Atrizes
Beatriz Costa (1907-1996)
A sua franja era inconfundível e as personagens irreverentes que representou no teatro de revista e no cinema, em Portugal e no Brasil, fizeram de Beatriz Costa a atriz portuguesa mais popular entre as décadas de 1920, quando iniciou a sua carreira, e 1960, quando se retirou.
Laura Alves (1921-1986)
Estreou-se em 1935 na representação e ao longo da sua carreira o seu talento revelou-se quer nos diversos géneros teatrais, quer no cinema, em filmes como O Leão da Estrela (1947).
Amélia Rey Colaço (1898-1990)
Atriz e encenadora, Amélia Rey Colaço é uma das figuras maiores do teatro português do século XX. Fundou a Companhia Rey Colaço-Robles Monteiro, com o seu marido, o ator Robles Monteiro, sediada no Teatro Nacional Dona Maria II durante 46 anos. Sob a sua direção, a companhia teve cenários criados por artistas plásticos como Almada Negreiros, integrou no elenco nomes queridos do público como Palmira Bastos e Estevão Amarante, e representou autores da dramaturgia nacional como José Régio, Sttau Monteiro e Bernardo Santareno, e internacionais como Jean Cocteau e Arthur Miller, entre outros.
Armanda Ofélia (m. 1984)
Vencedora do concurso “À procura dum ator e duma atriz” patrocinado pelo Diário de Lisboa e pela Emissora Nacional, com a colaboração da Companhia Rey Colaço-Robles Monteiro, realizado em Fevereiro 1940.
Carmencita Aubert (1912-1979)
Nascida em Barcelona, onde iniciou a sua carreira de atriz, Carmencita chegou a Portugal em tournée no ano em que rebentou a guerra civil espanhola. Acabou por ficar em Lisboa até ao final da sua vida, tendo conhecido um imenso sucesso como atriz no teatro de revista.
Fotografias com história
Muitas memórias podem surgir ao ver estas fotografias dos estúdios Mário e Horácio Novais que registaram o quotidiano, a arquitetura e fizeram trabalhos para publicidade.
Saiba mais