa, Primeira audição portuguesa, 21-06-1973
Coro Infantil Gulbenkian, Coro Gulbenkian e Orquestra Gulbenkian, dirigidos por Michel Tabachnik, Lisboa, Grande Auditório da Fundação Calouste Gulbenkian, Temporada 1972-1973
6. Cendrées, Primeira audição absoluta, 20-06-1974
6. Cendrées, Primeira audição absoluta, 20-06-1974
Coro Gulbenkian e Orquestra Gulbenkian, dirigidos por Michel Tabachnik, Lisboa, Grande Auditório da Fundação Calouste Gulbenkian, Temporada 1973-1974
7. Ikhoor, Primeira audição portuguesa, 08-06-1983
7. Ikhoor, Primeira audição portuguesa, 08-06-1983
Arditti String Quartet, Lisboa, Grande Auditório da Fundação Calouste Gulbenkian 7.ºs Encontros Gulbenkian de Música Contemporânea
8. Mikka-S, Primeira audição portuguesa, 08-06-1983
8. Mikka-S, Primeira audição portuguesa, 08-06-1983
Irvine Arditti (Arditti String Quartet), Lisboa, Grande Auditório da Fundação Calouste Gulbenkian, 7.ºs Encontros Gulbenkian de Música Contemporânea
9. Tetras, Primeira audição absoluta, 08-06-1983
9. Tetras, Primeira audição absoluta, 08-06-1983
Arditti String Quartet, Lisboa, Grande Auditório da Fundação Calouste Gulbenkian, 7.ºs Encontros Gulbenkian de Música Contemporânea
10. Pléïades, Primeira audição portuguesa, 07-05-1987
10. Pléïades, Primeira audição portuguesa, 07-05-1987
Ensemble de Percussion Les Pléiades, dirigido por Sylvio Gualda, Lisboa, Grande Auditório da Fundação Calouste Gulbenkian, 11.ºs Encontros Gulbenkian de Música Contemporânea
11. A l´île de Gorée, Primeira audição portuguesa, 09-05-1987
11. A L´île de Gorée, Primeira audição portuguesa, 09-05-1987
Orquestra Gulbenkian e cravista Elisabeth Chojnacka, dirigidos por Michel Swierczewski, Lisboa, Grande Auditório da Fundação Calouste Gulbenkian, 11.ºs Encontros Gulbenkian de Música Contemporânea