Audições para Concertos Participativos
Depois do êxito das anteriores edições dos Concertos Participativos, convidamos mais uma vez o público a experimentar a emoção de integrar um coro de amadores que atuará lado a lado com o Coro e Orquestra Gulbenkian.
Após um período de preparação, os coralistas selecionados sobem ao palco do Grande Auditório para interpretar o Messias, de G. F. Händel, uma das mais celebradas obras do repertório coral-sinfónico.
Condições de participação
Aberto a participantes com algum conhecimento musical e gosto pela prática coral, amadores com experiência coral e estudantes de música.
O número de vagas é limitado.
Candidaturas
Até 13 de junho de 2016 através da ficha de inscrição online.
Inscreva-se aqui
Datas da audição
18 e 19 de junho de 2016 (sábado e domingo)
Local: Fundação Calouste Gulbenkian
Condições de seleção
– Os candidatos poderão ser convocados para audição presencial.
– A inscrição só por si não garante a participação no projeto.
– A participação definitiva neste projeto será comunicada via email a partir do dia 1 de julho de 2016.
Repertório para a Audição
Os convocados para as audições deverão preparar o seguinte número coral do Messias
Worthy is the Lamb that was slain (PDF)
Custo de participação
– 20€
Esta importância inclui:
– Sessões de trabalho com os maestros;
– Aquisição da partitura para os selecionados que participem pela primeira vez;
– Um bilhete para cada um dos concertos – cada coralista participativo precisará do bilhete para aceder ao seu lugar no Grande Auditório.
O pagamento será efetuado na bilheteira da Fundação Calouste Gulbenkian, após a divulgação dos candidatos selecionados e até ao dia do primeiro ensaio.
Condições de participação
– Trazer a partitura para todos ensaios;
– Respeitar rigorosamente os horários dos ensaios;
– Estar presente em todos os ensaios programados (eventuais dispensas poderão ser consideradas a título excecional).
Ensaios
– Os ensaios terão lugar na sede da Fundação Calouste Gulbenkian.
– O incumprimento destas condições poderá implicar o cancelamento da participação no projeto
Apresentação do projeto
Obra: Messias , de Georg Friedrich Händel
Coro Participativo, Coro e Orquestra Gulbenkian. Direção: Victor Pablo Pérez
Apresentações
8 de Dezembro, quinta-feira, 19h00
9 de Dezembro, sexta-feira, 19h00
Local: Grande Auditório
Calendário de ensaios
8 de outubro, sábado, das 15h00 às 19h00
9 de outubro, domingo, das 10h00 às 14h00
22 de outubro, sábado, das 15h00 às 19h00
23 de outubro, domingo, das 10h00 às 14h00
5 de novembro, sábado, das 15h00 às 19h00
6 de novembro, domingo, das 10h00 às 14h00
19 de novembro, sábado, das 15h00 às 19h00
20 de novembro, domingo, das 10h00 às 14h00
26 de novembro, sábado, das 20h00 às 23h00
27 de novembro, domingo, das 10h00 às 14h00
3 de dezembro, sábado, das 15h00 às 19h00
4 de dezembro, domingo, das 10h00 às 14h00
Ensaio geral
7 de dezembro, quarta-feira, das 19h00 às 23h00
Concerto #1
8 de dezembro, quinta-feira, das 17h30 às 22h00
Concerto #2
9 de dezembro, sexta-feira, das 17h30 às 22h00
Para informações adicionais: [email protected]
Perguntas Frequentes
Não. Todas as candidaturas deverão ser feitas online.
Sim. O email será o meio de comunicação utilizado pelo que deverá fornecer um endereço de email válido e que utilize frequentemente.
Não. Para participar neste projeto não é obrigatório saber ler música.
Não, desde que tenha uma voz já formada e esteja acompanhado por um adulto responsável.
Não há limite máximo de idade para concorrer a este projeto.
Pode. A equipa artística coordenadora do projeto definirá, cada ano, quem de entre os candidatos será chamado a realizar prova de audição presencial, independentemente de já ter participado ou não em edições anteriores.
Sim. Tal como consta do regulamento, no custo da participação estão incluídos:
-
- Sessões de trabalho com os maestros;
-
- Aquisição da partitura para os selecionados que participem pela primeira vez;
-
- Um bilhete para cada um dos concertos - cada coralista participativo precisará do bilhete para aceder ao seu lugar no Grande Auditório.
O pagamento será feito presencialmente na bilheteira da Fundação Calouste Gulbenkian até ao dia do primeiro ensaio.
Não. Eventuais dispensas poderão ser consideradas a título excecional.
Para além da partitura, deverá trazer lápis e borracha para ir anotando as indicações dos maestros. Convém também trazer uma garrafa de água.
Sim. A partitura ficará para cada um dos coralistas.
Sim. Nos ensaios vai precisar de anotar na sua partitura as indicações dos maestros pelo que a deverá trazer em todos os ensaios.
Sim.
Sim.
Sim e não. Parte do Coro Participativo cantará no palco e outra parte na plateia. Os lugares atribuídos deverão ser respeitados para o ensaio-geral e para os dois concertos.