Exposição “Guardar os olhos no bolso”
A exposição que o Atelier-Museu Júlio Pomar inaugurou no dia 31 de março, intitulada Guardar os olhos no bolso. Inland journal: uma exposição, 35 edições, mostra, entre as obras expostas, 5 relatórios do acervo dos Arquivos Gulbenkian.
Trata-se dos relatórios que Júlio Pomar enviou à Fundação Calouste Gulbenkian, entre outubro de 1964 e outubro de 1966, no âmbito da bolsa que lhe foi concedida pelo Serviço de Belas-Artes para um estágio de pintura em Paris, em 1964.
A exposição – que poderá ser visitada até 18 de junho – tem a curadoria dos artistas Eduardo Matos e André Cepeda, em colaboração com o Inland journal, e está inserida no programa que o Atelier-Museu Júlio Pomar tem vindo a apresentar, sobre os cruzamentos da obra de Júlio Pomar com a de outros artistas.
Neste caso, o destaque vai para “as múltiplas conexões entre arte e palavra escrita e entre a contemporaneidade e a produção artística e literária de Júlio Pomar.” Serão mostrados os 34 números do Inland journal já publicados e será lançada a edição 35, que contem um texto inédito de Júlio Pomar.