Temporada 24/25
A nova Temporada Gulbenkian Música marca a estreia de Martina Batič como maestra titular do Coro Gulbenkian e o segundo ano de Hannu Lintu à frente da Orquestra Gulbenkian.
Uma ampla oferta de programas sinfónicos, ópera, recitais, cine-concertos e músicas do mundo, protagonizados por alguns dos maiores intérpretes da atualidade, em mais de 120 concertos entre setembro e maio.
Agenda Brochura
A Orquestra e o Coro Gulbenkian iniciam a temporada 24/25 sob a direção dos seus respetivos Diretores Artísticos. À frente da Orquestra Gulbenkian, o maestro Hannu Lintu dirige dez concertos duplos de assinatura, abrangendo uma programação muito variada.
Com o Coro Gulbenkian, Martina Batič lidera, ao longo da temporada, três programas a cappella que incidem sobre repertório barroco e romântico, o Requiem de Mozart e, como é tradicional, a Oratória de Natal e a Paixão segundo São Mateus de J. S. Bach. Como convidado, o maestro Peter Dijkstra dirige uma versão para coro, solistas e dois pianos do Requiem Alemão de Brahms, bem como a Missa em Si menor de J. S. Bach.
Na segunda temporada como Diretor Artístico, Hannu Lintu inicia os concertos de assinatura com a Danação de Fausto, a magnífica obra coral e orquestral de Berlioz. Irá posteriormente conduzir-nos à descoberta de repertório raramente ouvido, tal como o imponente Concerto para Piano de Ferruccio Busoni, que inclui um coro masculino. Entrados no outono, poderemos escutar tesouros da música de compositores russos como o Concerto para Piano n.º 2 e a suite de O Lago dos Cisnes de Tchaikovsky. Em seguida, a Sinfonia n.º 9 de Gustav Mahler é colocada em contraponto com o Concerto para Violino “À memória de um Anjo” de Alban Berg. Em maio, a 9.ª Sinfonia de Beethoven finaliza o ciclo da Orquestra Gulbenkian em 24/25, trazendo ao mundo uma mensagem de esperança.
O Maestro Convidado Principal Lorenzo Viotti dirige três programas diferentes ao longo da temporada, que incluem o icónico Concerto para Clarinete de Mozart, a 1.ª Sinfonia de Brahms e a 7.ª Sinfonia de Bruckner.
Em abril, Susanna Mälkki, antiga Maestra Convidada Principal da Orquestra Gulbenkian, para além de dirigir Fidelio de Beethoven no ciclo Met Opera Live in HD, regressa ao Grande Auditório para apresentar a peça HUSH, para trompete e orquestra, de Kaija Saariaho, a última obra completada pela compositora finlandesa desaparecida em 2023, e ainda a Sinfonia n.º 1 de Mahler.
Para além dos agrupamentos residentes, o público continuará a poder apreciar ao vivo outros grandes artistas e grupos convidados, vindos de todo o mundo. Na temporada 24/25, Maria João Pires e Matthias Goerne interpretarão a Viagem de Inverno de Schubert, Yuja Wang será acompanhada pela Mahler Chamber Orchestra, enquanto Martha Argerich e Gabriela Montero atuarão em duo de pianos.
O projeto veneziano Il pomo d’oro, que agora inclui também um coro, visita-nos duas vezes na temporada, nomeadamente para interpretar as Sacrae Cantiones de Carlo Gesualdo e para acompanhar o espantoso Tenore Assoluto Michael Spyres, num empolgante programa barroco. Perto do Natal, Jordi Savall e o seu Hespèrion XXI irão encantar-nos com a música dos séculos XV e XVI para consort de violas da gamba.
O Ciclo de Piano inicia-se com o mestre húngaro András Schiff, que só revelará o seu programa no palco. O pianista francês Lucas Debargue regressa com um programa que inclui obras de três grandes compositores: Beethoven, Chopin e Fauré. Nikolai Lugansky definiu um programa original, onde se destacam os arranjos da sua autoria de excertos da ópera O Crepúsculo dos Deuses de Wagner. Yefim Bronfman, por seu lado, reúne Schubert, Schumann e Tchaikovsky no seu programa.
Em março, Grigory Sokolov faz-nos a sua muito aguardada visita anual, enquanto que Kirill Gerstein, depois de interpretar o Concerto para Piano de Busoni, com Hannu Lintu, no outono, regressa para um recital preenchido com um eclético repertório, de Schumann a Thomas Adès, passando por La valse de Ravel. Por fim, Mitsuko Uchida regressa ao Grande Auditório para interpretar duas desafiantes sonatas de Beethoven e Schubert.
Destaque ainda para a música do emblemático Luigi Nono, no ano do 100.º aniversário do seu nascimento. A Gulbenkian Música continuará a apresentar importantes obras do compositor italiano, incluindo La Lontananza Nostalgica Utopica Futura, para violino e projeção sonora, no espetáculo de abertura da Sala Polivalente do Centro de Arte Moderna (CAM). No final de 2024, Hannu Lintu dirigirá a imponente obra Como una ola de fuerza y luz, para grande orquestra e dois solistas.
Esperamos que, mais uma vez, partilhem a nossa paixão pela Música, e desejamos recebê-los calorosamente na Gulbenkian Música.
Risto Nieminen
— Diretor da Gulbenkian Música
Coro e Orquestra Gulbenkian
No centro da programação da Gulbenkian Música está a interpretação pelo Coro e Orquestra Gulbenkian das grandes obras sinfónicas, sob a direção dos mais talentosos maestros de hoje, como Hannu Lintu, Lorenzo Viotti, Giancarlo Guerrero, Pinchas Zukerman ou Martina Batič.
Saber maisGrandes Intérpretes
O ciclo Grandes Intérpretes convida o público a descobrir os mais experientes e inspirados músicos do nosso tempo. Este ano sobem ao palco do Grande Auditório intérpretes como Yuja Wang e a Mahler Chamber Orchestra, Jordi Savall, Martha Argerich, Michael Spyres e o agrupamento Il pomo d’oro.
Saber maisCiclo de Piano
Todas as temporadas, a Gulbenkian Música traz a Lisboa alguns dos mais notáveis pianistas da atualidade, como Mistuko Uchida, Grigory Sokolov, Yefim Bronfman, Kirill Gerstein ou András Schiff.
Saber maisCoro Gulbenkian
Um novo ciclo de quatro concertos a cappella permitirá ao público apreciar esta expressão única da música vocal e testemunhar a versatilidade e a qualidade técnica e artística do Coro Gulbenkian.
Saber maisConcertos de Domingo
A ligação à música deve começar cedo e os Concertos de Domingo, comentados em ambiente descontraído e pensados para famílias, convidam à descoberta dos intérpretes, compositores e obras como As Quatros Estações, Sonho de uma Noite de Verão, O Pássaro de Fogo ou Carmen.
Saber maisMet Opera Live em HD
Verdadeiro fenómeno de popularidade, o ciclo Met Opera garante a transmissão em direto para o Grande Auditório Gulbenkian das extraordinárias produções da Metropolitan Opera, em Nova Iorque, como Tosca, Aida, O barbeiro de Sevilha ou As bodas de Figaro.
Saber maisMúsicas do Mundo
O Ciclo Músicas do Mundo traz à Gulbenkian Música intérpretes de várias latitudes e sonoridades de diversas culturas e civilizações. Ao longo do ano, passarão pelo Grande Auditório músicos e agrupamentos da Síria, Benim, Irão, França e Bulgária.
Saber mais