Irene Buarque na coleção da Biblioteca de Arte
Irene Buarque nasceu em São Paulo (1943), mas vive e trabalha em Lisboa desde 1973.
Artista plástica – com trabalhos em pintura, escultura, instalação, fotografia, cerâmica, gravura, livros de artista e arte pública – expõe regularmente desde o final da década de 1960, individualmente e em grupo, em Portugal e no estrangeiro.
Entre 1973 e 1975 foi bolseira da Fundação Calouste Gulbenkian. E, em dois períodos diferentes, foi membro da direção da Cooperativa Diferença, em Lisboa: 1979-1993 e 2002-2008.
A sua obra encontra-se representada em coleções públicas. Em Portugal, no Centro de Arte Moderna da Fundação Calouste Gulbenkian e na Fundação Carmona e Costa; em Espanha, no Museu Municipal de Ourense e no Museu Vostell; no Brasil, no Museu de Arte Contemporânea de São Paulo, no Museu de Arte Moderna de São Paulo e na Pinacoteca do Estado de São Paulo.
Na coleção da Biblioteca de Arte, Irene Buarque encontra-se representada individualmente por obras que revelam o seu interesse por janelas e pelo chão.
Chão natural / Irene Buarque, 2022
Estudos: janelas-etiquetas / Irene Buarque, [1978]
[Geometria da janela] / Irene Buarque, 1978
Passo geométrico / Irene Buarque, 2022
Pisolivro / Irene Buarque, 1983
“Depois de anos a olhar para as janelas, comecei a olhar para o chão, a registar os pisos por onde os pés pisavam, porque levamos nos pés os caminhos por onde andamos. Por isso é preciso olhar por onde se caminha, pois é possível encontrar sempre alguma coisa que podemos levar ou ter uma boa sensação visual… uma folha, uma pedra, um desenho ou até um objeto perdido.”
— Irene Buarque
Resumo sequências: janela com o objecto / Irene Buarque, [1977-1978]
Série janela – objecto na areia / Irene Buarque, 1978
Ventura e desventura de uma janela-objecto / Irene Buarque, 2017
Livros de Artista
Não é bem um livro, não é bem uma obra de arte. Artistas portugueses de várias gerações apresentam estes objectos variados e inesperados, que integram a coleção da Biblioteca de Arte.