Alexandre Estrela na coleção da Biblioteca de Arte
Alexandre Estrela (1971) é artista multimédia (Filme e Vídeo) e professor. Natural de Lisboa, onde vive e trabalha.
Tem doutoramento pela Faculdade de Belas Artes de Lisboa; mestrado em Artes plásticas (School of Visual Arts, Nova Iorque, 1999); licenciatura em Pintura (Faculdade de Belas Artes de Lisboa, 1996).
Bolseiro do Ministério da Cultura (1997-2000), foi artista residente no International Studios and Curatorial Projects (Nova Iorque, 2002-2003) e na Domaine de Kerguéhennec (Bretanha, 2010).
Expõe regularmente desde o início da década de 1990, individualmente e em grupo, em Portugal e no estrangeiro. As suas obras integram várias coleções públicas, entre as quais: Centro de Arte Moderna da Fundação Calouste Gulbenkian; Museu Nacional de Arte Contemporânea do Chiado; Fundação de Serralves; e Fonds Régional d’Art Contemporain Bretagne (Chateaugiron).
“Que um cidadão de Lisboa (cidadão, claro e participante) se tenha decidido a grafar, de quinze em quinze metros, dezenas de vezes, a palavra merda na extensão da estrada de Benfica (…) Alexandre Estrela seguiu os passos desta personagem indignada, fotografando uma a uma, as suas inscrições repetitivas e compilando-as num livro de autor…”
— José Roseira
Livros de Artista
Não é bem um livro, não é bem uma obra de arte. Artistas portugueses de várias gerações apresentam estes objectos variados e inesperados, que integram a coleção da Biblioteca de Arte.