Coleção José Augusto França

José Augusto FrançaBibliotecas pessoais

Coleção constituída por uma parte da biblioteca pessoal do ensaísta, historiador, e crítico de arte José Augusto França, que a doou, em 1992, à Fundação Calouste Gulbenkian. É composta por 3.800 itens: 1.305 recortes de imprensa, com artigos escritos em jornais nacionais e estrangeiros, e 2.495 títulos de monografias, catálogos de exposições e revistas.

Coleção doada pelo crítico e historiador de arte José-Augusto França, em 1992, à Fundação Calouste Gulbenkian. Reúne um conjunto de documentação composto pelos seus escritos desde o final da década de 1950, até ao início dos anos de 1990, constituído por 3.800 documentos, onde se incluem publicações periódicas nacionais e estrangeiras, monografias, catálogos de exposições e um conjunto importante de recortes de imprensa, que está digitalizado.

 

Recorte do artigo “Filmes para ver. Il tetto”
Recorte do artigo “Svend Wiig Hansen”

 

Nas monografias encontram-se os títulos como Lisboa pombalina e o iluminismo (1965), A arte em Portugal no século XIX (1966) e A arte em Portugal no século XX (1974), obras de referência no âmbito do estudo da história da arte portuguesa, o seu primeiro romance, Natureza morta (1949), e a biografia Charles Chaplin: o “self-made-myth” (1963), entre outros títulos.

 

Recorte do artigo “[Cinema de Paris]. Imprecações no vazio”
Recorte do artigo “Cinema de Paris. Um novo Frankenstein”

 

Este conjunto integra ainda obras de outros autores, como Ernesto de Sousa, Luís Cristino da Silva, Jaime Reis, Alain Auclaire, Mário Chicó e Pierre Francastel, algumas delas com dedicatórias.


Mais informação

Código de Coleção:
JAF
Dimensões:
3.800 documentos
Data de Incorporação:
1992
Estado de Conservação:
Razoável
Estado de Processamento:
Processado
Estado de Digitalização:
Parcialmente digitalizada
Acessibilidade:
Acessível

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Termos e Condições

Direitos de Autor sobre os documentos

A Fundação não é titular do conteúdo patrimonial do direito de autor sobre os documentos incluídos nesta coleção, mas está contratualmente autorizada pelo(s) respetivo(s) titular(es) a autorizar a reutilização dos originais ou cópias desses documentos, desde que essa reutilização se destine a estudo, investigação e divulgação científica, cultural e artística.

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