Biblioteca de Arte nas comemorações dos 50 anos do 25 de Abril
A obra Un autre livre rouge – I [et] II, de Lourdes Castro e Manuel Zimbro será emprestada para a exposição Pré/Pós – Declinações Visuais do 25 de Abril no Museu de Serralves – Galeria de Arte Contemporânea no Porto, que decorrerá entre 23 de abril e 27 de outubro de 2024. Trata-se um conjunto constituído por dois livros de artista e uma caixa de objetos vermelhos que lhes está associada e que fazem parte de uma coleção de livros de artista destes autores em depósito na Biblioteca de Arte.
Ainda no âmbito desta exposição, mas para serem mostradas no espaço da biblioteca, foram ainda solicitadas mais três obras da Biblioteca de Arte: o cartaz 25 de Abril, de Sebastião Rodrigues e duas monografias da autoria de Salette Tavares, Lex icon, pertencentes à coleção de Bordalo Botto e ao Fundo Internacional.
25 de Abril / design de Sebastião Rodrigues, 1977
Lex icon / Salette Tavares, 1971
Lex icon / Salette Tavares, 1977
A exibição, comissariada por Miguel Von Hafe Perez, pretende investigar as tensões, contradições e os movimentos paradoxais que marcam os períodos imediatamente anteriores e posteriores à Revolução, num arco de tempo compreendido entre 1970 e 1977 e ainda registar como o universo das artes visuais refletiu o turbilhão de experiências e sentimentos que contribuíram para o processo revolucionário.
Proveniente do mesmo conjunto de livros de artista de Lourdes Castro, a obra Quinta do Monte: observações quotidianas quando calhar, um caderno japonês, poderá ser vista na exposição coletiva Hoje Soube-me a Pouco, que estará patente ao público no MAAT – Museu de Arte Arquitetura e Tecnologia entre 23 de abril e 6 de agosto de 2024.
A mostra é comissariada por João Pinharanda e Sérgio Mah e reúne um conjunto de artistas e obras que marcaram o período posterior à Revolução.
A Casa das Histórias Paula Rego/Fundação D. Luís irá apresentar a exposição Paula Rego: Manifesto entre 24 de abril e 6 de outubro de 2024, para a qual a Biblioteca de Arte emprestará 4 documentos pertencentes à coleção Diogo Macedo: um convite para “Exposição de Paula Rego” na Sociedade Nacional de Belas Artes, em 1965 e 3 recortes de jornal, dois sobre a artista e um com um excerto de poema de Pedro Sete para Paula Figueiroa Rego.
Convite para exposição de Paula Rego, 1965
Artigos publicados na imprensa sobre Paula Rego / compilação de Eva Arruda de Macedo, 1965-1973
Comissariada por Catarina Alfaro e Leonor Oliveira, a exibição pretende invocar o ano de 1965 marcado por uma intensificação da repressão e violência políticas e que ao mesmo tempo se destacou por uma atitude de resistência contra o regime. Paralelamente, a exposição explora o olhar atento e crítico de Paula Rego face à situação política e social do país no período pós-revolucionário.
O Museu Nacional Soares do Reis está a organizar uma exposição comemorativa da atividade do Centro de Arte Contemporânea, CAC 50 anos – A democratização vivida, que decorrerá entre 6 de junho e finais de dezembro de 2024, e para a qual solicitou à Biblioteca de Arte o empréstimo de dois catálogos respetivamente de Carlos Carreiro e de Nadir Afonso, em formato desdobrável, publicados por ocasião de duas exposições no referido Centro.
A mostra, com curadoria de Miguel Von Hafe Pérez, pretende colocar em diálogo a obra artística com as fontes documentais, tais como catálogos de exposição, cartazes, convites e registos fotográficos.