Hotéis
Curia Palace Hotel
Se o seu projeto inicial (1913-1915) teve a autoria dos arquitetos Deolindo Vieira e Rafael Duarte de Melo, a fisionomia arquitetónica do Curia Palace Hotel deve-se à remodelação do arquiteto Norte Junior (1922-26). Unidade hoteleira de luxo, tinha barbeiro, manicura, capela, garagem, salão de festas com capacidade para 600 pessoas e uma piscina de dimensões olímpicas, inaugurada em 1934, com projeto do arquiteto Raul Martins.
Hotel Astória (Monfortinho)
Este hotel com 100 quartos foi inaugurado em 1948, projetado pelo arquiteto Vasco Lacerda Marques, tinha a classificação “de luxo” e servia as termas de Monfortinho.
Hotel Rex (Lisboa)
Este hotel abriu as suas portas em 1960, na rua Castilho. Com seis pisos, oferecia 40 quartos, com casa de banho privativa e seis suites. O bar e um dos restaurantes ficavam no último piso, com vista sobre a cidade. À entrada, recebiam os hóspedes duas “Varinas de Lisboa”, trabalho do escultor Lagoa Henriques.
Aviz Hotel (Lisboa)
Este belo edifício, projetado pelo arquiteto Miguel Ventura Terra para a família do fundador do jornal O Século, José da Silva Graça, ficava situado a meio da avenida Fontes Pereira de Melo. Foi transformado no mais luxuoso hotel da capital em 1933, tendo as suas instalações sido remodeladas pelo arquiteto Vasco Regaleira. Demolido em 1962, foi neste hotel que Calouste Gulbenkian viveu os últimos anos da sua vida.
Fotografias com história
Muitas memórias podem surgir ao ver estas fotografias dos estúdios Mário e Horácio Novais que registaram o quotidiano, a arquitetura e fizeram trabalhos para publicidade.
Saiba mais