Preservação do Espólio Fernando e Cândida Calhau

Conheça o conjunto de ações com o objetivo de salvaguardar a integridade física e química dos documentos que constituem o espólio e asseguram a sua consulta em segurança.
08 nov 2022 4 min
Para lá do que se vê

Este espólio é constituído por mais de 11.000 documentos que registam a vida e a obra de Fernando Calhau (1948-2002). Esta incorporação, que se junta a outros conjuntos documentais recentemente integrados, como o Arquivo Alberto Carneiro, Espólio Ernesto de Sousa e o Espólio Helena Almeida, constitui um importante reforço do papel da Biblioteca de Arte enquanto infraestrutura de suporte à produção de conhecimento científico no domínio da história da arte e das artes visuais contemporâneas portuguesas e ao envolvimento dos públicos com a coleção de arte do Centro de Arte Moderna.

Após a conclusão, em 1973, da licenciatura em Pintura pela Escola Superior de Belas Artes de Lisboa, Fernando Calhau prosseguiu a sua formação realizando, com o apoio da Fundação Calouste Gulbenkian, uma pós-graduação em Gravura em Londres, na Slade School of Fine Arts, onde foi aluno de Bartolomeu Cid dos Santos, uma das maiores referências da gravura em Portugal.

Artista conceptual e figura marcante do minimalismo nacional, Fernando Calhau trabalhou ao longo da sua carreira em diversos suportes, desde a pintura, desenho e gravura, à fotografia, vídeo e ao filme super 8 mm. Em todos o monocromatismo predominou, a par do constante interesse pela reprodutibilidade e pela repetição numa absoluta coerência formal.

Conjugou a sua prática artística com uma carreira na administração pública, exercendo funções, a partir de 1976, na Secretaria de Estado da Cultura e no Instituto de Arte Contemporânea, organismo que dirigiu entre 1996 e 2000. Para além da coleção do Centro de Arte Moderna, a obra de Fernando Calhau está presente nas principais coleções de arte portuguesas.

 

Estudo para a série “Night works”
Fernando Calhau, Cândida Calhau, Helena Vasconcelos e Julião Sarmento
Projeto n.º 2 para Sala Experimental da Sociedade Nacional de Belas-Artes
Estudo para a obra “Materialização de um quadrado imaginário”

 

Este espólio é constituído, maioritariamente, por fotografias, cerca de 10.000, embora contenha também livros – na sua maioria catálogos de exposições – recortes de imprensa, publicações periódicas, Ephemera, correspondência pessoal e institucional, esboços, desenhos, gravuras, filmes, videocassetes, discos óticos, condecorações. A fotografia destaca-se pela pluralidade de usos: registo do processo criativo, ferramenta de investigação, suporte para a execução de maquetas ou protótipos, registo da montagem de uma exposição ou ainda matriz de impressão de obras de arte.

 

Aspeto do espólio antes da intervenção de preservação
Aspeto de caixa original antes da intervenção de conservação
Aspeto de caixa original antes da intervenção de conservação

 

Para todo o conjunto documental foi desenvolvido um plano de preservação que consistiu, em primeiro lugar, na observação de todos os exemplares e no diagnóstico das patologias encontradas. Foram identificadas várias deteriorações, acentuadas sujidades, presença e sinais de atividade biológica, deformações físicas, vincos e dobras na documentação textual, fortes aderências entre negativos e alteração de equilíbrios de cor dos materiais cromogéneos.

 

Provas fotográficas com alteração no equilíbrio de cor e desvio para magenta
Prova fotográfica com deformação física e perda de camada superficial
Prova fotográfica com manchas
Identificação de fungos em espécies fotográficas com evidência de atividade biológica ativa
Identificação de fungos em espécies fotográficas com evidência de atividade biológica ativa
Identificação de fungos em espécies fotográficas com evidência de atividade biológica ativa

 

Após esta observação, iniciaram-se os trabalhos de conservação e restauro, que consistiram na limpeza mecânica de todas as espécies com pera de sopro e esponja natural ou outras borrachas neutras e na limpeza química por imersão em solução hidroalcoólica em casos de presença de fungos. Esta ação mais interventiva permitiu não só a estabilização química dos exemplares afetados, como também a recuperação da leitura do seu conteúdo. 

 

Limpeza química de fungos por imersão em solução hidroalcoólica
Processo de secagem após limpeza química de fungos por imersão em solução hidroalcoólica
Negativos após as ações de conservação

 

Os negativos que apresentavam aderências entre si foram intervencionados através de uma vaporização fria com nano moléculas de água que, quando projetadas a determinada distância permitiram uma desunião controlada dos documentos. Os negativos foram estabilizados e estão agora em condições de serem manuseados de forma segura.

 

Aspeto de negativos em rolo
Planificação de negativos em rolo por via mecânica através de pesos

 

Negativos após as ações de conservação
Negativos após as ações de conservação, junto das embalagens originais com notas do artista

 

Após a limpeza e a estabilização, os documentos foram acondicionados em embalagens de conservação e armazenados nos depósitos climatizados da Biblioteca de Arte e Arquivos Gulbenkian, que permitem a salvaguarda da sua integridade físico-química.

Em situações em que as embalagens originais apresentavam inscrições ou notas do artista, fundamentais para um completo entendimento dos documentos, as mesmas foram mantidas junto aos exemplares físicos.

 

Cassetes após as ações de conservação
Autocolantes após as ações de conservação e em embalagens de conservação
Diapositivos cor após as ações de conservação e em embalagens de conservação
Provas após as ações de conservação e em embalagens de conservação

 

Paralelamente às atividades de preservação, foi feita uma descrição elementar deste espólio com o objetivo de garantir o recenseamento total da documentação e permitir a pesquisa da informação de forma célere e eficaz pelos utilizadores.

Série

Para lá do que se vê

Antes de apresentarmos uma coleção ao público é necessário compreendê-la e prepará-la. Nesta série apresentamos alguns dos nossos projetos de conservação e restauro mais recentes em coleções especiais de elevado valor patrimonial.

Explorar a série

Definição de Cookies

Definição de Cookies

Este website usa cookies para melhorar a sua experiência de navegação, a segurança e o desempenho do website. Podendo também utilizar cookies para partilha de informação em redes sociais e para apresentar mensagens e anúncios publicitários, à medida dos seus interesses, tanto na nossa página como noutras.