Tchaikovsky: Sinfonia n.º 5

Orquestra Gulbenkian / Aziz Shokhakimov

A Orquestra Gulbenkian interpreta a célebre Sinfonia n.º 5 de Piotr Ilitch Tchaikovsky, sob a direção do maestro uzbeque Aziz Shokhakimov.
Luís M. Santos 13 out 2023 48 min

Piotr Ilitch Tchaikovsky evidenciou-se pelo seu contributo para a tradição da música sinfónica, tendo desenvolvido um estilo pessoal que conciliava influências múltiplas. A Sinfonia n.º 5, em Mi menor, op. 64, foi composta entre maio e agosto de 1888, tendo sido estreada a 17 de novembro desse ano em São Petersburgo, no Teatro Mariinski, sob a direção do compositor. O sucesso não foi imediato, mas a obra rapidamente se tornaria numa das suas criações mais populares. Dez anos após a Sinfonia n.º 4, que em certa medida representava uma resposta à 5.ª Sinfonia de Beethoven, a nova sinfonia retomava a temática do destino – embora o programa esboçado previamente, no qual Tchaikovsky identificava o tema principal como “a completa resignação ante o destino”, não tenha sido realmente terminado. Tal como no caso da Sinfonia n.º 4, também na n.º 5 se destaca um tema recorrente que, passando por diversas metamorfoses, contribui para unificar os quatro andamentos da obra.

O 1.º andamento, obedecendo a uma forma de sonata tradicional, inicia-se com a enunciação do “tema do destino” no clarinete e cordas graves, ao qual se segue a apresentação de uma melodia reminiscente do folclore eslavo. A relativa instabilidade da exposição é acentuada num desenvolvimento que atravessa diversas regiões harmónicas.

Dando continuidade à atmosfera fatídica, o Andante cantabile, con alcuna licenza abre com as sonoridades trágicas de Si menor, modulando de imediato para Ré maior. O voluptuoso tema principal é apresentado por um solo de trompa, e depois de uma secção central mais instável, em Fá sustenido menor, é reafirmado com uma orquestração diferente. Segue-se um Allegro moderato, em Lá maior, uma graciosa valsa que explora toda uma variedade de cores instrumentais. Esta, após um inquieto scherzo central, faz ouvir, pouco antes do seu termo, o tema do destino. No Finale, após uma introdução em que o tema do destino surge num Andante maestoso em Mi maior, é apresentado um 1.º tema de caráter combativo e enérgico, desenvolvendo-se então uma forma sonata, de intensidade crescente, que culmina numa marcha magnificente.


Intérpretes

  • Maestro

Programa

Piotr Ilitch Tchaikovsky

Sinfonia n.º 5, em Mi menor, op. 64
1. Andante – Allegro con anima – Molto più tranquillo
2. Andante cantabile, con alcuna licenza
3. Valse: Allegro moderato
4. Finale: Andante maestoso – Allegro vivace

Definição de Cookies

Definição de Cookies

Este website usa cookies para melhorar a sua experiência de navegação, a segurança e o desempenho do website. Podendo também utilizar cookies para partilha de informação em redes sociais e para apresentar mensagens e anúncios publicitários, à medida dos seus interesses, tanto na nossa página como noutras.