Novo modelo de acesso à Biblioteca de Arte e Arquivos
De forma a aumentar a acessibilidade presencial aos seus serviços e coleções, a Biblioteca terá um sistema híbrido de acesso e utilização dos seus recursos que, embora privilegiando o regime de requisição antecipada de obras, permitirá o acesso direto à sala de leitura por parte dos seus leitores, desde que a lotação da sala o permita.
Em setembro de 2021, a sala de leitura da Biblioteca de Arte e dos Arquivos Gulbenkian passou a funcionar em regime de marcação antecipada das consultas. Esta modalidade, já habitual em algumas das bibliotecas de arte de referência do mundo ocidental, foi então assumida como forma de garantir um maior controlo sanitário sobre a utilização de espaços, equipamentos e obras consultadas.
Se é certo que esse regime é facilmente compaginável com uma utilização planeada e contínua dos serviços e recursos disponibilizados, comum em contextos de investigação, também é verdade que, para quem os utiliza apenas pontualmente, pode ser percecionado como uma barreira ao acesso.
Assim, a Biblioteca de Arte e dos Arquivos Gulbenkian abre agora a possibilidade de coexistência dos dois tipos de acesso, de forma a corresponder às necessidades de todos os seus leitores.