Anfiteatro
Planta do anfiteatro ao ar livre que integra o projeto de revisão de 1966.
Na que acompanha o Anteprojeto, a espacialidade para este equipamento está claramente expressa, contudo, o desenho do Plano Geral do Anteprojecto, revela uma certa indefinição.
O Projeto de Revisão aprofundou o estudo deste equipamento.
Esta proposta surge na sequência de um conjunto de estudos que revelam a pesquisa que os projetistas desenvolveram em termos da localização, da forma e da capacidade deste equipamento.
Gonçalo Ribeiro Telles e António Facco Viana Barreto propõem um espaço mais interiorizado, mais protegido do que aquele que é apresentado no Plano Geral do Anteprojeto de 1961.
Também em termos do material de construção se verificam alterações. Havia-se inicialmente pensado construir o anfiteatro com a pedra recuperada dos antigos muros de vedação do Parque de Santa Gertrudes, mas a aquisição de uma parcela a sul, que confinava com o jardim da propriedade do Conde Vilalva, alterou essa proposta inicial. A pedra recuperada dos muros de vedação foi utilizada na construção do novo muro que separava as duas propriedades.
Também a proposta das bancadas em pedra se disporem “(…) irregularmente dispersando-se para poente em forma de rocheira plantada onde cabem as herbáceas de cor intensa.(…)”, que havia sido apresentada em 1961, é parcialmente alterada.
No Projeto de Revisão as bancadas que definem o anfiteatro são definidas por elementos em pedra, soltos e colocados topo a topo. As juntas destes elementos são preenchidas por plantas vivazes. A circulação é feita sobre lages de pedra e o “público ficará sentado sobre coxias ou estrados de madeira a colocar somente por ocasião de qualquer atividade. Fora destas ocasiões, o Auditório poderá ser utilizado na apresentação de maciços anuais de flores.”
O custo elevado desta proposta determinou que nunca fosse concretizada e no Plano Geral Definitivo, apresentado em 1969, o desenho do anfiteatro corresponde ao que hoje existe no Jardim.
- Data de produção: 12/1966
- Projetistas (autores principais): TELLES, Gonçalo Pereira Ribeiro
- Contribuintes (autores secundários): FCG - Serviço de Projectos e Obras
- Fase do projeto: Revisão de 1966
- Identificador: PT FCG FCG:SPO-S012/03-P09-D01-DES01079
- Cobertura temporal: 1966
- Tipo de dados: Imagem
- Formatos de extensão: 1 desenho
- Formato de media: jpg
- Materiais: banco, granito, pedra, relvado, terra vegetal
- Palavras-chave: anfiteatro, arbusto, árvore, clareira, coberto arbóreo, degraus, enquadramento, escadas, espacialidade, esquiço, esquisso, herbáceas, ilha, lago, limite, mobiliário, modelação, orla, revestimento inerte, revestimento vivo, sistema, sistema de água, sistema de circulação, sistema de percursos, topografia
Para consultar a versão original deste documento deverá contactar os Arquivos Gulbenkian através do endereço eletrónico [email protected] e referenciar o identificador