Reprodução de documentos

Regras gerais

  1. As reproduções de obras da Biblioteca de Arte destinam-se a investigação, estudo e documentação estritamente pessoal. A sua utilização para quaisquer outros fins está sujeita ao cumprimento, da inteira responsabilidade do requerente, da legislação sobre direitos de autor, direitos de personalidade ou outros aplicáveis às espécies reproduzidas.
  2. A utilização de reproduções de obras da Biblioteca de Arte, para quaisquer outros fins, como publicação e divulgação, exige consentimento prévio por escrito da Fundação Calouste Gulbenkian.
  3. A realização de reproduções em regime de autosserviço obriga ao cumprimento das disposições legais sobre Direitos de Autor e Direitos Conexos aplicáveis.
  4. A publicação ou divulgação de reproduções de imagens de obras da BA que não se encontrem no domínio público ou às quais se apliquem restrições de difusão baseadas em Direitos de Personalidade, nomeadamente os relativos à Reserva sobre a Intimidade da Vida Privada, exige a obtenção de autorizações junto dos detentores de direitos sobre as obras, da inteira responsabilidade do requerente das reproduções.
  5. A reutilização de imagens anteriormente reproduzidas com consentimento da Fundação Calouste Gulbenkian, para nova publicação ou divulgação, exige a apresentação de novo requerimento para esse efeito.
  6. A publicação de imagens de espécies implica a menção da sua proveniência e o envio à BA de dois exemplares da obra publicada.
  7. A BA pode fixar restrições ou interditar a reprodução de documentos dos seus fundos, por razões de preservação das espécies ou relacionadas com a legislação aplicável à sua divulgação.

 

Como requerer ou executar reproduções

O serviço de reprodução funciona localmente e exige um pagamento fixado na Tabela de Preços em vigor.

As reproduções de obras do fundo geral da BA podem ser feitas:

  • em autosserviço (fotocópias a p&b, digitalizações e impressões)
  • por encomenda (fotocópias a cores ou a p&b laser).

A reprodução pelo próprio ou a cedência de cópias pela BA de espécies de acesso restrito (por razões de preservação ou legais) exige sempre autorização prévia.

 

Fotocópias e digitalizações em regime de autosserviço

As fotocópias a p&b e as digitalizações são realizadas em autosserviço nos equipamentos existentes na Sala de Leitura e requerem a utilização de um cartão que é adquirido na máquina colocada na zona de entrada da BA.

As fotocópias a cores ou a p&b laser, são encomendadas no balcão de atendimento da Sala de Leitura e levantadas no local a partir da data de entrega indicada, sendo necessário o preenchimento de um formulário e o pré-pagamento do serviço.

Por razões legais e de preservação, não é permitido fotocopiar os materiais consultados na Sala de Leitura de Reservados: espécies de valor patrimonial relevante, espécies frágeis e/ou cujo manuseamento exija cuidados especiais, obras cujo acesso deva ser restringido com base na legislação sobre Direitos de Autor, Direitos de Personalidade ou relativos à Reserva sobre a Intimidade da Vida Privada.

 

Impressões

É possível fazer a impressão a partir dos postos de consulta do Espaço Multimédia, utilizando os cartões na máquina colocada para o efeito na zona de entrada da BA (ver Tabela de preços).

 

Digitalizações

É possível solicitar no balcão de atendimento do Espaço Multimédia o fornecimento de imagens de obras digitalizadas sempre que estas não se encontrem disponíveis na Internet.

A cedência de cópias digitais de espécies requer o preenchimento e entrega de um formulário de Requisição de cópias digitais (ver abaixo), também disponível localmente nos balcões de atendimento da BA.

As imagens fornecidas somente poderão ser utilizadas somente nos termos incluídos em Documento de Autorização a ser assinado por ambas as partes.

1.Identificação do requerente

Nome completo*

Email*

Telefone*

Fax

Organização

Email da org.

Telefone da org.

Fax da org.

2.Reproduções requisitadas

3.Utilização de imagens

Outros fins (indicar na caixa abaixo)Investigação e uso privado

Os campos com * são de preenchimento obrigatório.