Ciclo Conversas na Biblioteca

Giulia Lamoni
11 dez 2018

Giulia Lamoni comenta Griselda Pollock, “Screening the Seventies: Sexuality and Representation in Feminist Practice – a Brechtian Perspective”. In Vision and difference: femininity, feminism and histories of art.

 

Dia 17 de Abril   |   terça-feira   |   17h30-18h30

 

Sinopse

Esta apresentação propõe explorar as múltiplas relações entre feminismos e arte contemporânea através da leitura do texto de Griselda Pollock “Screening the Seventies: Sexuality and Representation in Feminist Practice – a Brechtian Perspective”, publicado em 1988 no livro Vision and difference: femininity, feminism and histories of art. Ao propor uma revisão das narrativas críticas acerca das práticas artísticas de orientação feminista desenvolvidas nos anos de 1970, a autora considera a relevância do pensamento do dramaturgo alemão Bertolt Brecht e a sua circulação no Reino Unido nessa década, em particular nas páginas da revista Screen. Assim, em articulação e constante diálogo com textos de autoras como Laura Mulvey, Mary Kelly, Juliet Mitchell e muitos outros, Griselda Pollock mobiliza o conceito de “distanciamento” de Brecht para abordar de forma complexa algumas das obras feministas mais icónicas produzidas no Reino Unido nos anos 70. Além de considerar as coordenadas históricas e teóricas em que este texto se enquadra, esta apresentação pretende repensar a actualidade do seu contributo no presente.

 

Biografia

Giulia Lamoni é investigadora FCT no Instituto de História da Arte da Universidade Nova de Lisboa / FCSH e Professora Auxiliar Convidada na mesma universidade. O seu trabalho de investigação foca-se nas relações entre arte contemporânea e feminismos, produção artística contemporânea e processos migratórios, e na história da arte contemporânea na e além da América Latina através da articulação de perspectivas transnacionais. Tem publicado textos em livros e catálogos de exposições de museus como Tate Modern, Centre Pompidou e Centro de Arte Moderna da Fundação Calouste Gulbenkian, e em revistas internacionais tais como Manifesta Journal, Third Text e n.paradoxa. Foi co-curadora da exposição “Co-habitar” na Casa da América Latina/ UCCLA em 2016-2017 e curadora de “Eugénia Mussa: Meridiano Pacífico” na Galeria Quadrum em 2017, ambas em Lisboa.

Griselda Pollock Griselda Pollock
Conversa na Biblioteca Conversa na Biblioteca

Definição de Cookies

Definição de Cookies

Este website usa cookies para melhorar a sua experiência de navegação, a segurança e o desempenho do website. Podendo também utilizar cookies para partilha de informação em redes sociais e para apresentar mensagens e anúncios publicitários, à medida dos seus interesses, tanto na nossa página como noutras.