LivrObjecto – Anatomia e Arquitetura

Livros de Artista da coleção da Biblioteca de Arte
outubro 2017 – janeiro 2018

Em outubro de 2017, convidada a participar no projeto LivrObjeto – Anatomia e Arquitetura, a Biblioteca de Arte preparou uma mostra bibliográfica que pretende apresentar e divulgar alguns dos exemplares da sua coleção de Livros de Artista.

Inspirada pelo interesse e amor aos livros de arte manifestados por Calouste Gulbenkian, a Biblioteca de Arte iniciou a sua coleção de livros de artista na década de 1990. Desde então, esta coleção tem vindo a crescer, contando atualmente com mais de 500 exemplares, com uma forte e expressiva representação de obras de artistas portugueses contemporâneos. Nesta coleção encontram-se tanto obras únicas como múltiplos, de formatos, materiais e tamanhos diversos: livros realizados manualmente pelos artistas, utilizando técnicas artesanais; livros-objeto, frequentemente peças únicas ou de edição muito limitada; livros editados por pequenas editoras alternativas ao sistema comercial.

Partindo da abordagem do «objeto livro, criado ou alterado pela visão ampliada de artistas plásticos e outros criativos», enunciada por Inês Correia, mentora do LivrObjeto – Anatomia e Arquitetura, esta mostra está patente até janeiro de 2018 e acontece no átrio exterior do piso 01, à entrada da Biblioteca de Arte. Numa vitrina estão expostos alguns livros de artista da coleção da Biblioteca de Arte a que se junta, numa primeira fase, entre 3 de outubro e 13 de novembro, o livro de artista de Irene Buarque (n. 1943) intitulado Ventura e Desventura de uma janela-objeto (2017), livro que é também uma escultura. A partir de 15 de novembro no lugar ocupado pelo livro de Irene Buarque expõe-se o Livro de viagem (1984-1985), livro de artista-escultura criado por Carlos Nogueira (n. 1947).