Ravel: Ma mère l’Oye

Orquestra Gulbenkian / Aziz Shokhakimov

Sob a direção do maestro Aziz Shokhakimov, a Orquestra Gulbenkian interpreta a célebre suite de "Ma mère l'Oye", de Maurice Ravel.
Miguel Martins Ribeiro 13 out 2023 18 min

Ainda muito jovem, Maurice Ravel começou a estudar piano no Conservatório de Paris, mas cedo viria a descobrir na composição o seu centro primordial de interesse. A música para piano tornar-se-ia no mais importante eixo da sua atividade criativa, tendo algumas das peças sido posteriormente orquestradas pelo compositor. É este o caso da obra Ma mère l’Oye, escrita originariamente em 1908 para piano a quatro mãos. Título inspirado em contos de fadas infantis, nomeadamente de Charles Perrault, da condessa de Aulnoy e de Jeanne Marie Le Prince de Beaumont, constitui uma homenagem ao universo das crianças, cuja poesia e sonhos pueris voltariam novamente a ser abordados por Ravel na ópera L’Enfant et les sortilèges (1920-1925).

Dedicada a Jean e Marie Godebski, filhos de um casal amigo de Ravel, Ma mère l’Oye, na sua versão original, cultiva uma escrita desprovida de grandes dificuldades técnicas, mas que se impõe pela expressão genuína dos sentimentos infantis e pela evocação sonhadora de lugares e de fábulas: “Ma mère l’Oye, peças infantis para piano a quatro mãos, data de 1908. O desejo de evocar nestas peças a poesia da infância conduziu-me naturalmente a simplificar o meu modo e a despojar a minha escrita. Extraí desta obra um bailado que foi montado pelo Théâtre des Arts: a obra foi escrita em Valvins para as minhas jovens amigas Mimie e Jean Godebski.”

Em 1910, Ravel realizaria uma nova versão para piano solo e no ano seguinte uma versão orquestral. Em 1912 a obra estreou em Paris sob a forma de um bailado, fazendo Ravel preceder os cinco andamentos já existentes por dois novos andamentos: Prélude e Danse du Rouet, juntando-lhes também interlúdios destinados a ligar as diferentes cenas. Modificou ainda a sequência de algumas das peças das versões para piano, para que o bailado pudesse ter coerência em termos de enredo. Um dos aspetos mais salientes em Ma mère l’Oye consiste na perfeita combinação entre lirismo e linguagem neomodal, características que definem igualmente parte substancial da produção artística de Ravel.


Intérpretes

  • Maestro

Programa

Maurice Ravel

Suite de Ma mère l’Oye
1. Pavane de la belle au bois dormant
2. Petit Poucet
3. Laideronnette, impératrice des Pagodes
4. Les entretiens de la belle et de la bête
5. Le jardin féerique

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