
Condições de acesso
No contexto da profilaxia da Covid-19, é dispensado o uso obrigatório da máscara durante o período em que permanecerem nas instalações, aconselhando-se a higienização frequente das mãos.
Utilizadores
Podem aceder aos serviços de leitura e referência da Biblioteca de Arte e dos Arquivos Gulbenkian os cidadãos nacionais e estrangeiros em idade adulta que necessitem de informação especializada sobre:
- Acervo da Biblioteca de Arte:
Temas relacionados com a história da arte, as artes visuais modernas e contemporâneas, a arquitetura, a fotografia e o design portugueses e ainda sobre as diferentes matérias relevantes para o estudo e conhecimento das coleções de arte do Museu Calouste Gulbenkian e do Centro de Arte Moderna; - Acervo dos Arquivos Gulbenkian:
Temas relacionados direta ou indiretamente com a vida e obra de Calouste Sarkis Gulbenkian e com a história da Fundação Calouste Gulbenkian.
São especialmente elegíveis para acesso aos referidos serviços:
- arquitetos e designers;
- artistas;
- criadores de produtos das indústrias culturais;
- críticos de arte;
- curadores e conservadores;
- editores e jornalistas culturais;
- estudantes do ensino profissional artístico;
- estudantes do ensino superior das áreas acima mencionadas;
- fotógrafos;
- galeristas e colecionadores;
- professores e investigadores.
Registo de utilizador
A utilização do serviço de leitura requer o registo prévio do utilizador, cujos dados serão tratados de acordo com a Política de Proteção de Dados em vigor na Fundação Calouste Gulbenkian.
O registo dará lugar à posse de um cartão de utilizador que é pessoal e intransmissível.
O cartão contém um código que identifica o utilizador, sendo o seu uso necessário para a entrada e saída dos serviços de leitura e para todos os procedimentos de reserva e requisição de documentação.
O cartão de utilizador é gratuito.
O registo de utilizador pode ser feito:
Presencialmente
Junto do serviço de referência, durante o seu horário de funcionamento.
Por correio eletrónico
Enviando os seguintes dados para o endereço [email protected]:
- Identificação;
- Data de nascimento;
- Razões pelas quais deseja utilizar os serviços de leitura.
Os serviços enviar-lhe-ão por correio eletrónico a confirmação de inscrição e o seu número de cartão, com o qual poderá realizar reservas de documentação.
Na sua primeira deslocação à sala de leitura deve confirmar a inscrição e fazer o levantamento do respetivo Cartão de Utilizador junto do serviço de referência.
Renovação do registo de utilizador
O registo do utilizador é válido por um ano e pode ser renovado de uma das seguintes formas:
Presencialmente
Junto do serviço de referência, durante o seu horário de funcionamento.
Por correio eletrónico
Confirmando os seguintes dados para o endereço [email protected]:
- Morada;
- Contacto telefónico;
- Habilitações académicas.
A realização de uma segunda via do cartão de utilizador implica o pagamento de uma taxa de 5€ (Ver Tabela de Preços).
A Biblioteca de Arte e Arquivos reserva-se o direito de não renovar ou de cancelar o Registo de Utilizador, sempre que não tenham sido respeitadas as Condições Gerais de Acesso e de Utilização, em vigor.
Regras de utilização
Só acedem aos serviços de leitura os utilizadores com cartão de utilizador válido e que tenham antecipadamente efetuado uma reserva de documentação, ou, sendo novos leitores, tenham sido encaminhados para a sala de leitura pelo serviço de referência.
A pesquisa dos acervos documentais deve ser feita através do catálogo, a partir do qual os utilizadores registados têm de reservar, com antecipação, a documentação que pretendem consultar (Ver condições em “Serviço de Leitura”).
Na utilização da sala de leitura devem ser observadas as seguintes condições:
- O espaço de leitura da Biblioteca de Arte destina-se exclusivamente à consulta dos acervos documentais da Biblioteca e dos Arquivos Gulbenkian. Não é permitida a entrada e a consulta de publicações provenientes do exterior;
- À entrada e saída da sala de leitura o utilizador deve identificar-se com o seu cartão junto dos pórticos aí existentes e, se necessário, junto do segurança;
- Por razões que se prendem com a segurança interna da Fundação, pode ser restringida a entrada de pessoas e bens;
- A sala de leitura é um espaço dedicado ao estudo e investigação, devendo o seu ambiente convidar à concentração. Como tal, não é permitida a realização de trabalhos de grupo, nem a conversa entre utilizadores;
- Não é permitido comer, beber ou alterar a colocação dos móveis e equipamentos aí disponíveis;
- Os telemóveis deverão estar em silêncio;
- Só é permitida a entrada de objetos absolutamente indispensáveis à consulta de documentação. Todos os outros objetos pessoais deverão ser entregues no bengaleiro situado no átrio exterior da Biblioteca de Arte;
- Por razões de preservação do património documental da Fundação Calouste Gulbenkian, não é permitido escrever, sublinhar, anotar ou fazer decalques sobre os documentos em consulta, dobrar folhas, forçar as encadernações ou praticar quaisquer outros atos prejudiciais;
- Cada utilizador é responsável pelas obras requisitadas desde a sua receção até à sua devolução e conferência por parte dos funcionários de atendimento;
- Não são permitidas permutas ou cedência de obras entre utilizadores, nem o transporte, ainda que temporário, das espécies para fora da sala de leitura;
- Cada utilizador deve reportar qualquer anomalia ou deficiência detetada nas espécies em consulta ou nos equipamentos que utiliza.
Deverão ser cumpridas todas as orientações e recomendações de consulta e manuseamento de espécies e equipamentos transmitidas pelos técnicos de serviço na Sala de Leitura.