Coleção Santos Simões
Coleção que resulta do trabalho desenvolvido por Santos Simões junto do Serviço de Belas Artes da Fundação Calouste Gulbenkian entre 1957 e 1971.
A coleção Santos Simões é composta por documentos textuais, documentos fotográficos e documentos gráficos, produto do trabalho que Santos Simões executou em conjunto com a Brigada de Estudos de Azulejaria (1960-1969).
A Brigada era constituída por Santos Simões, pelo pintor Emílio Guerra de Oliveira e pela administrativa Maria Isabel R. Marques. Juntos, realizam o inventário da azulejaria portuguesa dos séculos XV ao XX em Portugal Continental, Açores, Madeira e Brasil. Inventário que irá resultar na edição, por parte da Fundação Calouste Gulbenkian, do Corpus da Azulejaria Portuguesa.
Paralelamente, Santos Simões redige textos temáticos que permaneceram inéditos até 2015, e faz comunicações sobre azulejo entre 1946 e 1968, em Lisboa.
A Coleção é composta por desenhos (catálogo dos padrões de azulejo e conjunto de ilustrações do Corpus da Azulejaria), espécies fotográficas (diapositivos, negativos, provas) e documentos manuscritos (textos, índices, fichas de inventário, recortes de imprensa).