Coleção de cartazes da Fundação Calouste Gulbenkian

Projeto de preservação

O projeto de preservação desta coleção aqui reportado decorreu entre setembro de 2022 e julho de 2023 e foi desenvolvido no âmbito de um estágio do Mestrado em Conservação e Restauro da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa.
17 sep 2024 4 min
Para lá do que se vê

A Biblioteca de Arte tem vindo a reunir um conjunto significativo de cartazes que documentam e ilustram eventos culturais e científicos apoiados ou produzidos pela Fundação Calouste Gulbenkian, desde 1956 até à atualidade: exibições do Ballet Gulbenkian, concertos das Temporadas de Música e do Festival Jazz em Agosto, exposições e eventos organizados pelo Museu Calouste Gulbenkian e pelo Centro de Arte Moderna, entre muitas outras iniciativas.

Este núcleo documental, atualmente constituído por mais de 1.200 cartazes, inclui exemplares importantes da criação do design gráfico português da segunda metade do século XX, alguns deles criados por designers e artistas visuais de referência como Américo Silva, Sebastião Rodrigues, José Brandão ou Victor Manaças.

Nessa medida, constitui-se como valiosa fonte documental para a história das artes gráficas portuguesas daquele período, completando o acervo bibliográfico, arquivístico e de efémera da Biblioteca de Arte.

Projeto de preservação da coleção de cartazes

Entre setembro de 2022 e julho de 2023 o projeto de preservação desenvolveu-se em duas fases – análise material e diagnóstico do estado de conservação (1.ª fase); ações de conservação, processamento e acondicionamento (2.ª fase).

Análise material e diagnóstico do estado de conservação

A primeira fase do trabalho consistiu na caracterização material dos cartazes, bem como no diagnóstico do seu estado de conservação.

Do ponto de vista material, um cartaz é constituído por várias camadas, designadamente: o suporte, que geralmente é o papel, a impressão e uma ou mais camadas de revestimento, cuja função é dar robustez ou aperfeiçoar a aparência final da obra.

Para a definição de estratégias de conservação destes documentos, é fundamental identificar a composição físico-química destas várias camadas de modo a poder-se antecipar potenciais formas de deterioração e tomar medidas preventivas e de salvaguarda a longo prazo.

Nesse sentido, foram levadas a cabo ações de observação através de luz rasante, luz direta com ampliação e com microscópio ótico digital, de modo a identificar e registar a textura superficial do papel, as fibras, brilhos e outras características, bem como o processo de impressão.

Ações de conservação, processamento e acondicionamento

Após a fase de análise e diagnóstico, foram empreendidas ações de conservação, que de um modo geral passaram pela limpeza por via mecânica de todos os cartazes com uma trincha de pelo macio.

A deteção da presença de colas na forma de fitas autoadesivas no verso dos cartazes trouxe algumas preocupações, uma vez que essa substância, de um modo geral, pode provocar deformações físicas e manchas, e acelerar o processo de acidificação dos suportes em papel.

Para se perceber a eficácia das metodologias de remoção de adesivos, foram realizados vários testes, desde a aplicação de hidrogéis químicos ou físicos, à utilização de métodos mais tradicionais, como a remoção por via mecânica com o auxílio da borracha crepe, ou por via química, com recurso a solvente.

Concluídas as ações de conservação, procedeu-se à organização física e ao acondicionamento da coleção. Optou-se por uma arrumação de acordo com as categorias de formato do papel definidas pela DIN (Deutsche Industrie Norm).

Para itens de formatos maiores que A2 optou-se pela sua interfoliação com papel de características de conservação; para espécies de formatos pequenos, pela colocação em bolsas de poliéster. 

Todos os exemplares de formato menor ou igual a A0 foram colocados em arquivadores horizontais, os formatos maiores foram colocados individualmente em rolos flexíveis de Tyvek®, também em posição horizontal.

Paralelamente às ações de conservação, organização e acondicionamento foi realizado um pré-processamento de toda a coleção, que incluiu a descrição de todos os exemplares, permitindo que a coleção possa agora ser pesquisada e consultada através do catálogo da Biblioteca de Arte, e os documentos originais ou as suas reproduções digitais, quando estas existem, consultados na sala de leitura mediante marcação prévia.

Série

Para lá do que se vê

Antes de apresentarmos uma coleção ao público é necessário compreendê-la e prepará-la. Nesta série apresentamos alguns dos nossos projetos de conservação e restauro mais recentes em coleções especiais de elevado valor patrimonial.

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