Os Arquivos Gulbenkian têm à sua guarda documentos textuais, materiais audiovisuais, fotografias, desenhos e modelos arquitetónicos, entre outras tipologias de documentos.
A preservação deste património heterogéneo apresenta um desafio diário que resulta no desenvolvimento de várias ações de conservação e restauro. O álbum de Memórias de Calouste Sarkis Gulbenkian foi um dos documentos submetido a estas ações.
Trata-se de um álbum constituído por 116 fotografias que são um testemunho dos lugares e das paisagens que marcaram a vida de Calouste Gulbenkian, na Europa e no Médio Oriente.
Álbum antes da intervenção
Examinação com luz ultravioleta
Higienização por via seca para eliminação de sujidades acentuadas
Planificação das páginas
O álbum apresentava os sinais do tempo e do uso, com a encadernação desgastada, páginas com sujidades profundas, fungos, pequenos rasgões e lacunas, as páginas intercalares rasgadas ou vincadas, as fotografias amarelecidas e deformações físicas muito acentuadas.
Reintegração pictórica pontual de áreas com lacunas ao nível da imagem
Reintegração pictórica pontual de áreas com lacunas ao nível da imagem
Remoção por via mecânica de sujidades concrecionadas na encadernação
Álbum após a intervenção
Foi desenvolvido um plano de tratamento que teve como objetivos restabelecer a integridade físico-química do documento, garantir a sua preservação a longo prazo e permitir o seu manuseamento em segurança.