Carlos Nogueira (1947) é artista visual e professor. Natural de Moçambique, vive e trabalha em Lisboa.
Estudou Escultura na Escola Superior de Belas Artes do Porto e Pintura na Escola Superior de Belas Artes de Lisboa.
Foi bolseiro da Fundação Calouste Gulbenkian (1982-1983), da Secretaria de Estado da Cultura (1989-1990) e da Fundação Luso-Americana para o Desenvolvimento (1989).
Expõe regularmente desde 1968, individualmente e em grupo, em Portugal e no estrangeiro.
A sua obra está representada em várias coleções públicas e particulares, em Portugal e no estrangeiro: Centro de Arte Moderna da Fundação Calouste Gulbenkian; Museu Nacional de Arte Contemporânea do Chiado; Casa da Cerca – Centro de Arte Contemporânea; Centro Cultural de Belém; Museu Coleção Berardo; Fundação de Serralves; Centro Cultural Emmerico Nunes; Coleção de Arte Fundação EDP; Fundação Carmona e Costa; Fundação Mário Soares; etc.
Foi galardoado com o Prémio Camões na II Bienal de Arte de Cerveira (1980) e com a Menção Honrosa da Bienal Internacional de Escultura e Desenho das Caldas da Rainha (1995).
Livro de viagem / Carlos Nogueira, [1984-1985]
Livro de viagem / Carlos Nogueira, [1984-1985]
“Este livro-objeto permite reconhecer a gramática escultórica do artista, e conquista lugar na filologia da sua vasta obra. Numa linguagem que lhe é própria, revela-se na ocupação do espaço, na criação dos volumes, na disposição das superfícies e na construção do imprevisto.”
— Inês Correia