PARTIS & Art for Change
A Fundação Calouste Gulbenkian e a Fundação “la Caixa” lançaram em 2020 a iniciativa conjunta PARTIS & Art for Change com o objetivo de fomentar e difundir o papel cívico da arte e da cultura participativas enquanto impulsionadoras de mudança e de transformação social.
Esta iniciativa visa promover a democratização do acesso e a participação de todos na criação e na fruição artística e cultural, nomeadamente de pessoas e grupos mais vulneráveis da sociedade, valorizando o papel da arte e da cultura participativas na construção e manutenção de comunidades mais sustentáveis, coesas e justas.
A iniciativa apoia projetos de arte participativa, que juntam artistas profissionais e não profissionais em processos partilhados de aprendizagem, reflexão e construção de propostas artísticas, desenvolvendo competências individuais e reforçando o sentimento de identidade e de pertença das comunidades.
Esta colaboração resulta do trabalho que ambas as fundações têm vindo a desenvolver nesta área desde há vários anos e que, através da PARTIS & Art for Change, é reforçado e potenciado.
A iniciativa PARTIS, da Fundação Calouste Gulbenkian, tem desde 2013 o propósito de apoiar projetos que impulsionem o papel das artes nos percursos de integração e na construção de comunidades mais justas e coesas. Ao longo de três edições foram apoiados 48 projetos num total de cerca de 3 milhões de euros de financiamento. A iniciativa abrangeu cerca de 13.500 participantes, envolveu mais de 700 organizações parceiras e resultou em mais de 1000 apresentações públicas (espetáculos, instalações, exposições) que mobilizaram cerca de 230 mil espetadores.
Já a iniciativa Art for Change foi lançada em 2008, em Espanha, pela Fundação “la Caixa”, com o objetivo de apoiar projetos artísticos que promovessem a transformação social, tendo financiado até agora 421 projetos apresentados por entidades artísticas e culturais, no valor de mais de 6 milhões de euros, que abrangeram 62 mil participantes.
A vontade da Fundação “la Caixa”, que em Portugal atua em colaboração com o BPI, de replicar esta intervenção em Portugal cruzou-se com a experiência e papel que a Fundação Calouste Gulbenkian tem desempenhado neste domínio, tendo resultado nesta parceria, que se espera que possa aumentar o potencial de impacto das duas instituições e contribuir para a construção de conhecimento e o intercâmbio de experiências entre os dois países.