Ciclo Conversas na Biblioteca
abril – julho | 17h30-18h30 | átrio | entrada livre
Este ciclo consiste num programa de conversas sobre textos fundamentais para o entendimento da arte dos séculos XX e XXI, organizado a partir do catálogo da Biblioteca de Arte da Fundação Calouste Gulbenkian. Assumindo o ensaio ou o artigo como fontes privilegiadas para o debate de ideias, esta iniciativa procura analisar as grandes teses de autores contemporâneos que têm marcado a receção crítica das vanguardas modernistas até à produção artística atual, promovendo a criação de espaços de discussão pública que envolvam a comunidade de leitores da Biblioteca e todos os interessados.
Cada conversa será orientada por um especialista convidado que, tomando como ponto de partida um texto, apresentará ao público as suas questões, que serão discutidas em conjunto numa perspetiva que se deseja participativa e onde o sentido especulativo possa ter lugar.
17 abril
Giulia Lamoni (professora e membro do IHA-FCHS) comenta
«Screening the Seventies: Sexuality and Representation in Feminist Practice – a Brechtian Perspective». In Vision and Difference: Feminism, Femininity and the Histories of Art / Griselda Pollock
15 maio
Fernando José Pereira (artista e professor na FBAUP) comenta
«Grids». In The Originality of the Avant-Garde and Other Modernist Myths / Rosalind Krauss
5 junho
Ângela Ferreira (artista e professora na FBAUL) comenta
«From Faktura to Factography». In Formalism and Historicity / Benjamin Buchloch
3 julho
Margarida Brito Alves (professora e membro do IHA-FCSH) comenta
«Other Criteria». In Other Criteria / Leo Steinberg